Sonda vesical e o preservativo urinário

A sonda vesical ou sonda de Folley é utilizada em doentes que perderam a capacidade de urinar (por incontinência ou retenção urinária). A sonda vesical é um tubo inserido pela uretra até à bexiga, através do qual a urina sai continuamente para um saco coletor. O saco coletor liga-se à sonda, fixa-se à cama, perna ou cadeira de rodas, tem uma torneira para esvaziar a urina e deve ser mudado de 4 em 4 dias. Para mudar o saco coletor deve lavar as mãos, retirar o saco e conectar um saco novo sem tocar nas extremidades, o saco deve ficar abaixo do nível da bexiga, para que a urina não reflua para a bexiga. Em utentes independentes a sonda vesical pode ser fixa à perna (saco coletor mais pequeno) ou tapada com auxílio de um clampe.

Os órgãos genitais devem ser lavados diariamente para evitar infeções. O doente deve beber 2 litros de água por dia e a sonda não deve ser puxada. Se a urina apresentar cheiro, sangue, sedimentos ou a sonda entupir deve contactar o seu enfermeiro de família. As sondas vesicais podem ser de curta ou longa duração e têm diferentes calibres (cada calibre corresponde a um número e a uma cor), idealmente as sondas de menor calibre devem ser usadas nas algaliações iniciais.

O preservativo urinário é um dispositivo não invasivo, ideal para os homens com incontinência urinária, que evita as infeções urinárias comuns nos utentes com sonda vesical. O preservativo urinário aplica-se como se fosse um preservativo, conecta-se um saco coletor à sua ponta e fixa-se o preservativo ao pénis com adesivo. O preservativo deve ser removido diariamente para se fazer a higiene peniana. Os preservativos urinários têm diversos tamanhos (tamanhos do 1 ao 5, sendo o 1 o mais pequeno e o 5 o maior). carlosedgar.com

Fontes bibliográficas
carlosedgar.com
O que perguntamos sobre saude - carlos edgar
Saude 24 horas - carlos edgar