segunda-feira, dezembro 28, 2015

Pílula de emergência (pílula do dia seguinte) e os vômitos

Pílula de emergência (pílula do dia seguinte) e os vômitos

Pílula de emergência (pílula do dia seguinte) e os vômitos

A pílula de emergência é um anticoncepcional de segunda linha, de recurso quando nosso anticoncepcional normal tem uma falha, por exemplo quando o preservativo rompe ou temos um esquecimento da pílula.


A pílula de emergência vai perdendo a eficácia com o passar das horas por isso deve ser usada o mais cedo possível após a relação desprotegida.

A pílula de emergência deve ser usada nas 72 horas seguintes após a relação, 3 dias, se for a pílula dos 5 dias, tem mais 2 dias para usar e se proteger.

Se tiver relações após a toma da pílula de emergência tem riscos de gravidez.

Efeitos adversos ou secundários da pílula de emergência

Efeitos secundários ou adversos muito frequentes da pílula de emergência: náuseas, hemorragias irregulares, cansaço, dores de cabeça e dor na região inferior do abdómen.

Efeitos secundários ou adversos frequentes da pílula de emergência: vômitos, alterações na menstruação, seios doridos, tonturas e diarreia.

Efeitos secundários ou adversos muito raros da pílula de emergência: urticária, prurido ou coceira e inchaço ou edema da face.


A pílula de emergência pode perder a sua eficácia se tiver um vômito nas três horas que se seguem à toma do comprimido, se isso acontecer deve tomar outro comprimido para repor a eficácia e proteção.

Não se esqueça que deve manter o uso do seu anticoncepcional, para manter a proteção.

Fontes bibliográficas
Partilhe

25 comentários:

  1. Oiii meu nome e faby e estou com uma duvida
    Eu tomei o meu remédio na segunda feira pela manha e fiz sexo na teça feira a noite sera que eu posso esta gravida ,,espero pela sua resposta mi ajude

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, que remédio toma? Não percebi... ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Olá, pode me responder algo sobre essa pilula, na verdade tomava Nordette que tem a mesma combinação dessa. A pergunta é a seguinte, em novembro minha menstruação veio normal na data certa dia 13, ela dura 4 dias certinho com fluxo normal. no dia 16 iniciei a cartela. Tomei apenas 7 dias e parei dia 22/11 a pilula. No dia 28 tive relação sem proteção. no dia 6 tive uma secreção tipo muco com um marrom, apenas uma vez. Dia 11/12 teria que menstruar normal não veio, no dia 15 ao me secar saiu no papel apenas um rosinha, o mesmo no dia 16 e 17 e parou, não usei nem absorvente esse rosinha foi apenas 3 vezes no papel ao me secar.
    Já fiz exames de gravidez tudo negativo.
    Acredita que ao ter parado com 7 dias desregulei tudo ou posso ter tido ovulação tardia e ainda nao consigo diagnosticar gravidez?
    Me responda por favor.
    Bom ano!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim foi essa a causa de desregular... como o teste deu negativo nao deve ser gravidez... ando por aqui.... :)

      Eliminar
  3. Boa noite, esqueci-me de tomar o último comprimido da cartela (pílula minigeste) e acabei mesmo por não o tomae devido ao espaçamento de mais de 12h, já tive relações desse esquecimento, corro riscos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem riscos, ao esquecer o ultimo comprimido só voltamos a estar protegidos após 7 dias de pílula, ou seja a partir do 7° comprimido da próxima cartela... deve se proteger... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Bom dia desculpe mas pode ajudar me? Tomo a minigeste mas o mes passado esqueci me e só tomei durante duas semanas. Iniciei nova embalagem normalmente mas no dia Oito, antes de a tomar, o preservativo rompeu. Tomei logo a pílula do dia seguinte passado 40 minutos. Posso estar grávida? É seguro? Que lhe parece? No mês passado tive de a tomar também devido a antibiotico. Acha que corro algum risco?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tem poucos riscos, mas não posso garantia 100% de eficácia, pois não tinha ainda reposto a proteção... deve manter sua pílula... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Pensei que como tomei a pílula do dia evitasse uma gravidez.. Posso estar gravida mesmo tendo a tomado logo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a sua eficácia é maior quanto mais cedo for tomado, mas não confere a proteção se a mulher estiver para ovular, quase a ovular... embora os riscos sejam baixos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Então a pulula do dia seguinte não é sempre eficaz? Varia consoante o ciclo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a sua eficácia varia consoante a hora que tomar e se estiver a ovular... :)

      Eliminar
  7. Boa tarde! Eu comecei a tomar a pílula Qlaira no 5° da menstruação e nunca deixei de tomar. Tive relação desprotegida no 8° dia da pílula. Com medo, tomei a pílula do dia seguinte (Pozato UNI). Mesmo assim não deixei de tomar Qlaira. Tem possibilidade de eu estar grávida? Agradeço desde já.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como usou a pozato e manteve a qlaira tem poucas chances, se protegeu... ando por aqui... continue tomando a qlaira certinha...

      Eliminar
  8. Oiii, uso o anticopcional qlaira, para que minha menstruação não descesse não tomei os 4 últimos comprimidos, os dois vermelhos e os brancos(considerados pausaa) e iniciei uma nova cartela. Posso ter relação sexual sem correr o risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, dessa forma continua protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Olá eu uso belara e esqueci de tomar um dia, e nesse dia tive relato sexual desprotegida. mas no dia seguinte já tomei uma pílula do dia seguinte, isso faltando uns 10 dias para acabar a cartela. ai depois continuei a cartela normalmente, estou na pausa. Normalmente a menstruação vem em 2 dias, e já esta no 3 dia e nao veio. e possível eu estar grávida ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como tomou a pílula do dia seguinte tem poucas chances, mas pode fazer teste de gravidez antes de iniciar a nova cartela... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Boa Tarde,

    Tenho uma dúvida, Comecei a usar o Adesivo Evra à coisa de uma semana, que foi quando me apareceu a mestruação.
    E tive relações estes dias, o Evra começa a fazer efeito de imediato, ou quanto tempo é que demora?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, após uma semana já esta protegida, pode ficar tranquila... mantenha seu uso... ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Olá. Faço uso do Tamisa 30, esse mês consegui uma amostra do Tamisa 30 semparar, corro algum risco? E eu queria deixar de tomar os últimos 7 comprimidos para menstruar. Posso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode tomar dessa forma que não tem riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Olá, eu tive relação sexual na madrugada do dia 20/02/16 meu parceiro usou camisinha, só q eu fiquei tão preocupada, pensando em várias coisas e resolvi tomar a pílula do dia seguinte as 21 horas da noite. Tomei o Diad com 2 comprimidos, e tomei os dois de uma vez. Só que deveria vir minha menstruação e ainda não veio, hoje já é dia 29/02/16. Minha menstruação normal, sempre vem no começo do mês dia 5, 6 ou 7. Ainda pode vir minha menstruação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim ainda pode vir, a sua ausência pode ter sido causada pela diad, por ter tomado os dois comprimidos juntos.. aguarde e se proteja.. ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.