quinta-feira, janeiro 29, 2015

Teste Schiller - teste de coloração das células do colo do útero - rastreio do câncer do colo uterino

Teste Schiller - teste de coloração das células do colo do útero - rastreio do câncer do colo uterino

A mulher deve fazer a citologia regularmente pois somente desta forma consegue prevenir o câncer do colo do útero identificando células cancerígenas. Ao fazer o esfregaço o médico coloca algumas células do colo do útero numa lamina, a sua analise permite identificar as células mal formadas ou alteradas.

Soluto de lugolO resultado de uma citologia pode vir alterado, apresentando lesões de baixo grau, médio grau e alto grau, de acordo com as alterações descobertas nas células.

Após o resultado confirmar lesão celular a mulher deve fazer uma colposcopia, um exame que permite estudar e delimitar o tipo de lesão que a mulher tem.

Durante a colposcopia o médico pode fazer um simples teste, teste de Schiller, que permite identificar a presença de células alteradas. Ao colorir as células do colo uterino com uma solução iodada (soluto de lugol) as células sem alterações vão permanecer escuras (cor da solução de iodo) e as células alteradas vão ganhar a coloração amarela.

A células cancerígenas ou pré-cancerígenas são pobres em glicogênio o que leva a mudar de cor perante a presença do iodo.

Resultados do teste de Schiller

Teste de Schiller positivo

Um teste de Schiller positivo revela a presença de células atípicas, ao não ficarem coradas com a solução de lugol, ganham a cor amarela. O medico ao observar pontos amarelos descobre os locais onde esta presentes as lesões.

Teste de Schiller negativo

Num teste de Schiller negativo as células do colo uterino ganham a coloração da solução iodada. Senao houver outra coloração o teste é negativo.

O teste de Schiller apesar de ser barato e acessível està a ficar em desuso, pelo avanço das tecnologias de saúde.

O teste de Schiller positivo e outras soluções

O teste de Schiller pode ser feito com ácido acético, nesta situação ocorre a desidratação das células do colo uterino (útero), nas células atípicas os sinais de desidratação são mais notórios.

Fontes bibliográficas
Partilhe

14 comentários:

  1. Olá, durante a consulta de ginecologia, a minha médica pincelou o meu colo do útero e disse que estava tudo bem. Será isso o teste de Schiller?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim me parece que foi, pode ficar descansada, mantenha as consultas periodicamente e se precisar ando por aqui.. :)

      Eliminar
  2. Olá, existe a possibilidade de se ter uma lesão no útero por HPV e o teste Schiller ter o resultado como negativo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não existe, se o teste deu negativo não tem lesão... se precisar ando por aqui, mantenha suas consultas... se precisar ando por aqui.... :)

      Eliminar
  3. Olá, realizei o teste deu positivo, na biópsia deu NIC 1 e realizei um procedimento de desidratação, na reconsulta meu médico disse que estava tudo ok (3 meses depois), no entanto no resultado do preventivo ainda há alteração celular, fui informada que deverei fazer outra biópsia, por isso pergunto, seria o caso de eu consultar outra opinião médica? Há a possibilidade desse procedimento não ter sido eficaz?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      fez o preventivo quanto tempo depois? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. em torno de 3 - 4 meses após o procedimento. A minha dúvida é se é normal uma recidiva em pouco tempo assim (3 -4 meses) ou se existe a possibilidade desse procedimento de desidratação não ter sido tão eficaz?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer deve falar com seu médico novamente... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Boa tarde, realizei o teste de schiller hoje pela manhã, por volta das 9h, para comprovar que a cauterização que realizei a dois meses foi bem sucedida. O teste saiu perfeito (negativo) mas agora venho sentindo uma cólica e saiu uma coloração marrom leve ao urinar. Eu tomo anticoncepcional de uso continuo, no entanto, ha alguns dias andei com receio de estar grávida. Falei disso com o médico, mas ele disse que não havia como se usei o medicamento continuamente e continuou com o exame. Estou preocupada se essa cólica é normal, ou se devo me preocupar pois ao ler na internet vi que o exame é desaconselhado a mulheres com alergia ao iodo ou grávidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não me parece que tenha motivos para se preocupar, a cólica pode ter varias causas, pode surgir por ter feito o exame... deve manter o anticoncepcional e aguardar... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Oi bom dia dr:eu gostaria de saber se é normal uma ferida no colo uterino sangrar na realização do papanicolau,pois o sangue sujou até a minha roupa tive febre dois dias,e na hora da relação sexual dói um pouquinho mais não consegui perceber nenhum sangramento.pois meu marido é paciente ele vai devagar. Então o que o senhor me diz desde já agradeço pela a atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é normal sangrar depois do papanicolau, deve seguir as indicações de sua médica e ter calma na relação enquanto tem dores... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Olá, boa tarde, coloquei o meu Diu há mais ou menos um mês e meio, mas fiz a ultrassom e a médica que fez a ultrassom disse que o meu Diu está fora do lugar, ando sentindo muita cólicas, enjôo, dor de cabeça, a cólica parece mais que está me abrindo toda, minha ginecologista ainda não sabe que o Diu está fora do lugar, pois ela estavaliação viajando e só chegou por agora, vou marcar uma consulta e levar a ultrassom para ela avaliar, corro risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, está muito fora do local? É DIU hormonal ou de cobre? Ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.