quarta-feira, abril 08, 2015

Alergia de látex

Alergia de látex

A alergia ao látex caracteriza-se por uma reacção alérgica do nosso corpo quando entra em contato com materiais feitos de látex, é um tipo de alergia que pode afetar qualquer individuo. Os profissionais de saúde são os indivíduos mais susceptíveis a este tipo de alergia pois existem muitos dispositivos e equipamentos feitos ou compostos de látex na pratica da medicina.

Os equipamentos e produtos com látex no meio hospitalar são: preservativos urinários, sondas vesicais, luvas, drenos, garrotes, sistemas de soros, ligaduras, pensos de feridas, adesivos e cânulas.

Outros produtos com látex: tecidos, preservativos, diafragma (anticoncepcional barreira), roupa interior, luvas, colas, bolas, toucas de banho, óculos de natação, brinquedos, balões, tetinas, discos mamarios, chupetas e fraldas.

Os estudos revelam que as pessoas alérgicas ao látex são, geralmente alérgica as alguns alimentos como abacate, pêra, manga, kiwi, tomate, mamão, papaia, noz, banana e castanha.

Os sintomas de alergia de látex

A alergia ao látex é mais comum nos profissionais de saúde, crianças com malformações, com pele atopica, indivíduos com historia de alergias e dermatite cronica.

Os sintomas e sinais de alergia ao látex dependem do grau de sensibilidade, tempo e via da exposição. As reacções comuns são semelhantes às das alergias, sendo comum os seguintes sintomas: vermelhidão, eritema, dermatites, fissuras, inchaço, descamação, coceira, corrimento, dor nas relações sexuais, bolhas, urticaria. Os sinais graves de alergia como inchaço dos lábios, falta de ar e outras reacções generalizadas devem ser observadas pelo médico.

Como prevenir as reacções alérgicas

Para prevenir as crises alérgicas podemos mudar alguns hábitos para evitar a exposição a produtos com látex, tais como:
  • usar preservativos sem látex (mais caros)
  • fazer a vacinação (alergologia)
  • usar a medicação prescrita

Profissionais de saúde
  • usar luvas sem látex, luvas de nitrilo, neopreno e vinil ou vinilo
  • evitar outros produtos com latex

Atualmente existem muitos produtos sem látex.

Fontes bibliográficas
Partilhe

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.