8 de maio de 2014

Ibuprofeno

Para serve o ibuprofeno?

O ibuprofeno está indicado para tratar as dores ligeiras a moderadas como as dores de cabeça, dores de dentes, dores musculares, traumatismos, contusões, febre e dores menstruais.

Que dosagem devo dar ao meu bebé?

A dosagem correta de ibuprofeno para o bebé entre os 3 e 12 meses (5 a 9 quilos), é de 2,5 ml três vezes ao dia num total de 150 mg, crianças dos 1 aos 3 anos, entre os 10 e 15 quilos, é de 5 ml três vezes ao dia, num total de 400 mg e as crianças entre os 4 e os 6 anos (16 a 20 quilos) é de 7,5 ml três vezes ao dia, num total de 450 mg.

Qual é a dose máxima de ibuprofeno que posso tomar?

A dose máxima de ibuprofeno que o adulto deve tomar é de 2400 mg (4 comprimidos de 600 mg), salvo indicação médica. O ibuprofeno deve ser tomado às refeições para evitar complicações digestivas. Não tome o ibuprofeno mais de 3 dias sem indicação médica.

Ibuprofeno

O ibuprofeno está contraindicado em que situações?

O ibuprofeno está contraindicado nas seguintes situações: hipersensibilidade ao ibuprofeno, doentes com história de hemorragias e ulceras digestivas, doentes com doença do fígado, insuficiência renal, insuficiência cardíaca, doentes com alterações da coagulação, que façam outros anti-inflamatórios e na gravidez (exceto se for por indicação médica).

Quais são os efeitos indesejáveis do ibuprofeno?

Os efeitos indesejáveis do ibuprofeno mais frequentes são: vertigem, dores de cabeça, nervosismo, depressão, insónia, confusão, sonolência, urticária, visão turva, dor abdominal, diarreia, vómitos, obstipação, úlcera gástrica ou duodenal, perfuração, hemorragia gástrica, fezes pretas, gastrite, entre outros. Os doentes que fazem ibuprofeno devem vigiar a coloração das fezes, no caso das fezes terem cor escura, tipo borra do café, devem recorrer ao médico.

Faço tratamento com anticoagulantes posso fazer ibuprofeno quando tenho muitas dores?

Não, o ibuprofeno e outros anti-inflamatórios não esteroides não devem ser tomados por doentes que façam anticoagulantes pois aumentam o risco de hemorragias.

Fontes bibliográficas
carlosedgar.com
O que perguntamos sobre saude - carlos edgar
Saude 24 horas - carlos edgar

59 comentários:

  1. Posso dar o brufen antes dos 6 meses de idade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não o brufen não é aconselhado a crianças com menos de 6 meses, nestas situações pode optar por dar paracetamol ou outro ibuprofeno com indicação para dar mais cedo.
      Nota: A aspirina não deve ser dada a crianças com menos de 12 anos.

      Se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  2. Quando devo tomar o ibuprofeno?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o ibuprofeno deve ser tomada às refeições para evitar problemas de estômago, recomendação para os adultos. Se precisar ando por aqui... as melhoras...

      Eliminar
  3. Bom dia,
    comecei a tomar o Brufen 600 ontem, devido a uma faringite. Hoje fui buscar umas análises de rotina, que apontam valores da ASAT/TGO - 46 e GGT - 81, que nunca tive e presumo que devam estar alterados devido a estar na altura medicada com ilvico, bissolvon e mebocaina, pois estava com gripe.
    Será que posso continuar a tomar o brufen?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      os valores das transaminases estão elevados devido aos medicamentos que tomou foi uma resposta do fígado, realmente foi muita medicação, deve evitar este tipo de associações sem ter indicação médica, em relação ao brufen ponde tomar de preferência às refeições, mas só se tiver muita dor, entretanto deve marcar uma consulta no seu médico para ser reavaliada. Se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  4. Para aliviar a dor após entorse, dor no Tendão de Aquiles, aconselha brufen ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode tomar, até 3 dias, às refeições, repouse e aplique gelo.. se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. O inchaço vai diminuir?

