Mercilon conti® (desogestrel 150 mcg + etinilestradiol 20 mcg/etinilestradiol 10 mcg)

O anticoncepcional mercilon® conti é um medicamento contractivo indicado na prevenção da gravidez, é um medicamento de toma continua, tendo em sua cartela 3 diferentes tipos de comprimidos, variando sua cor, dosagem de hormonios e sua ordem de toma. 
O anticoncepcional mercilon® conti
O anticoncepcional mercilon® conti 
O anticoncepcional mercilon® conti tem sua cartela comprimidos brancos, com cerca de 150 mcg de desogestrel + 20 mcg etinilestradiol, comprimidos verdes, sem hormonios (comprimidos placebo) e comprimidos amarelos, 10 mcg de etinilestradiol.

Como tomar o anticoncepcional mercilon® conti

O anticoncepcional mercilon® conti deve ser tomado todos os dias, um comprimido por dia, sensivelmente à mesma hora, seguindo a ordem da cartela, a mulher deve tomar os comprimidos brancos, seguindo-se os comprimidos verdes e posteriormente os amarelos. A menstruação deverá surgir na toma dos comprimidos verdes e amarelos.

Como iniciar o anticoncepcional mercilon® conti

O anticoncepcional mercilon® conti deve ser iniciado no primeiro dia da menstruação, se a mulher iniciar entre o 2° e 5° dia da menstruação deve se proteger nos primeiros 7 dias do anticoncepcional mercilon® conti com método barreira (preservativo) ou evitar as relações. A mulher deve iniciar o anticoncepcional mercilon® conti pelos comprimido brancos.

O anticoncepcional mercilon® conti e os outros medicamentos

Alguns exemplos de substâncias que interferem com o anticoncepcional mercilon® conti: hidantoínas, barbitúricos, primidona, bosentano, carbamazepina, rifampicina, rifabutina, oxcarbazepina, modafinil, topiramato, felbamato, ritonavir, griseofulvina, hipericão, ritonavir, nelfinavir, nevirapina e efavirenz. 

Efeitos secundários ou adversos do anticoncepcional mercilon® conti

Efeitos secundários ou adversos frequentes
Humor alterado, náuseas, dor de cabeça, dores de barriga, aumento do peso e tensão mamária.

Efeitos secundários ou adversos pouco frequentes
Eczema, urticária, aumento do volume das mamas, diminuição da libido, vomitos e diarreia.

Efeitos secundários ou adversos raros
Diminuição de peso, corrimento das mamas, intolerância às lentes de contato e aumento da libido.

Esquecimentos do anticoncepcional mercilon® conti

Se a mulher tiver um atraso menor que as 12 horas a eficácia do anticoncepcional mercilon® conti não fica reduzida.

Se o atraso na toma do comprimido foi maior que 12 horas (hora habitual de toma) a eficacia fica comprometida assim a mulher deve:
  • se for comprimido branco - se for na primeira ou segunda semana deve tomar assim que se lembre e se proteger nos 7 dias seguintes com método barreira (preservativo) ou evitar as relações. Se for na terceira semana deve tomar assim que se lembre, se proteger nos 7 dias seguintes e iniciar nova cartela, pelos comprimidos brancos, após terminar os comprimidos brancos, rejeitando os comprimidos verde e amarelos.
  • se for comprimido verde - não toma nenhum e mantém os seguintes
  • se for comprimido amarelo - antecipa o seguinte e inicia a próxima cartela mais cedo, um dia (um comprimido esquecido).

Fontes bibliográficas
bulas.med.br