Salimette® (desogestrel 0,075 mg)



A pílula salimette® é um contraceptivo oral sem estrogénios indicado na prevenção da gravidez indesejada. A pílula salimette® é uma pílula progestagénica ou mini-pílula que tem na sua composição odesogestrel. A pílula salimette® é indicada como contraceptivo nas mulheres a amamentar.
Salimette® (desogestrel 0,075 mg)

Como iniciar a pílula salimette®

A pílula salimette® deve ser iniciada no primeiro dia da menstruação, após o parto a pílula deve ser iniciada após 21 dias do parto, mesmo que a mulher não esteja menstruada (é comum a mulher que amamenta não menstruar).

Como tomar a pílula salimette®

A pílula salimette® deve ser tomada todos os dias, sensivelmente à mesma hora, durante 28 dias, após terminar a carteira de salimette® a mulher deve logo começar outra sem fazer pausa.

Efeitos secundários da pílula salimette®: infecção vaginal, cansaço, enjoos, vómitos, acne, perda de cabelo, dor mamária, menstruação irregular, ausência de menstruação, menstruação dolorosa, quisto no ovário, alterações da libido e alterações do peso corporal.
Salimette® (desogestrel 0,075 mg)

Medicamentos que interferem com a pílula salimette®: primidona, fenitoína, carbamazepina, oxcarbazepina, felbamato, fenobarbital, rifampicina, rifabutina, ritonavir, nelfinavir, griseofulvina, carvão medicinal e hipericão (Erva de S. João).

Esquecimento e atraso da pílula salimette®

A pílula salimette® pode perder a sua eficácia se a mulher tiver um atraso superior a 12 horas. Perante um esquecimento de um comprimido de salimette® a mulher deve tomar o comprimido assim que se lembre, manter os comprimidos seguintes e usar preservativo nos 7 dias seguintes.

Fontes bibliográficas
infarmed.pt