17 de novembro de 2017

Suplementos de vitamina D



A mais recente moda dos suplementos é a vitamina D, uma vitamina essencial para muitos processos em nosso corpo, como a síntese de cálcio, funcionamento dos músculos, entre outros... apesar de se referir que a maior parte da população tem falta de vitamina D, por diminuição da exposição solar, a verdade é que nem todas as pessoas têm indicação para fazer este tipo de suplemento, o seu uso deve ser feito depois de uma avaliação médica... no entanto sabemos que existem grupos com maior propensão à falta de vitamina D, como os recém-nascidos, grávida, mulheres a amamentar, idosos e pessoas com pouca exposição solar...
Suplementos de vitamina D

Mas o sol é a única fonte de vitamina D?

Não, existem também alimentos que nos fornecem esta vitamina como o óleo de fígado de bacalhau, cogumelos, atum e ovo... mas realmente a menor exposição solar é um principais fatores apontados para a diminuição da vitamina D no nosso corpo, os estudos revelam que basta 20 minutos de exposição solar para que a nossa pele consiga fornecer a quantidade de vitamina D necessária ao nosso organismo.
Suplementos de vitamina D

E os suplementos de vitamina D?

Como falei estamos perante um boom na oferta deste tipo de suplementos, muitos vezes conjugados com outras vitaminas e minerais... os que avaliei tinham como componente ativo a vitamina D3, (colecalciferol), em doses por comprimidos que podem ir de 1500 a 3000 UI (as autoridades de saúde recomendam uma dose diária entre as 400 UI (bebés) até às 2000 UI).
Suplementos de vitamina D

Composição dos suplementos de vitamina D

Para além do componente ativo, colecalciferol, podem ter outros excipientes como azeite, gelatina, glicerol, água purificada, caramelo de amónia, entre outros.

Como tomar o suplemento de vitamina D

A posologia mais encontrada é um comprimido por dia, podendo por vezes ser sugerida maior dosagem (2 comprimidos por dia). Também existe a suplementação de vitamina D através de gotas.
Suplementos de vitamina D

Alerta: não se esqueça de falar com seu médico antes de iniciar o uso deste tipo de suplementos, mantenha sua dieta equilibrada e não ultrapasse as dosagens recomendadas, pois a sobredosagem de suplementos de vitamina D podem causar alguns riscos.

Descubra alguns posts relacionados

0 Comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.