Avançar para o conteúdo principal

Prevenção do cancro - autoexames

O Código Europeu contra o Cancro recomenda que se façam observações minuciosas e periódicas para detectarmos precocemente alterações sugestivas de neoplasias (tumores). Os tumores detectados precocemente têm uma elevada taxa de cura. Podemos efectuar autoexames à boca, expetoração, fezes, mama, pele, vulva, testículos, intestino, estômago, colo do útero, entre outros.

Boca

O cancro da boca e da faringe representam cerca de 7% do total de tumores malignos diagnosticados em Portugal, as suas causas são o álcool, o tabaco e a deficiente higiene oral. A melhor forma de prevenir esta ocorrência é fazer autoexame da boca. Como fazer: observar os lábios (exterior e interiormente), as gengivas, o interior das bochechas, a garganta, o palato (céu da boca) e a língua. Faça a palpação ao rosto e pescoço (procurando nódulos). Faça uma higiene oral correcta e visitas regulares ao dentista. Perante alguma alteração devemos recorrer ao médico ou dentista.

Colo do útero

A citologia ou teste de Papanicolau é um exame que detecta cerca de 95% dos casos de cancro do colo do útero em estadios precoces. A colheita é feita durante o exame ginecológico e consiste num esfregaço de células do colo do útero que posteriormente é colocado numa lâmina para avaliação microscópica. Um resultado negativo revela que o colo do útero é normal. O cancro do colo do útero é provocado pelo vírus papiloma humano e pode ser prevenido através da vacinação e da citologia anual. A observação ginecologia e o exame citológico permitem ainda a detecção de inflamações, infecções, verrugas, condilomas e alterações do canal vaginal.

Expetoração

A expetoração é uma mistura de mucosidade, desperdícios e células produzida pelas vias respiratórias. Esta produção acontece quando ocorre uma irritação, infecção ou inflamação das vias aéreas. A vigilância da expetoração é importante e o seu aspecto ajuda o diagnóstico médico. A expetoração amarela, verde ou parda, revela uma infecção bacteriana. A expetoração transparente, branca ou aquosa, indica a presença de um vírus, de uma alergia ou de uma substância irritante. Se a expetoração for raiada de sangue ou tiver presença de sangue deve falar com o seu médico pois poderá estar com uma infecção pulmonar.

Fezes

As fezes são o resultado da digestão dos alimentos e podem indicar se o nosso sistema digestivo tem alterações, assim sempre que for à casa de banho deve observar o aspecto das fezes. As fezes podem ter várias colorações, no entanto se notar sangue vivo nas fezes ou as fezes forem da cor da borra do café deve falar com o seu médico (se as fezes forem da cor da borra do café deite um pouco de água oxigenada e se ferver provavelmente as suas fezes têm sangue). Os utentes que tomem suplementos de ferro ficam com as fezes negras.

Pesquisa oculta de sangue nas fezes

A pesquisa de sangue oculto nas fezes tem como objectivo detectar causas de anemia, emagrecimento súbito, confirmar presença de sangue (quando as fezes são tipo borra de café), presença de pólipos, neoplasias gastrointestinais, úlceras gastroduodenais e auxiliar o diagnóstico de doença de Crohn ou colite ulcerosa. A recolha deve ser feita em três dias seguidos, para três recipientes diferentes (cedidos pelo laboratório) e o resultado pode ser negativo ou positivo, o resultado dará ausência ou presença em cada uma das amostras recolhidas.
Kit de pesquisa de sangue oculto nas fezes
Kit de pesquisa de sangue oculto nas fezes

Mama

Faça o autoexame da mama uma semana após a menstruação. Observe as duas mamas, em frente ao espelho, com os braços levantados e com eles atrás das costas. Divida as mamas em partes iguais e palpe as mamas em pé e deitada. Se sair algum líquido pelo mamilo ou notar alguma alteração consulte o seu médico ou enfermeiro de família. Se não tiver menstruação escolha um dia fixo para efectuar a palpação.

Pele

A pele deve ser vigiada e termos especial atenção aos sinais. Os sinais podem revelar alterações que nos deixem alertas como por exemplo: mudança de cor, sinais vermelhos, brancos, azuis ou pretos, sinais com mais de 6 mm, com bordos irregulares ou aumento súbito do tamanho.

