Tosse, tratar

A tosse é um dos sintomas mais comuns nas doenças respiratórias. A tosse é um mecanismo de defesa do organismo para expulsar dos brônquios substâncias irritantes e estranhas. Alguns alimentos como o sal e os produtos lácteos pioram este sintoma, por outro lado a cebola, o mel, o limão e a cenoura ajudam a aliviar a tosse.


A tosse é uma acção reflexiva destinada a limpar as vias áreas de qualquer substância que impede ou dificulta a respiração. A tosse pode ser produtiva (existência de expectoração e inflamação das vias aéreas) ou seca (irritação das mucosas, provocada por algum agente).

A tosse é um mecanismo de defesa do organismo para expulsar dos brônquios substâncias irritantes e estranhas. Alguns alimentos como o sal e os produtos lácteos pioram este sintoma, por outro lado a cebola, o mel, o limão e a cenoura ajudam a aliviar a tosse.

Descubra algumas medidas para melhorar a tosse:
  • Sumo de limão ou chá com mel;
  • Xarope de cebola (ferva várias cebolas cortadas às rodelas, depois esmague-as até formarem uma pasta, acrescente umas colheres de mel ou açúcar amarelo);
  • Água de cebola (coloque pedaços de cebola em água e açúcar durante algumas horas);
  • Xarope de cenoura (descasque uma cenoura, parta-a aos bocadinhos, coloque os bocados numa taça com açúcar e um pouco de água, deixe reservar durante duas a três horas);
  • Mel (sedativo e antitússico).

Se a tosse subsistir devemos optar por um fármaco (expectorante ou antitússico), após aconselhamento de um profissional de saúde. A tosse com mais de 3 semanas de duração deve levar-nos ao médico pois podemos estar perante uma doença pulmonar. Nos fumadores é comum este tipo de episódios, sendo a melhor estratégia parar de fumar. A tosse é um dos sintomas mais comuns nas doenças respiratórias.

Fontes bibliográficas