Cuidados com pacemaker

Porquê me implantaram um pacemaker

O pacemaker é um dispositivo electrónico que é implantado debaixo da pele junto à clavícula e que vai monitorizando o ritmo cardíaco. Se o coração bater de forma irregular, o pacemaker emite estímulos eléctricos que levam o coração a bater de forma adequada. O pacemaker ajuda o coração a manter o seu ritmo em situações de ritmo muito lento (bradicardias).

Cuidados nas primeiras semanas

Com penso

O penso deve ser mudado de 5 em 5 dias ou sempre que estiver com sinais de sangue (trespassado). Na execução do penso o enfermeiro deve despistar sinais inflamatórios (dor, rubor (vermelhidão) e calor no local).

Sinais precoces de alerta (deve recorrer à equipa que implantou o pacemaker): febre, hemorragias, hematoma ou pisadura, dor no peito prolongada, fadiga ou cansaço. O doente deve usar roupa larga, para evitar a fricção, e avaliar a temperatura todos os dias, à noite, nos primeiros 10 dias.

Actividade física
No primeiro mês devemos restringir a actividade no ombro intervencionado, evitando a elevação do braço acima do ombro, os movimentos bruscos, a carga de objectos pesados (mais de 3 Kg) e proteger a zona da sutura (cosedura). Gradualmente devemos aumentar a actividade física e a sexual. Os desportos com contacto violentos estão contra-indicados.

Actividade profissional
A condução pode ser retomada após 15 dias da implantação e o cinto de segurança não deve fazer pressão na zona do pacemaker. Os aparelhos eléctricos vibratório (berbequins, perfuradoras, entre outros) devem ser evitados, assim como as armas de fogo, dispositivos electromagnéticos e detectores anti-roubo (lojas).

Sinais de alerta tardios: tonturas, dor no peito, cansaço persistente e variações nos batimentos cardíacos.

Notas importantes

  • Deve frequentar as consultas programadas;
  • Deve fazer a medicação prescrita;
  • Deve guardar o cartão do pacemaker;
  • Deve usar o telemóvel do lado contrario ao do pacemaker;
  • Deve avisar a companhia área, se for fazer uma viagem;
  • Se fizer uma ressonância magnética deve avisar que é portador de um pacemaker.
Radiografia com pacemaker e eléctrodos.
Radiografia com pacemaker e eléctrodos.
Fontes bibliográficas

carlosedgar.com
radiopaedia.org