O melanoma é uma forma grave de cancro da pele que afecta os melanócitos, que são as células que dão cor à pele. A sua origem pode ser hereditária, mas na grande maioria das vezes é ambiental, como resultado da exposição solar sem protecção. Os sintomas são a mudança de alterações de sinais (cor, tamanho, forma, ardor ou dor). Para prevenir a ocorrência do melanoma devemos evitar a exposição solar no período de maior intensidade (entre 11 e as 16 horas), utilizar protector solar, chapéu, óculos de sol e roupa de algodão leve.

Cuidados com o sol: não se exponha ao sol entre as 11 e 16 horas, use protectores solares de elevados índices de protecção, aplique protector 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol, mantenha-se à sombra dos guarda-sóis, use boinas e roupas de algodão, em dias nublados aplique protector, se tiver varizes ou problemas venosos deve evitar a exposição das suas pernas ao sol, use protectores solares nas crianças de elevado índice de protecção (40 ou 50), em dias de grande calor os idosos não devem ir à praia, aumente a ingestão de líquidos, evite bebidas alcoólicas, gaseificadas ou com cafeína, em viagens de automóvel, sem ar condicionado, abre os vidros e ingira líquidos.

Após a exposição solar, com protector solar, é necessário hidratar a pele para minorar os efeitos da exposição prolongada. Os cremes e loções after-sun (depois do sol) revelam uma sensação refrescante e calmante, evitam a descamação da pele e prolongam o bronzeado. Estes produtos possuem propriedades calmantes, anti-inflamatórias, hidratantes e suavizantes, aliviam o ardor, reduzem o eritema, previnem o envelhecimento e regeneram a pele. Aplique a loção após banho de água tépida (morna). Os auto-bronzeadores tingem a pele mudando a sua cor e não confere protecção contra os raios ultravioleta (UVA e UVB), antes de se expor ao sol aplique protector solar.

As crianças e o sol

As crianças até aos 3 anos têm a pele mais fina e frágil, deve-se por isso ter cuidados adicionais. Alguns conselhos: prefira um protector de elevado factor (40 ou 50) de origem mineral e que proteja dos raios UVA e UVB (ultravioleta), evite a exposição solar dos bebés até aos 12 meses (1 ano), instale-se à sombra se levar as crianças para a praia (crianças até aos 3 anos), evite a exposição directa entre as 11 e 16 horas, vista as crianças com t-shirts opacas, chapéus de abas e forneça muitos líquidos para evitar a desidratação.
Protetor solar crianças
Protetor solar crianças
Vulva

A vulva são os órgãos genitais externos da mulher e o seu autoexame deve ser efectuado mensalmente. Comece por sentar-se de pernas abertas e com a ajuda de um espelho observe as virilhas, os grandes e pequenos lábios, o meato, o clítoris e a vagina. A pele entre a vagina e o ânus também deve ser observada. Deve estar atenta a nódulos, tumefações, sinais ou marcas que mudem de cor ou tamanho, verrugas, ardor a urinar e dor. Se descobrir algum destes sinais fale com o seu médico ou enfermeiro de família.

Testículo

O autoexame do testículo é a forma mais eficaz de prevenir o cancro do testículo. O autoexame deve ser feito uma vez por mês, sempre depois de um banho quente e deve procurar alterações no tamanho, dor imprecisa nas virilhas, vigiar o aspecto da urina, presença de líquido no escroto (saco que envolve os testículos), dor, desconforto ou sensação de peso no escroto. Para fazer o autoexame coloque-se em pé em frente ao espelho, verifique a existência de alterações na pele do escroto, examine cada testículo com as duas mãos. Revolva o testículo entre os dedos. Ao efectuar este procedimento não deve sentir dor e se um dos testículos lhe parecer ligeiramente maior não se assuste, é normal. Alguns sinais de alerta: problemas urinários, dificuldade em iniciar ou parar o fluxo de urina, incapacidade de urinar, necessidade frequente de urinar, principalmente à noite, fluxo de urina fraco ou intermitente, dor ou ardor durante a micção, dificuldade em ter uma erecção, sangue na urina ou no sémen e dor frequente na zona inferior das costas, nas ancas ou na zona superior das coxas.

