-->



Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display

404

We Are Sorry, Page Not Found

Home Page
O exame de papanicolau/ citologia é um teste que permite recolha das células do colo do útero, para posterior observação em laboratório. Este procedimento é simples e indolor.

Qual a importância da citologia?

Permite o diagnóstico precoce de alterações ainda em fase sub-clinica. Tem como objetivo reduzir a mortalidade provocada pelo cancro do colo do útero.

Citologia vaginal

Exame que detecta cerca de 95% dos casos de cancro do colo do útero em estadios precoces. A colheita é feita durante o exame ginecológico e consiste num esfregaço de células do colo do útero que posteriormente é colocado numa lâmina para avaliação microscópica. Um resultado negativo revela que o colo do útero é normal.

Onde realizar uma citologia?

Poderá fazer a citologia no seu médico ou ginecologista.

Como prevenir o cancro do colo do útero?
  • Evitar o início da atividade sexual precoce;
  • Evitar fumar;
  • Evitar ter mais que um parceiro sexual; 
  • Se já teve uma infeção sexualmente transmissível, deve recorrer ao uso de preservativo durante as relações sexuais;
  • Deve ter uma alimentação saudável e praticar exercício;
  • Vacinação contra o Vírus do Papiloma Humano (VPH) carlosedgar.com

Perguntas frequentes sobre citologias

O que é a citologia?

A citologia é um exame ginecológico que permite recolher das células do colo do útero, para posterior observação em laboratório.

O papanicolau é o mesmo que uma citologia?

Sim é o mesmo exame, o papanicolau ou citologia cervical é um exame ginecológico realizado para prevenir o cancro do colo do útero.

Posso prevenir o cancro do colo do útero com as citologias?

Sim, as citologias permitem identificar a presença de células pré-cancerígenas.

Quando devemos fazer uma citologia? Quando se deve fazer a primeira citologia?

A citologia deve ser feita anualmente por rotina ou sempre que a mulher apresente alterações vaginais (corrimento, infeções recorrentes, entre outras). Se a mulher tiver duas citologias, em anos seguidos, normais pode passar a fazer de 3 em 3 anos, se não tiver sintomas. Deve começar a fazer as citologias assim que inicia a vida sexual.

O que pretendemos saber com uma citologia?

A realização de uma citologia pretende identificar precocemente lesões cancerígenas, prevenindo o número de casos de cancro do colo do útero.

Como se faz uma citologia?

O exame é efetuado pelo médico, numa marquesa ginecológica, a mulher deverá estar de pernas abertas para facilitar a introdução de um espéculo e o médico efetua a observação e o esfregaço de células do colo do útero (prefira os espéculos descartáveis). As células removidas são colocadas numa lâmina e é identificada a presença de células alteradas. Todas as mulheres com vida sexual ativa devem fazer citologia.

Onde posso fazer a citologia?

Poderá fazer a citologia no seu médico ou ginecologista.

No dia anterior à realização da citologia posso ter relações sexuais?

Não é aconselhável, a mulher não deverá ter relações sexuais (penetração) 3 dias antes da realização da citologia para não alterar o resultado (inflamações).

Fazer uma citologia dói muito?

Não, a realização de uma citologia é um procedimento indolor, embora seja incomodo pela posição que a mulher tem que adotar para permitir a realização. A mulher deve permanecer calma com os braços estendidos ao longo do tronco para permitir a introdução do espéculo.

Quanto tempo demora o resultado de uma citologia?

Cerca de 1 a 2 semanas.

Como sei se a minha citologia está normal?

Se o resultado der negativo para lesão intraepitelial ou neoplasia maligna (NILM). NILM - Negative for Intraepithelial Lesion and Malignancy

Se a sua citologia estiver alterada pode dar uma lesão de baixo grau (LSIL - lesão escamosa intraepitelial de baixo grau) ou lesão de alto grau (HSIL - lesão escamosa intraepitelial de alto grau).

A citologia pode dar um resultado falso negativo?

Sim pode, o resultado da citologia pode vir alterado se a mulher tiver relações sexuais 3 dias antes da realização, fizer duches vaginais ou se aplicar comprimidos vaginais sem receita médica.



Fontes bibliográficas
O que perguntamos sobre saude - carlos edgar
Saude 24 horas - carlos edgar