quinta-feira, janeiro 15, 2015

Anemia – o que é e como tratar?

Anemia – o que é e como tratar?

A anemia é, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a condição clínica na qual o organismo sofre com a baixa dos níveis de hemoglobina (vitamina, presente no sangue, responsável por realizar a absorção, transporte e liberação de oxigênio, atividade que garante nutrição para todas as células do corpo).

Para o funcionamento dessa proteína, há a necessidade de ferro (sem o qual a estrutura química não consegue se estabelecer) cuja função, além do transporte de nutrientes e oxigênio para as células, inclui uma participação importante na fabricação das células vermelhas do sangue. 

Tipos de anemia

Existem diferentes tipos de anemias e para cada uma há diferentes causas. 

Anemias hereditárias – são aquelas relacionadas a fatores genéticos. É o caso da Anemia Falciforme, a qual se caracteriza pela destruição das células vermelhas do sangue;

Anemia Perniciosa – condição que se manifesta em virtude da deficiência de vitamina B12;

Anemia Hemolítica – condição caracterizada pela produção de anticorpos prejudiciais às células sanguíneas;

Existem ainda outros tipos, mas, a mais comum é a Ferropriva, causada pela deficiência de ferro, consequência, em grande parte dos casos, de uma alimentação inadequada.

Nutrição ideal

Todos os dias, devemos consumir alimentos ricos em nutrientes e vitaminas para suprir as necessidades de nosso organismo. No caso do ferro, o consumo diário recomendado é de 18 a 20mg.

As principais fontes desse nutriente são: carnes vermelhas, em especial fígado e miúdos, carne de aves e peixes, vegetais de folhas verde-escuras, como a couve, por exemplo; feijões, lentilha e grão-de-bico.

Embora o leite seja citado como uma das mais importantes fontes de ferro, há que prestar atenção no tipo de leite. Se o objetivo é aumentar o consumo de ferro, adquira leites enriquecidos com esse nutriente. 

Dicas para sua alimentação: 
  • O ferro de origem animal é geralmente melhor absorvido e aproveitado pelo organismo. 
  • Para potencializar a absorção de ferro, recomenda-se também o consumo de alimentos ricos em vitamina C. 

Sintomas de um possível quadro anêmico

Embora não haja um padrão de sintomas associados à condição anêmica, estão registados os seguintes sintomas: palidez, falta de apetite, mucosas mais claras (olhos e gengivas), indisposição, dores musculares, tonturas, fezes negras, alterações na respiração, falta de forçasensação de cansaço. Avaliação de quadro anémico - hemograma.

Tratamento da anemia

O tratamento da anemia pode variar de acordo com as condições que a propiciaram. No caso da ferropriva, a indicação inicial é a melhora na nutrição, com o aumento do consumo de ferro e até a ingestão de complemento vitamínico.

O consumo de carne vermelha, vegetais com folhas mais escuras, cereais, como o feijão, são os principais indicados na dieta de indivíduos com baixos índices de ferro. 

Partilhe

2 comentários:

  1. Bom dia!

    Quem tem traco da anemia falciforme precisa fazer algum tipo de tratamento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ter, como neste tipo de anemia as hemacias vivem menos tempo, há maior necessidade de ferro, apesar de ser uma doença hereditária podem ser sugerido suplementos de ferro, àcido folico.. a mulher pode ainda fazer um anticoncepcional para diminuir o período menstrual e noutras situações mais grave pode ter que fazer transfusões... se precisar ando por aqui, fale com seu médico...

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.