Fontes bibliográficas

Comentários

  1. Bom dia. Na minha ultima visita à genecologista, esta indicou-me ter condilomas.
    O que são? Como se transmitem? Quais os perigos?
    Atenciosamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      os condilomas são verrugas genitais são uma doença sexualmente transmissível (DST) que se caracteriza pela formação de verrugas nos genitais e períneo, conhecidas popularmente como crista de galo ou jacaré.

      Os condilomas são causados pelo vírus HPV (responsável pelo cancro colo do útero). A transmissão do vírus é sobretudo na relação sexual, mesmo que não haja penetração.
      O tratamento cinge-se à aplicação de produtos para queimar, cerca de 20% dos casos de verrugas acabam por desaparecer. Sugiro que faça a auto-observação da vulva se notar um aumento no número marque uma consulta com a sua médica. Se precisar ando por aqui....

      Eliminar
  2. Boa tarde, estou um pouco preocupada com a saúde da minha mãe. Desde há algumas semanas tem tido de manhã expectoração com sangue acompanhada de rouquidão e uma impressão na zona das costas correspondente aos pulmões.Fez análises onde apareceram as plaquetas baixas e a hemoglobina alta. Já foi ao médico, mas ele não deu importancia. Será grave, o que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Esta presença de sangue na expectoração de manhã é normal pois tem rouquidão e a garganta irritada o que faz com que surja sangue em pouca quantidade. Aconselho que tome algumas medidas para aliviar a irritação da garganta, se após estas medidas continuar com rouquidão e sangue na expectoração terá que consultar novamente o médico.

      Algumas medidas: chupar pastilhas ou rebuçados para a tosse, fazer nebulizações com vapor de água, fazer gargarejos com água morna salgada, beber chá de camomila, diluir um pouco de sumo de limão em meio copo de água e beber, humidificar o ar do seu quarto de dormir (vapor de água), aumentar o consumo de líquidos, desobstruir o nariz, agasalhar a garganta, mudar de escova de dentes e tomar vitamina C (citrinos). Se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  3. boa noite, tenho estado a pesquisar e penso estar doente! sou fumador( a tentar deixar de fumar)e ha cerca de semana e meia comecei a ganhar gosma na garganta a qual tenho tido muitas dificuldades em deitar fora, nao tenho ligado muito visto que tenho sinosite, mas como nao passou decidi pesquisar e fiquei assutado, pois existe um sintoma ou outro que sinto mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a gosma na garganta pode estar relacionada com a sinusite, se está com algum receio, deve parar de fumar e ter uma consulta com o seu dentista ou médico.
      Não tenha receio de dar estes passos. Se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  4. Tenho especturação amarelo muito intenso... anteriormente tive especturação espessa e esverdeada. Quando estava a melhorar, apareceu-me esta amarela (amarelo girassol). A que se pode dever? e o que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se tinha expectoração verde era sinal que tinha uma infecção bacteriana, como a passou a ter amarela, revela que está melhor e que o seu organismo conseguiu debelar a infecção ou colónia de bactérias que estavam a causar... não se preocupe, hidrate-se bem, como muita fruta, sopa e chá. Se não melhorar dentro de 4 a 5 dias fale com o seu médico... Se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  5. Boa tarde,
    Tive uma virose e tive febre de 3ªfeira a sábado. De momento já não tenho febre, mas continuo com muita, muita tosse (tosse seca). Hoje quando me levantei reparei que a expectoração tinha um pouquinho de sangue. De momento já não vejo sangue nenhum, mas também tenho muito pouca expectoração. Devo preocupar-me com esta situação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não deve ficar preocupada, nestas situações de tosse seca por vezes há traumatismo e demasiado esforço que pode levar à saída de sangue vivo da árvore bronquica (pulmões), deve permanecer alerta... as melhoras... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  6. Tenho especturação amarelo muito intenso... anteriormente tive especturação espessa e esverdeada. Quando estava a melhorar, apareceu-me esta amarela (amarelo girassol). A que se pode dever? e o que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se tinha expectoração verde era sinal que tinha uma infecção bacteriana, como a passou a ter amarela, revela que está melhor e que o seu organismo conseguiu debelar a infecção ou colónia de bactérias que estavam a causar... não se preocupe, hidrate-se bem, como muita fruta, sopa e chá. Se não melhorar dentro de 4 a 5 dias fale com o seu médico... Se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  7. Olá minha dúvida é? Tomei o anticoncepcional em Maio...Só que era para iniciar outra cartela..E não iniciei tive relação sexual duas vezes com preservativo era para ter descido dia 9 de Junho.Mestruei 12 de Maio..E até agora não desceu..Será porque estou ansiosa,ou a pílula interferiu..no ciclo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como teve relações com preservativo se protegeram... é normal atrasar depois de parar a pílula... ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Olá, minha menstruação está atrasada a mais ou menos 11 dias e vou fazer o teste de farmácia (Clearblue), está dentro do período indicado pra fazer o teste?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim está... pode fazer... se precisar de ajuda ando por aqui... :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Este artigo reflete informação educativa e opinião pessoal, não substituindo aconselhamento médico, nutricional ou profissional de saúde.

