Os primeiros dentes

Os primeiros dentes num bebé são motivo de preocupação para os pais. Cada bebé tem o seu ritmo para o rompimento dos dentes, embora haja casos raros de bebés que já nascem com dentes.

O atraso no rompimento não é motivo para preocupação. Os primeiros dentes a romper são os incisivos centrais inferiores, depois rompem os quatro de cima, seguindo-se os dois incisivos laterais de baixo, posteriormente surgem os molares. Por volta dos 3 anos a criança tem a dentição completa, num total de 20 dentes, dentição de leite.

O rompimento: o rompimento dos primeiros dentes, normalmente, é acompanhado de alguns sinais e sintomas tais como: aumento da saliva (mais baba), febrícula (febre), perda de apetite, dor ou desconforto nas gengivas, choro e alteração no padrão do sono. Algumas medidas: massagem da gengiva com gel, anel de borracha (colocado previamente no frigorífico) e aplicação de analgésico ou antipirético.

Os dentes definitivos

Por volta dos 6 anos começa a cair a dentição de leite seguindo o mesmo esquema do rompimento e por volta dos 15 anos o jovem tem a dentição definitiva completa, num total de 32 dentes. carlosedgar.com

Fontes bibliográficas
carlosedgar.com
O que perguntamos sobre saude - carlos edgar
Saude 24 horas - carlos edgar