Obstipação - fezes duras


As fezes ao acumularem-se no intestino grosso estacionam, ocorrendo durante este processo absorção de água e sais minerais. Esta acumulação leva a uma distensão abdominal e promove o reflexo de defecação. As pessoas com alterações neste processo sofrem de obstipação ou prisão de ventre, que pode traduzir-se pelo aparecimento de fezes duras, dificuldade em evacuar ou sensação de evacuação incompleta.  

A evacuação normal do intestino varia de pessoa para pessoa, pode ir de três vezes por dia a três vezes por semana. O importante é respeitar o ritmo e não adiar a ida à casa de banho, pois quanto maior for o tempo que as fezes estejam no intestino grosso maior é a quantidade de água absorvida e mais duras ficam as fezes (compactação).

A obstipação pode ter várias causas, tais como uma alimentação pobre em fibras, deficiente ingestão de líquidos, sedentarismo, alterações dos ritmos de vida, uso de laxantes, contenção da vontade de defecar, alguns medicamentos ou doenças.

Para melhorar deverá optar por medidas naturais, pois o uso recorrente de laxantes pode alterar o processo da defecação e piorar a obstipação. Algumas medidas: estimular a região anal, massajar o abdómen, aumentar a ingestão de fibras (mais frutas e vegetais), mastigar bem os alimentos, beber mais líquidos (2 litros de água por dia), comer um iogurte pró-biótico após as refeições, estabelecer horário para defecar, evitar bebidas com cafeína e fazer exercício físico regularmente (andar a pé 40 minutos por dia). carlosedgar.com

Fontes bibliográficas
carlosedgar.com