Como medir os açúcares no sangue (glicemia)


A avaliação e medição dos níveis de açúcar no sangue (glicemia) são muito importante para ajustar o tratamento e alimentação. Para fazer esta avaliação vai necessitar de um medidor (pode obter um na sua farmácia ou Centro de Saúde gratuitamente), um picador (as lancetas são gratuitas, mude as lancetas uma vez por dia ou a cada picada), tiras de avaliação (compradas com receita), livro de registo (oferecido nas consultas de diabetes).

Valores ideais de glicemia: antes das refeições: 80 a 120 mg/dl; 2 horas depois das refeições: menos de 140 mg/dl; noite: 100 – 140 mg/dl.



Alguns conselhos:
- Mantenha o seu equipamento em local seguro e em boas condições de higiene;
- Use somente um medidor, que deverá ser só seu;
- Lave as mãos antes de fazer a picada;
- Mude a lanceta do picador todos os dias ou após uma medição;
- Não pique sempre no mesmo local, mude de local (pique na parte lateral da cabeça do dedo alternadamente);
- Não coloque lancetas no lixo comum, reúna-as e entregue-as no seu Centro de Saúde. carlosedgar.com


Erros mais comuns na avaliação da glicemia

A avaliação da glicemia deve ser feita regularmente, consoante os valores obtidos, devemos ajustar e corrigir as nossas atitudes ou dose dos medicamentos. A avaliação deve ser efectuada com apoio de um glucómetro que é fornecido gratuitamente na farmácia ou unidade de saúde (preferencial).

O glucómetro deve ser mantido em boas condições de higiene, longe de fontes de calor ou frio, deve ser individual e o diabético só deve utilizar um dispositivo (duplicar a pesquisa só acarreta dúvidas e incertezas). Durante as avaliações o glucómetro revela os valores da glicemia, podendo dar alguns erros, normalmente surge a letra E associada a um número (E-4), alguns erros comuns: tiras fora da validade, tiras sem condições (devido à humidade ou calor), falta de pilha (as linhas de apoio enviam pilhas), má colocação ou gota demasiado pequena e erro da calibração ou na colocação do chip. Normalmente o manual descodifica o tipo de erro.

Outros sinais: Lo – glicemia demasiado baixa (hipoglicemia) e Hi – glicemia demasiado alta (hiperglicemia).

Glicemia pós-prandial

A avaliação deste parâmetro tem como objectivo estudar o metabolismo dos glúcidos e acompanhar o tratamento da diabetes mellitus. A colheita realiza-se 2 horas após comer e os valores normais devem ser menores que 145 mg/dl, que revelam que o utente não tem diabetes.

Nas pessoas com mais de 50 anos os valores estão ligeiramente aumentados. Os valores aumentados podem revelar diabetes mellitus, pancreatite, síndrome de Cushing, acromegalia e feocromocitoma. Os valores diminuídos podem indicar hiperinsulinemia, hipoglicemia, má absorção, mixedema ou tumor pancreático.

Fontes bibliográficas