Concepnor® (levonorgestrel 0,15mg + etinilestradiol 0,03mg)

Concepnor® é um medicamento hormonal, constituído por hormonios progestagénicos e estrogénicos que está indicado na prevenção da gravidez.

Composição hormonal do anticoncepcional concepnor® (cada comprimido): levonorgestrel (0,15mg) + etinilestradiol (0,03mg), outros excipientes: povidona, lactose, amido, amidoglicolato de sódio, talco, estearato de magnésio, etilcelulose, copovidona, hipromelose + macrogol, dióxido de titânio, corante amarelo sicovit 10 e macrogol.

Como iniciar e tomar o anticoncepcional concepnor®

O anticoncepcional concepnor® deve ser iniciado, pela primeira vez, no primeiro dia da menstruação, os seguintes comprimidos devem ser tomados todos os dias, sensivelmente à mesma hora. Nas cartelas seguintes deve tomar um comprimido todos os dias, durante 21 dias (21 comprimidos), seguindo-se uma pausa de 7 dias. Após pausa deve reiniciar nova cartela, ao 8° dia.

Reacções adversas do anticoncepcional concepnor®: cefaléias, diarreia, vomitos, náuseas, tensão mamária, alterações do peso e da libido, estados depressivos, cloasma e uma diminuição da tolerância ao uso de lentes de contato.

Os outros medicamentos e o anticoncepcional concepnor®: a eficácia do anticoncepcional concepnor® pode ser reduzida com a administração concomitante de barbitúricos, fenilbutazona, hidantoína, hipericão, rifampicina e ampicilina.

Esquecimentos e atrasos do anticoncepcional concepnor®

Esquecimentos ou atrasos com menos de 12 horas
O anticoncepcional concepnor® em situações de atraso na toma menor que as 12 horas não perde a eficácia.

Esquecimentos e atrasos de mais de 12 horas
O anticoncepcional concepnor® em situações de atraso ou esquecimento de mais de 12 horas pode perder a eficácia, assim a mulher deve:

Na primeira/ segunda semanas do anticoncepcional concepnor®
Deve tomar o comprimido esquecido assim que se lembre e usar preservativo nos 7 dias seguintes. As restantes pilulas devem ser mantidas na hora habitual e dias seguintes.

Na terceira semana do anticoncecional concepnor®
Deve tomar o comprimido esquecido assim que se lembre, colar as cartelas e usar preservativo nos 7 dias seguinte. As restantes pilulas devem ser mantidas na hora habitual e dias seguintes.

Fontes bibliográficas
ultrafarma.com.br