domingo, maio 04, 2014

Gripe

Gripe

O que é uma gripe? E a gripe (H1N1)?

A gripe é uma doença viral benigna, provocada por um vírus, que se transmite através das gotículas de saliva que libertamos através da fala, espirros ou tosse. O vírus pode existir em superfícies duras como maçanetas, corrimãos, bancas, mesas e nas nossas mãos. Existem três tipos de estirpes, A, B e C, que caracterizam o tipo de gripe.

Quais os sintomas de uma gripe?

Os sintomas da gripe surgem subitamente e são: febre ligeira, arrepios, tosse, dores de cabeça e de corpo, falta de força e inflamação da garganta, se for uma gripe provocada pela estirpe A - gripe A - febre elevada, arrepios, tosse frequente, dores de cabeça e corpo, falta de força, inflamação da garganta e nariz e diarreia.

Como posso prevenir uma gripe?

Pode prevenir uma gripe através da vacinação e de algumas regras de higiene simples, tais como: ao espirrar, tossir ou assoar usar um lenço descartável, após espirrar, tossir ou assoar-se lavar as mãos, manter as unhas curtas e evitar mexer no nariz, boca ou olhos sem lavar as mãos.


Como posso vacinar-me contra a gripe? E contra a gripe A?

Pode-se vacinar na sua unidade de saúde após adquirir a vacina na farmácia, alguns grupos de risco podem obter a vacina gratuitamente, informe-se na sua unidade de saúde. A vacina contra a gripe A está incluída na vacina da gripe sazonal.

Qual a composição da vacina da gripe?

A vacina da gripe é composta por estirpes inativadas e fragmentadas do vírus da gripe. As estirpes são recomendadas pela Organização Mundial de Saúde e tem em conta as estirpes que ocorreram na época gripal anterior e as alterações que sofreram. As estirpes são propagadas em ovos de galinhas, produzidos em laboratório. Alguns componentes: cloreto de sódio, fosfato dissódico dodeca-hidratado, fosfato monopotássico, cloreto de potássio, cloreto de magnésio hexa-hidratado, hidrogenossuccinato de a-tocoferilo, polissorbato 80, octoxinol 10 e água destilada.

Composição da vacina da gripe

A vacina contra a gripe funciona?

Sim, a vacina da gripe cria defesas para que a pessoa não tenha a gripe. Por vezes há pessoas que mesmo fazendo a vacina podem ficar engripados embora de uma forma mais ligeira.

Como deve ser conservada a vacina da gripe?

A vacina da gripe deve ser conservada no frigorífico entre os 2º e os 8ºC. A vacina não pode ser congelada. Após comprar guarde-a no frigorífico.

Optei por não ser vacinado contra a gripe, sou colaborador num lar de idosos, estou obrigado a ser vacinado?

Não está obrigado. Pelas normas terá que assinar um termo de responsabilidade, que deve ficar guardado nos serviços de saúde ocupacional (medicina do trabalho), onde demonstre a sua vontade.

As grávidas devem ser vacinadas?

Sim, as grávidas com mais de 12 semanas de gravidez devem fazer a vacina da gripe, informe-se junto do seu médico.

Onde me devo vacinar contra a gripe, na farmácia ou na minha unidade de saúde?

Deve vacinar-se na sua unidade de saúde, por dois motivos: presença de profissionais mais qualificados/ enfermeiros (melhor resposta em caso de complicações) e registo no seu processo clínico.

Estou com gripe, como devo tratá-la?

A gripe é uma virose benigna que evolui para a cura, mas a pessoa com gripe deve adotar algumas medidas para melhorar o seu estado e não contagiar terceiros, alguns cuidados: reforçar a alimentação com fruta e vegetais, aumentar a quantidade de vitamina C, descansar e relaxar, beber mais líquidos (sopas e chá de limão com mel), não fumar, acalmar a garganta com água morna com sal (gargarejos), proteger o nariz com vaselina (irritação causada por repetido assoar), adotar medidas de higiene pessoal ao espirrar, tossir ou assoar (use um lenço descartável de utilização única para espirrar, tossir ou assoar, lavar as mãos com frequência, evitar mexer na nariz, boca ou olhos sem ter lavado as mãos), comer canja de galinha quente, fazer uma infusão de tília (calmante) e inalações com eucalipto (5 gotas de óleo essencial no soro fisiológico/ água ferver), fazer um sumo ou chá de limão com mel, comer maçãs ou peras assadas com canela, fazer um xarope de cenoura ou cebola com mel e controlar as dores e febre com paracetamol ou ibuprofeno (não se medique mais de 3 dias).

Quais são as frutas mais ricas em vitamina C?

Os frutos mais ricos em vitamina C são o morango, kiwi, tangerina, laranja, limão, uvas, toranja e arando.
Vacina da gripe

Quando devo recorrer ao hospital?

Perante uma gripe devemos permanecer em casa, no entanto se verificar algum destes sinais deve recorrer aos serviços de saúde, iniciando com um telefonema para a linha de saúde 24 (808 24 24 24), alguns sinais de alerta: febre de mais de 3 dias (39ºC), falta de ar, expetoração com sangue, prostração ou confusão no discurso.

Partilhe

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá,
      a gripe é uma doença viral, provocada por um vírus, que se transmite através das gotículas de saliva que libertamos através da saliva, espirros ou tosse. O vírus pode existir em superfícies duras como maçanetas, corrimãos, bancas, mesas e nas nossas mãos. Se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  2. Quais são os sintomas mais comuns da gripe sazonal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      os sintomas são: febre ligeira, arrepios, tosse, dores de cabeça e de corpo, falta de força e inflamação da garganta, se for uma gripe provocada pela estirpe A - gripe A - febre elevada, arrepios, tosse frequente, dores de cabeça e corpo, falta de força, inflamação da garganta e nariz e diarreia. Se precisar ando por aqui...

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.