Falta de força e anemia

A astenia é uma sensação de cansaço generalizado (falta de força) e é provocada pelo stresse, ansiedade ou estados depressivos. Em pessoas com mais idade pode ser causada por problemas cardíacos, pulmonares ou situações de anemia. A fadiga muscular, as alterações na concentração, no sono e no apetite, a diminuição do desejo sexual e as falhas na memória são sintomas destas alterações. O tratamento deve incidir na mudança de hábitos de trabalho organizacionais, psicoterapia e tratamento farmacológico (ansiolíticos e anti-depressivos). 


O cansaço, a debilidade, falta de energia podem ser sintomas de falta de ferro. O ferro é um oligoelemento que influência os níveis de hemoglobina melhorando os valores de oxigénio no sangue. Esta carência pode ser causada por uma alimentação pobre em ferro, perdas de sangue, menstruações prolongadas, gravidez, aleitamento, idade avançada, desportista ou criança (necessitam de maiores quantidades de ferro.

O aumento de ingestão de ferro pode ser feito comendo alimentos ricos em ferro (nozes, carnes vermelhas, fígado, leguminosas, cereais integrais, castanhas e hortaliças) ou através de suplementos.

A falta de ferro pode levar a formas graves de anemia (carência de hemoglobina). Os valores normais de hemoglobina no homem devem ser entre os 13 e os 16 g/dl e na mulher entre os 12 e os 14 g/dl. carlosedgar.com

Perguntas frequentes sobre anemia

O que é uma anemia?

Uma anemia é a diminuição da hemoglobina no sangue, a hemoglobina é um pigmento, que tem ferro, e está nos glóbulos vermelhos sendo responsável pelo transporte de oxigénio pelo corpo, diz-se que estamos com uma anemia se os valores de hemoglobina estiverem mais baixos que 13 g/dl, no homem adulto, 12 g/dl nas mulheres e crianças dos 6 aos 14 anos, 11 g/dl nas grávidas, 14 g/dl em recém-nascidos e 11 g/dl em crianças com menos de 6 anos.

Que tipos de anemia existem?

A anemia pode ser por falta de ferro (anemia ferropénica), por falta de vitamina B12 e ácido fólico (perniciosa), por defeitos genéticos (anemia falciforme, talassemias), anemias associadas a outras doenças (malária, dengue), anemias por doenças da medula, tumores e leucemias.

Quais os sintomas de uma anemia?

Os sintomas da anemia são o cansaço, fadiga, palidez cutânea (interior da pálpebra branco ou pálido), palpitações, falta de ar, dor no peito, sonolência, tonturas e quebras de tensão.

Como é detetada a anemia?

A anemia é detetada através do hemograma, o hemograma é um exame que avalia as células sanguíneas.

Como é tratada uma anemia?

O tratamento da anemia depende da causa, mas regra geral uma anemia é tratada com suplementos ferrosos e de ácido fólico. Os alimentos ricos em ferro podem ajudar a melhorar, no entanto os suplementos nesta situação são a melhor opção. Lembre-se que os suplementos de ferro fazem as fezes negras.

Quais os alimentos mais ricos em ferro?

Os alimentos mais ricos em ferro são as nozes, as carnes vermelhas, fígado, leguminosas (feijão), cereais integrais, castanhas, beterraba, espinafres, couves, brócolos, nabos, nabiças e outras hortaliças.

O que é a ferritina?

A ferritina é a proteína de armazenamento do ferro, o seu doseamento permite saber a quantidade de ferro que está armazenada no organismo. Valores normais na mulher - 30 a 150 μg/l e no homem - 20 a 300 μg/l.

Tenha ferritina baixa, o que devo fazer?

Os valores de ferritina baixos podem revelar falta de ferro e presença de anemias ferropénicas (anemias por carência de ferro). Fale com o seu médico.

Ter a ferritina elevada é sinal de ter muito ferro?

Sim pode ser, a ferritina elevada pode-se dever a uma doença genética chamada hemocromatose (mutação no cromossoma 6), alguns tipos de anemia, excesso de ferro, alguns tumores, linfomas, leucemias, infeções, inflamações, traumatismos, hepatites, doença de Still do Adulto e transfusões sanguíneas recentes.

Fontes bibliográficas