      Eliminar
    3. Olá, sim vai.. se mantiver dor e não conseguir por seu pé no chão fale com sua médica... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Olá, acordei com dor na Garganta, tomar aquelas pastilha que aparece em tv strepfen, faz bem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim ajuda, como tem um agente anti-inflamatório vai melhorar... não se esqueça que deve beber muita água... ando por aqui... as melhoras... :)

      Eliminar
  6. O Brufen 600 é anti-inflamatório?
    Trata inflações?
    E infeções?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é anti-inflamatório e analgésico, trata a dor, mas não as infecções... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Olá... Fui ao hospital porque sentia um desconforto e dor na parte dr baixo da barriga zona da bexiga, e o médico mando tomar brufen 600 de 12h 12h, mas esqueci durante quantos dias, eu axo q percebi 5/6dias será possível? Brufen pode s tomar mais de 3dias? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, com indicação médica pode usar mais de 3 dias, faça às refeições... ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. O meu filho foi operado e devido a estar dois dias deitado de costas, há 3 dias que tem dores de costas, dei-lhe um brufen 600 por dia alternando com ben u ron. Posso continuar a fazer assim até lhe passar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é melhor dar o paracetamol, se ele não melhorar volta ao ibuprofeno, que é muito forte... ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Boa noite.
    O meu filho tem seis anos,está muito constipado. Tenho dado 7,5 de brufen à noite.
    Quantos dias posso dar? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o ideal é não ultrapassar os 3 dias, para a febre e dores é sempre preferível dar paracetamol... espero que ele melhore, ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. ola ando a tomar ibuprofeno 400 mg para pubalgia e hernia inguinal ando faz 11 dias assim continuo com dores mal consigo andar a minha varriga nao para de roncar o que poderei fazer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve procurar seu médico são muitos dias a usar ibuprofeno, é melhor, para ele avaliar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. A minha filha dói lhe a garganta, posso lhe dar brufen 400mg, ela pesa 58 kg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, mas deve optar por lhe dar às refeições para evitar problemas de estômago... ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Boa tarde, estou com a garganta inflamada a cerca de quatro dias, será que posso tomar strepfen e ibuprofeno em conjunto? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não deve pois o strefen tem também um anti-inflamatório, talvez seja melhor o strepsils... beba muita água... ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Boa Noite! Tenho andado com febre e gostaria de saber se posso tomar ibuprofeno e paracetamol em conjunto .
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode usar os dois, mas alternados, e não em conjunto... caso a febre não ceda com o paracetamol, por exemplo... ando por aqui, as melhoras... :)

      Eliminar
  14. A minha mulher toma a pilula, pode tomar brufen ou ben u ron?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode tomar, não corta o efeito... ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. ola o meu pai começou a tomar destes comprimido desde o meio dia e agora esta co umas comixões imparáveis o que deve fazer ?????????????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve procurar seu médico, ando por aqui... :)

      Eliminar
  16. Tomei brufen 600 durante 3 dias há uma semana. Agora estou com uma situação em q me voltaram a indicadar Brufen e dias..mas nao disse ao medico q tinha tomado há 1 semana. Será qpode fazer muito mal? Hoje é o segundo dia e agora estou muito ansiosa a pensar q pode provocar alguma hemorragia no organismo ou fazer mal ao coração. Ajude.me pff

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve seguir as indicações de seu médico, apesar de ter usado os riscos são baixos, pois foram somente 3 dias, para a próxima fale logo que tomou, é melhor... ando por aqui... :)

      Eliminar
  17. Olá peso cerca de 60 kg e tenho 16 anos , que brufen devo tomar ? 400 ou 600 ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o 400, duas a três vezes ao dia às refeições, não deve abusar, não se deve usar mais de 2 ou 3 dias... ando por aqui... :)

      Eliminar
  18. olá, tenho calcificação no ombro, e recomendaram-me brufen 600, 2id, por 5 dias. Sou hipertensa, controlada, mas ao 2ºdia senti-me mal e vi que a tensão arterial estava baixa.Deixei de tomar. Será que é perigoso, uma vez que já li que brufen é contra-indicado para cardíacos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, foi seu médico que indicou? Como é um tratamento de curta duração poderia tomar, deve seguir suas indicações, ando por aqui... :)

      Eliminar
  19. Fiz s**** sem p**** e depois tomei ibuprofeno.posso ficar gravida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, ele não funciona como contraceptivo de emergência, ando por aqui... :)

      Eliminar
  20. A minha mãe foi internada e viram que tinha um bocadinho líquido no pulmão e também no coração.. mas não descobriram o que provocou isso. A médica disse que poderá ter sido uma virose porque ela no início do internamento tinha os valores de infecção muito altos e depois quando lhe deram alta os valores baixaram quase para o normal. E ela já quando estava no hospital queixava se de uma dor no lado esquerdo das costas.. mas a medida mandou lhe pra casa na mesma com a dor só disse que tomasse Brufen se a dor fosse muito forte.. só que a minha mãe quer sempre tomar o Brufen. O benuron não lhe faz efeito nenhum

