Calçado ideal para o diabético

O calçado deve ser adaptado a cada pé, o diabético tem que ter maior atenção com os seus pés e calçado, pois o calçado é a principal causa para as ulceras do pé no diabético. Apesar de mais caro o calçado disponível nas lojas da especialidade são realmente uma mais valia, mas será que não podemos comprar calçado mais barato noutros locais?


A minha resposta é positiva, não precisamos comprar um sapato especializado, temos é que comprar um sapato que tenha algumas características para prevenir a ocorrência de feridas, calos e outras alterações no nosso pé (Como prevenir as ulceras no pé do diabético).

Como é o calçado ideal para o diabético?

O calçado ideal do diabético deve ter um formato largo na ponta, arrendondado, devendo evitar o calçado com ponta ou biqueira apertada. O calçado deve ser em pele. Os atacadores devem estar ausentes, calçado tipo mocassim, ou usar velcro ou cardaço.

O interior do calçado não deve ter costuras, deve ser macia, maleável, com sola de borracha, e bordo traseiro macio. O sapato deve ser alto para permitir a colocação de uma palmilha.


As meias ideais para o diabético

As meias ideais para o diabético devem ser microfibras, de cor clara e não devem ter costuras, podem ter costuras planas. 

O diabético deve usar sempre meias e calçado, deve evitar andar descalço.

Fontes bibliográficas
fisiostore.com.br (foto)
lojadoctorpe.com.br (foto)