quarta-feira, agosto 05, 2015

Como tomar a pílula

Como tomar a pílula

Como tomar a pílula

A pílula hormonal é um dos anticoncepcionais mais usado no mundo, a mulher deve seguir as indicações de seu médico tomando um comprimido todos os dias, de acordo com o tipo de pílula e seu numero de comprimidos. Para iniciar a pílula deve seguir as seguintes indicações.

Sem nunca ter usado outra pílula

Se nunca tomou nenhuma pílula deve iniciar o primeiro comprimido no primeiro dia da menstruação. Pode iniciar a pílula entre o 2° e o 5° dia da menstruação desde que se proteja até ao 7° dia de uso. A mulher deve sempre iniciar no primeiro dia da menstruação, pois é mais fisiológico e isso permite melhor adaptação ao novo anticoncepcional.

Se usava outra pílula ou anticoncepcional hormonal

Se usava outro anticoncepcional ao mudar deve iniciar a nova pílula no dia que deveria usar o novo anticoncepcional, por exemplo: se usa o anel vaginal, no dia que deveria colocar novo anel deve iniciar nova pílula

Como tomar a pílula

A pílula deve ser tomada todos os dias, sensivelmente à mesma hora, com um pouco de liquido (água). A mulher deve tomar a pílula mais ou menos no mesmo horário para garantir um nível de hormonios no sangue sempre constante. Se tiver pequenos atrasos, até 12 horas da hora habitual, mantém a protecção desde que nos dias seguintes continue tomando à hora habitual.

Não tome a pílula com bebidas com gás, vinho, cerveja ou outras bebidas alcoólicas para não ter riscos de vomitos e diarreia.

Fontes bibliográficas
Partilhe

62 comentários:

  1. Boa tarde,
    Faço uso do Diane 35 desde 15 anos até agora (19 anos), comecei a tomar por causa de cisto no ovário e acne. Ano passado quando tudo já estava normal eu parei de tomar e tudo voltou muito forte, comecei a tomar novamente o Diane 35 mas hoje já não quero mais tomar esse por ser muito forte e estou com muitas celulites e pequenos vasos na perna. Qual me recomenda? Um que não deixe a acne e o cisto voltarem? Agradeço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve falar com seu médico para ele acompanhar sua adaptação ao novo anticoncepcional, é melhor pois pode demorar a se adaptar... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Boa noite. Mudei para uma nova pílula faz agora um mês mas vou de férias e não queria ter a menstruação. Há problema de começar nova embalagem sem fazer pausa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não há problema pode tomar seguido, mas se lembre que tem mais riscos de notar efeitos adversos, como os escapes... continua protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Olá, comecei a fazer uso do qlaira no primeiro dia de menstruação, hj 13° dia e ainda continua vindo, porém com fluxo reduzido... É normal? Suspendo o uso do anticoncepcional?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode acontecer, deve manter.... seu corpo se está adaptando... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Olá, tomo pílula continua no mesmo horário todos os dias (gestinol 28 ), tomei antibiótico pra tratar de uma infecção urinária (por 4 dias) tive relações sem proteção 4 dias após o término do remédio, por precaução tomei pílula do dia seguinte. Corro o risco de estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corre, deve manter sua pílula... beba muita água e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Olá, tomei um comprimido da pílula mercilon perdi a carteira e tenho em casa a novynette posso continuar o ciclo tomando o segundo comprimido da novynette? (como ouvi dizer que têm dosagem igual)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode, que mantém a protecção... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Olá Carlos, boa tarde! Faço o uso do Cerazzete, estou na segunda cartela, nos comprimidos placebo (4 comprimidos) minha menstruação não desceu, desceu apenas um corrimento sanguinolento, nos 4 comprimidos de placebo da segunda cartela não tive nenhum sinal da menstruação, aguardei 7 dias pra ver se ela descia,porém não desceu. Posso correr o risco de estar grávida? Aguardo retorno. Abs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se não tomar as cartelas seguidas tem risco de gravidez... cerazette não tem comprimidos placebo, têm todos hormonios e a mesma quantidade, mas não têm estrogénios, dai não menstruar... mantenha e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Olá Carlos, boa tarde! Faço o uso do Cerazzete, estou na segunda cartela, nos comprimidos placebo (4 comprimidos) minha menstruação não desceu, desceu apenas um corrimento sanguinolento, nos 4 comprimidos de placebo da segunda cartela não tive nenhum sinal da menstruação, aguardei 7 dias pra ver se ela descia,porém não desceu. Posso correr o risco de estar grávida? Aguardo retorno. Abs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se não tomar as cartelas seguidas tem risco de gravidez... cerazette não tem comprimidos placebo, têm todos hormonios e a mesma quantidade, mas não têm estrogénios, dai não menstruar... mantenha e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Olá, gostaria de saber se se pode comer, por exemplo tomar o pequeno almoço, e logo a seguir tomar a pilula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, não tenha receio... se precisar ando por aqui.. :)

