terça-feira, setembro 08, 2015

Dores de costas na gravidez

Dores de costas na gravidez

A maioria das gestantes sente dor de costas durante a gestação, é uma desconforto comum que se deve à mudança do centro do equilíbrio do corpo. Com o crescimento do útero e as mudanças hormonais, os músculos e tendões do corpo da grávida vai relaxar e vai causar maior tracção da coluna vertebral, o que vai causar maiores tensões e até aumento da curvatura da coluna vertebral.

Com estas alterações a grávida vai sentir mais dor e desconforto, se tiver atividade profissional ou passar mais tempo em pé ou a carregar pesos as dores tendem a aumentar. As dores de costas na gravidez são mais comuns no último trimestre altura em que a barriga está maior e a grávida tem mais peso. A grávida pode ter alguns cuidados para prevenir as dores de costas, siga estas dicas para prevenir as dores de costas em sua gravidez:
  • use uma cinta de apoio
  • evite o aumento de peso (deve aumentar até 10 a 12 kg durante a gestação)
  • faça exercícios de alongamentos (frequente as aulas de preparação do parto)
  • corrija a postura (mantenha as costas sempre direitas)
  • descanse por períodos
  • evite levantar pesos
  • prefira calçado com salto até 3 cm
  • durante o sono apoio as costas e pernas com almofada

Tratar as dores de costas na gravidez

As dores de costas na gravidez acabam por passar com alguma medidas simples, que tem como objectivo aliviar a pressão e diminuir as tensões, para melhorar das dores pode usar a água quente, através de banho de chuveiro ou aplicação de compressa quente, usar as almofadas para apoiar as costas, fazer massagens, alongamentos e usar o paracetamol quando as dores não cedem. Não use o paracetamol mais de 3 dias.

Fontes bibliográficas
Partilhe

4 comentários:

  1. Como tenho estado a tentar engravidar quero que me tire uma dúvida na minha 1eco.data:20_08_2015 Diz: útero de dimensões não aumentadas medindo aproximadamente 94×35×44 mm, de contornos regulares e ecoestrutura de miométrio hemogénea não se definindo lesões de carácter nodular bem circunscrito. Endométrio não expessado. No ovário esquerdo quisto simples com 30 mm. Ovário direito sem alterações. Fundo de saco Douglas permeável. 2 eco via endocavitária Útero em anteflexão com 77×50×36mm de dimensões limites regulares e ecomorfologia homogênea. Cavidade virtual. Endometrio com 7,8mm de espessura_ regular. Ovário direto com 65×41 mm de dimensões com formação anecogénica_ quística_de 55mm de diâmetro longitudinal. Ovário esquerdo com 37×20mm. Ausência de outras ecoformações pélvicas anómalas, acessíveis a este tipo de abordagem. Fundo de saco de Douglas livre. .... Quero saber se engravidei? Se estou muito no início? Se esta tudo ok

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não me parece que esteja, mas fez um teste e deu positivo? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Olá boa noite sr.carlos...é assim como já tive algumas perda...não sei se. Isto tem algo a ver..mas explique me uma coisa..fiz a. Minha ecografia das 13 semanas e o colo do.útero mede 35mm...será que está mesmo normal ou estará curto,para o tempo de gestão que estou? É que com as dores que sinto na barriga não sei se será normal...o que voçe acha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim me parece bem... deve aguardar e não se preocupar... fale com seu médico... para ele avaliar... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.