segunda-feira, novembro 17, 2014

Paracetamol

Paracetamol


Para que serve o paracetamol?

O paracetamol é um analgésico e antipirético que está indicado em situações de dor ligeira, estados gripais, constipações, dores de cabeça (cefaleias) e febre. É o analgésico indicado para as crianças, mulheres a amamentar e grávidas.

Que dosagem devo dar ao meu bebé?

A dosagem correta de paracetamol, até aos 12 meses, se for xarope (paracetamol 40 mg/ml) é de 1⁄2 medida até 3 vezes ao dia (1,75 a 4 ml) e se forem supositórios é de 1 supositório 125 mg 1 a 3 vezes ao dia.

Nas crianças entre 1 e 6 anos a dosagem correta, se for xarope, é de 1 medida até 3 vezes ao dia (4 a 7,5 ml), se forem comprimidos é de 1⁄2 comprimido (250 mg) até 3 vezes ao dia e se forem supositórios é de 1 supositório 250 mg 1 a 3 vezes ao dia.

Qual é a dose máxima de paracetamol que posso tomar?

O paracetamol é um medicamento bem tolerado no entanto não devemos tomar mais de 4 gramas por dia e não mais de três dias seguidos, sem conselho médico. Deve ser tomado antes das refeições e acompanhado com água. A dose indicada para o adulto são 3 gramas por dia, 1 comprimido de 1 gr ou 2 comprimidos de 500 mg de 8 em 8 horas.

O paracetamol está contraindicado em que situações?

O paracetamol está contraindicado em situações de doença do fígado (hepatites, cirroses, entre outras), hipersensibilidade ao paracetamol e pessoas com consumo de álcool e drogas.

Quais são os efeitos indesejáveis do paracetamol?

Os efeitos indesejáveis do paracetamol, mais frequentes, são: sonolência ligeira, náuseas, vómitos, vertigens, nervosismo, diarreia, dor abdominal, obstipação, entre outros.

A grávida pode tomar paracetamol?

Sim, mas somente por indicação do seu médico. O paracetamol é bem tolerado na gravidez e amamentação. O paracetamol ser bem tolerado pode ser usado durante a gravidez e amamentação.

Fontes bibliográficas
Partilhe

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.