Anticoagulantes

INR

Para que servem os hipocoagulantes?

Os anticoagulantes são medicamentos que impedem o sangue de coagular e formar trombos (coágulos) que podem entupir as veias e artérias, impedindo algumas doenças cardíacas e pulmonares.


Em que situações devemos tomar os hipocoagulantes?

Os anticoagulantes devem ser tomados por indicação médica nalgumas situações tais como: enfarte do coração, AVC, cirurgias cardíacas, trombose, tromboembolismo, próteses cardíacas, embolia pulmonar, fibrilhação auricular e cirurgias ortopédicas.

Quais os efeitos secundários dos anticoagulantes?

Alguns efeitos secundários dos anticoagulantes: hemorragias, manchas negras na pele, perda de cabelo, náuseas, diarreia, alterações do fígado e ereções espontâneas.

Existem medicamentos que interferem com os anticoagulantes?

Sim, como os anti-inflamatórios não esteroides, antiarrítmicos, antidepressivos, antibacterianos, antiagregantes plaquetares, hormonas da tiroide, contracetivos orais, barbitúricos, paracetamol (mais de 4 gr por dia), entre outros.

Que alimentos interferem com os anticoagulantes?

Os alimentos riscos em vitamina K e as bebidas alcoólicas podem interferir com a acção dos medicamentos anticoagulantes devem por isso ser consumidos com moderação, descubra alguns alimentos: feijão seco, brócolos, espinafres, alface, grelos, salsa, couve, couve-flor, grão-de-bico, gema de ovo, fígado, óleo de soja, ervilhas secas, algas, sementes de soja, espinafres, gingko, camomila, gengibre, alho, unha-de-gato, pau-d’arco, nabos, bebidas alcoólicas e pão de trigo. 

Em que situações não devem ser usados os anticoagulantes?

Em doentes com risco ou distúrbios hemorrágicos, ulceras digestivas, insuficiência renal ou do fígado, hipertensão grave, gravidez e hipersensibilidade aos anticoagulantes.

Devo controlar a coagulação? Como posso fazer?

Sim, os fatores de coagulação devem ser controlados periodicamente, pelo menos uma vez por mês, no seu centro de saúde ou no laboratório para ajustar a dose de anticoagulantes. Fale com o seu médico. Vigie as suas fezes.


O que é o INR?

O INR é um indicador internacional que ilustra a razão do tempo de Quick do doente, expresso em segundos, é o tempo padrão (tempo da coagulação). Se o INR é 1, então a coagulação do doente é normal. Quanto maior for a distância de 1 mais hipocoagulado está o doente, menor é a probabilidade de formar trombos e coágulos (sangue está mais fino).

Que valores de INR devo ter?

O intervalo do INR ideal depende da doença, no entanto na maioria das vezes o intervalo situa-se entre o 2 e 3,5. Este intervalo garante que o sangue tem um tempo de coagulação correto, nem muito fino (risco grande de hemorragias) e nem muito grosso (formação de trombos e coágulos que entopem as veias e artérias).

Vou ao dentista posso continuar a tomar os anticoagulantes? E numa cirurgia?

Não, deve falar com o seu médico para parar a medicação e seguir um esquema de mudança antes de ir ao dentista ou fazer uma cirurgia para não ter maior risco de hemorragia. Não esconda do seu dentista que toma anticoagulantes.

Estou com um abcesso num dente. Tomo anticoagulantes, gostaria de saber se posso tomar ibuprofeno?

Não, o ibuprofeno e outros anti-inflamatórios não devem ser tomados pelos doentes hipocoagulados pois aumentam o risco de hemorragias.

Fontes bibliográficas