Kollagenase®

A pomada kollagenase® é um medicamento indicado no tratamento de lesões da pele (queimaduras, ulceras de pressão, feridas necrosadas) que têm presença de tecido necrosado ou desvitalizado. A pomada kollagenase® tem uma acção desbridante por ter em sua composição a colagenase (ulcerase), uma enzima que remove tecidos mortos e crostas das feridas, é uma pomada que deve ser usada para limpar a ferida e proporcionar uma cicatrização mais rápida.

Não use a pomada kollagenase® sem ter indicação de seu médico. O uso vaginal da pomada kollagenase® só deve ser efectuado com acompanhamento dos profissionais de saúde.

Como aplicar a pomada kollagenase®

A pomada kollagenase® deve ser aplicada por profissionais, a ferida deve ser lavada com água estéril ou através de lavagem com chuveiro (água tépida), para remover bactérias, lixo e tecidos mortos. A pomada kollagenase® deve ser aplicada com um penso secundário de protecção, basta uma camada de 2 mm na lesão diariamente, para após 6 a 10 dias a ferida ficar limpa.

Reações adversas da pomada kollagenase®

A pomada kollagenase® é geralmente bem tolerada, mas em casos raros pode causar algumas reacções adversas como ardor, dor, eczema, vermelhidão e coceira. 

Interações medicamentosas da pomada kollagenase®

Alguns produtos podem interferir com a acção da pomada kollagenase® tais como detergentes, hexaclorofeno e alguns metais pesados (mercúrio e prata).

Fontes bibliográficas
cristalia.com.br
feridas.smith-nephew.pt