      Eliminar
  9. Olá...tenho uma dúvida se eu começar a tomar anticoncepcional agora ,no sétimo dia de comprimido que eu tomo posso te relação se ter risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim a partir desse comprimido está protegida, inicie no primeiro dia da menstruação... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Olá doutor, boa noite, é o seguinte: Recentemente fui ao centro de saude buscar a pilula miranova(so que em genérico) e fui tomando, so que so hoje me apercebi que a pilula acabava a sua validade a 11/2015, ou seja em Novembro, e eu fiz a pausa da pilula ontem e já é Dezembro, tive relações sexuais hoje desprotegidas, poderei estar gravida? O efeito foi comprometido??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem riscos... deve manter a pílula e não se preocupar, passou à pouco tempo... ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Eu ainda tenho uma cartela dessa caixa fora do prazo, deito fora? Oi não há risco de a tomar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é melhor deitar fora, não devemos usar medicamentos fora de prazo.. ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Olá, gostaria de saber se usar um creme para as mãos de hipericão pode alterar o efeito da pílula, obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não altera pois a absorção é limitada... e em baixa dose... ando por aqui, se precisar... :)

      Eliminar
  13. Olá Dr Carlos, tomo pílula há 2 meses, o meu namorado fez coito interrompido no meu 5/6 dia do ciclo de menstruação, corro algum risco de gravidez? Obrigado CG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como toma a pílula sem falhas está protegida... mantenha o seu uso certinho... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Boa noite gostaria de saber se o medicamento metoclopramida labesfal corta o efeito da pílula Miranova, obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere, mantenha sua pílula e se precisar ando por aqui... as melhoras.

      Eliminar
  15. Tomar pílula sem algum liquido perde eficácia? Sempre tomei e a menstruação desce certinha, mas Tenho duvida porque também desce um líquido leitoso quando tomo a pílula e não sei porque

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere, deve manter, se mantiver o liquido leitoso é sinal de infecção, uma candidiase... deve falar com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Obrigada (: a dúvida mesmo era se fazia mal tomá-la sem beber nada

      Eliminar
    3. Então não beber água ao tomar a pílula não muda a eficácia certo?

      Eliminar
    4. Olá, não muda... mantenha... ando por aqui. :)

      Eliminar
  16. Olá boa noite :)
    Gostaria de saber se as fezes moles(so fiz uma vez), não totalmente líquidas podem interferir com o efeito da pílula
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interferem... mantenha a pílula... ando por aqui... :)

      Eliminar
  17. Olá, Boa Noite! Gostaria muito que me respondesse essa pergunta, estou precisando muito de uma resposta, fiz em uma outra postagem, porém ela é um pouco antiga, então farei aqui também! :) Então comecei a tomar Diclin em Outubro por receitação médica, porém a minha ginecologista disse para eu começar no quinto dia após a menstruação (contando desde do primeiro dia), só que estou na dúvida se isso que ela falou foi o certo ou não, e um pouco na dúvida se fiz o certo pois menstruei numa quarta bem a tarde quase no outro dia, então minha mãe achou melhor que eu contasse os cinco dias apartir de quinta (como se tivesse menstruado na quinta) e então comecei a tomar o Diclin na segunda. Neste mesmo mês que inicie o Diclin, eu estava tomando o antibiótico Amoxicilina, pois estive um pouco doente, e um outro médico meu receitou a tomar, e também tive alguns atrasos de poucas horas em alguns comprimidos (tomei meu primeiro comprimido umas oito e pouco e o resto comecei a tomar as sete, que foi o melhor horário para mim). Então no meu ponto de vista, eu acho que essa minha primeira cartela foi um desastre, porque li em vários lugares, que se deve inicar no primeiro dia da menstruação, que antibióticos cortam o efeito e que se deve tomar sem atrasos. Porém na minha segunda e terceira cartela tomei corretamente, respeitando os dias da pausa certinho e não esquecendo de nenhum, só tive um atraso no penúltimo comprimido da segunda cartela (era pra tomar as sete e tomei meia noite e pouco) e no primeiro comprimido da terceiro cartela (o qual tomei umas oito e pouco). Queria muito que tirasse minha dúvida, se esse fatores que eu disse afetam na eficácia da pílula? E que mesmo com os problemas que citei que eu tive na primeira cartela e tendo tomado corretamente as outras duas cartelas apenas com aqueles dois pequenos atrasos de dois comprimidos que citei, queria muito e urgentemente saber se estou realmente protegida? Se corro algum risco de gravidez? Agradeço desde já a resposta e desculpe o incomôdo com uma pergunta tão grande. Abraços :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ao iniciar no 5° dia da menstruação, pode iniciar dessa forma, deve se proteger até ao 7° comprimido da cartela, e ao fazer o antibiótico deveria também se proteger até 7 dias depois de terminar... nesta segunda cartela, se tem tomado certinha, não tem riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Ahhh entendi! Então só pra esclarecer, nesta segunda e terceira cartela, se tenho tomado certinha só com esse atrasos que citei, não tenho riscos mesmo tendo esses problemas que tive na primeira cartela? Esses problemas da primeira cartela não interferem na eficácia da segunda e terceira cartela que tomei corretamente? Não apresento riscos no momento? Posso ficar tranquila?

