Cólicas no bebé

As cólicas do bebé correspondem ao aparecimento de dores súbitas que variam de intensidade em bebés com menos de 4 meses de idade, saudáveis, muito chorosos e agitados. O abdómen apresenta uma distensão pela acumulação de gases e de fezes duras. 

As cólicas são sinal de intolerância digestiva. É uma incapacidade enzimática na decomposição do alimento que provoca espasmos e gases. Normalmente desaparecem aos 3 ou 4 meses de idade. As cólicas também podem ser causadas por má preparação do leite artificial ou por técnica incorreta da mamada (má pega no mamilo). 

Para ultrapassar este problema, na maior parte das vezes, é instituída uma dieta com leite adaptado anti-cólicas, podemos ainda optar por preparações, chás, infusões ou pró-bióticos de acordo com conselho de um profissional de saúde. carlosedgar.com


Perguntas frequentes sobre as colicas do bebé

É normal um bebé ter cólicas?

Sim é, as cólicas no recém-nascido surgem por volta da 2ª ou 3ª semana e desaparecem por volta dos 4 meses. Podem surgir em bebés alimentados com leite artificial ou leite materno.

Porque surgem as cólicas?

As cólicas podem surgir devido à deglutição de ar, má preparação do leite artificial, alterações no intestino ou intolerância do organismo do bebé a certos alimentos.

Como posso aliviar as cólicas num bebé?

As cólicas no bebé podem ser aliviadas com as seguintes estratégias: massagens na barriga, deitar o bebé de barriga para baixo sobre o braço e caminhar pela casa, deitar o bebé após arrotar, evitar que o bebé engula ar durante a mamada e fornecer-lhe infusão de funcho e erva-cidreira ou solução de probióticos (favorecem o trânsito intestinal).

Qual o tratamento mais indicado para as cólicas num recém-nascido?

Os tratamentos mais indicados para as cólicas são os probióticos ou a soluções de plantas (funcho, erva-cidreira e camomila).

O meu bebé mama leite de lata, tem muitas cólicas, devo mudar de leite?

O leite anticólicas (AC) é utilizado em bebés que mamam leite artificial e sofrem de cólicas. Os pais podem optar por um leite anticólicas durante algumas semanas até o sistema digestivo do bebé melhorar. Fale com o seu enfermeiro.

Fontes bibliográficas