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, e está à muito tempo a fazer ibuprofeno? Acha que ela tem febre, por exemplo quando atrasa ou não dá o ibuprofeno... tem cansaço ou falta de ar? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  21. Quando esteve no hospital teve a tomar Brufen os últimos três dias depois veio para casa e continuou a tomar. Há uns seis dias que tá a tomar, mas ontem só lhe dei a noite durante o dia não tomou. E não tem febre nesse tempo e as vezes passam as 8 horas da toma do Brufen e não tem febre. Mas parece que está mais cansada, ela gostava tanto sair e agora só quer estar em casa. O Brufen a minha mãe diz que alivia a dor mas não passa completamente. A médica disse que como era pouco líquido no pulmão que o próprio organismo o ia absorver. E a médica só disse pra ela voltar às urgências se tivesse febre.. mas não sei tenho medo..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, siga então suas indicações e continue avaliando a temperatura para ver se aumenta... ando por aqui... ela que beba água... :)

      Eliminar
  22. Mas acha que é grave aquilo que a minha mãe tem? E que ela nem parece a mesma..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, por vezes os internamentos podem nos deixar mais debilitados... fracos, pela mudança e pela própria doença... ando por aqui... :)

      Eliminar
  23. Boa tarde.apareceu me um alto no pescoco do lado direito nem conseguia mexer a cabeça. Como tive a cerca de 1 mês laringite e tomei antibiótico não me parece tenha ligação. Não me dói a garganta e qd apareceu o alto no pescoco tive 38.5 febre.tomei ibuprofeno de 6 em 6h a febre não voltou e a dor tb diminui. Estou tomando há 2 dias posso tomar 5 dias e então se não passar ir ao médico?obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, deve falar com seu médico, para ele avaliar, é melhor... ando por aqui... :)

      Eliminar
  24. Boa noite Dr Carlos! Tive dores musculares e nas articulações, tomei um comprimido de naproxeno 500mg e o meu medico receitou para eu tomar por 5 dias o Mioflex A a cada 8h. Algum desses remédios corta o efeito da minha pílula anticoncepcional yaz? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não cortam, siga suas recomendações e as melhoras... ando por aqui... :)

      Eliminar
  25. Furei o nariz e coloquei um piercing, me indicaram ibuprofeno 600 3 vezes ao dia para que não aja infecção, isso de fato é vdd?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, ele não conseguir prevenir a infecção, apenas a inflamação e analgésico, que é comum e natural quando temos um ferimento, ando por aqui... :)

      Eliminar
  26. sou hipertenso tomo losartana de 50 cedo e 50mg anoite
    estou com dor na minha costela devido a um acidente de carro que sofri
    mais tirei raio x e nao tive nenhuma fratura (o acidente aconteceu dia 17 de julho)
    tomei um remedio q o medico receito por 5 dias mais depois continuou doendo mais ai n tomei mais nada só que ai por esses dias parou de doer ai voltei a fazer atividades fisicas so q ontem, veio uma dor muito forte ai comprei ibuprofeno de 600 e ja tomei 3 comprimidos ai esta melhorando posso tomar por quanto tempo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, normalmente não se sugere o uso de mais de 3 dias sem indicação médica, devendo ser feito após a refeição, foi o ibuprofeno que tomou antes... ando por aqui... :)

      Eliminar
  27. Oi meu esposo está com crise de hernia de disco e tem gordura no figado ele pode tomar o de brufen? De quantas em quantas horas??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, para tratar a crise? Já teve antes? Deve precisar de avaliação médica, pois pode não ser suficiente o ibuprofeno... ando por aqui... :)

      Eliminar
  28. Primeiro, parabéns pela atenção dispensada a todos que buscam orientações, pois vejo que és muito atencioso. O meu caso é o seguinte: Tomo 1 comprimido de ibuprofeno 600mg ao dia, pois tenho dores nas costas que irradiam para a cabeça, tenho protusões e abaulamentos da cervical e lombar, gosto de correr, pedalar e nadar, não gostaria de parar e me sinto muito bem fazendo uso deste medicamento, assim posso fazer uso contínuo - somente 1 comprimido ao dia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não é aconselhável fazer dessa forma sem indicação de seu médico, existem outros medicamentos que pode usar, mas tanto dias seguidos é melhor mesmo falar com seu médico... ando por aqui... obrigado por visitar o blog... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.