      Eliminar
    3. Então estou protegida mesmo no momento?

      Eliminar
    4. Olá, sim está... bom ano... :) ando por aqui.

      Eliminar
  18. Você disse para não tomar a pílula com bebidas com gás, vinho, cerveja ou outras bebidas alcoólicas para não ter riscos de vomitos e diarreia. As vezes eu já tomei com refrigerantes, mas nunca vomitei, ultimamente ando tomando sem nada, nem água, só engulo o comprimido, essas duas coisas interferem na eficácia da pilúla? Tem alguma problema? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interferem, mantenha sua pílula e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  19. Olá,gostaria de saber sobre a emenda de cartela. Eu irei a praia e pretendo emendar uma a outra dia 1 de fevereiro que seria o dia em que começaria minha pausa de 7 dias. Uso o medicamento a uns três meses, conseguiria ter o objetivo de não mesntruar? E há problemas à saúde, há efeitos colaterais? (Nunca tive efeitos colaterais com a minha pílula)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim ao emendar adia sua menstruação, mas pode mais facilmente notar os efeitos adversos, mantenha a pílula e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Mas mesmo assim posso fazer a emenda? E quais seriam esses efeitos adversos?

      Eliminar
    3. E quando terminar a cartela que emendei, eu dou a pausa de 7 dias normalmente e começo a outra?

      Eliminar
    4. Olá, sim ao terminar a cartela volta a dar a pausa de 7 dias, os efeitos adversos podem ser escapes, barriga inchada, dores nos seios... ando por aqui... :)

      Eliminar
    5. Ahhh entendi! E só mais uma perguna, eu estarei protegida? Até na primeira semana da cartela emendada? Ou é melhor me previnir com o uso de camisinha?

      Eliminar
    6. Olá, sim continua protegida, desde que tome sem falhas e faça a pausa certinha... ando por aqui.... :)

      Eliminar
    7. Fazer a pausa certinha? Mas eu não estarei fazendo a pausa certinha e sim emendando as cartelas, por isso queria saber se fico protegida com a emenda de cartelas!

      Eliminar
    8. Olá, sim fica protegida, mas depois desta cartela deve passar a fazer as pausas, foi isso que tentei lhe dizer... ando por aqui... :)

      Eliminar
    9. Ah sim, agora entendi! Muito obrigada e desculpe o incomôdo! Tenha uma ótima semana! :)

      Eliminar
  20. Ola. Tomo a pilula minigeste á 19 anos, mudei me para um pais em que nao encontro a minigeste posso comecar a tomar a pilula minulet? Tenho receio que o meu organismo nao se adapte visto que é um nadinho mais forte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve estar disponível mas com outro nome, em que pais está a residir? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  21. Olá, já estou a tomar a pilula, mas torna-se desconfortável para mim a hora em que a tomo. Como posso alterar a hora de toma de pilula sem efeitos secundários?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode alterar de um dia para outro, sem receios, se a mudança da hora for menos que 12 horas... ando por aqui... :)

      Eliminar
  22. O medicamento guronsan (pastilhas efervescentes) corta o efeito da pilula minigeste?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta o efeito... mantenha a pílula... ando por aqui... :)

      Eliminar
  23. Boa tarde, talvez seja uma questão parva, mas visto que a diarreia corta o efeito da pílula durante as 3/4 horas.. queria saber se a libertação apenas de gases sem.ir a wc durante essas horas também corta o efeito da pílula? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a libertação de gases não interfere... ando pro aqui... :)

      Eliminar
    2. Boa noite Doutor
      Queria que o senhor min tirassem uma dúvida
      Eu estou acabando a segunda. Cautela do Allestra 20 e não quero menstruar esse mês posso emendar a terceira cartela do allestra 20,sem correr risco de engravidar ,posso ter relação é poder enjacular e não corro risco?
      Aguardo a resposta Doutor Carlos EDGAR

      Eliminar
    3. Olá, sim pode colar para adiar que continua protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.