🔒 Privacidade:
Evite partilhar nos comentários dados pessoais ou situações íntimas — a sua privacidade é importante.

👉 Descubra os suplementos Soldiers Nutrition e ajude a manter este projeto independente.

Obrigado pela confiança 💙

Posts Mais Lidos

Sibilla® (dienogest 2 mg + etinilestradiol 0,030 mg)

Sibilla® (dienogest 2 mg + etinilestradiol 0,030 mg) A pilula sibilla® é um anticoncecional hormonal combinado que tem na sua composição hormonas estrogénicas (etinilestradiol) e progestagénicas (dienogest). A pilula sibilla® tem como função a prevenção da gravidez através da ação das suas hormonas levando o corpo a impedir a libertação do óvulo todos os meses, torna o muco cervical mais espesso e impedem a instalação do ovo no interior do útero. Composição de sibilla® A pilula sibilla® tem a seguinte composição:  dienogest 2 mg e etinilestradiol 0,030 mg. Núcleo do comprimido: lactose mono-hidratada, amido de milho, talco, hipromelose tipo 2910, polacrilina potassica e estearato de magnésio. Revestimento do comprimido: álcool polivinilico, dióxido de titânio (E171), macrogol 3350 e talco. Como tomar a pilula sibilla® A pilula sibilla® deve ser tomada todos os dias, à mesma hora durante 21 comprimidos, seguindo-se uma pausa de 7 dias, durante a semana de de...

Nomes das pílulas portuguesas - pílulas de marca vrs genéricas

Neste post dividi as pílulas que estão neste momento a ser comercializadas em Portugal por grupos, por composição e dosagem. Para cada grupo coloquei a pílula de marca, a que tem o primeiro registo no Infarmed e à frente as genéricas. Espero ajudar... Marcas de pílulas portuguesas - pílulas de marca vrs genéricas Pílulas hormonais combinadas Pílulas triciclicas triquilar , tri-gynera , trinordiol e tri-minulet   (sem genérico) Pílulas com drospirenona Composição etinilestradiol 0,03 mg + drospirenona 3 mg yasmin - aranka , drosure , drosianne , drospirenona + etinilestradiol aurovitas, drospirenona + etinilestradiol mylan e drospirenona + etinilestradiol generis, drosurall e sidreta . Composição etinilestradiol 0,02 mg + drospirenona 3 mg yaz - betroa , daylette , dioz , drosdiol , droseffik e drospirenona + etinilestradiol generis. yasminelle - arankelle , drosianelle e sidretella . Pílulas com desogestrel Comp...

Porque os Meus Avós Estão a Tomar Creatina? Benefícios Reais da Creatina na Saúde

Descubra a Creatina Soldiers e apoie o Blog Sim é verdade, no fim de semana descobri que os meus avós estão tomando creatina, estão usando suplementos de creatina porque nas tele vendas falaram que era o ultimo grito para melhorar a memória, força muscular e apoiar seu envelhecimento. Da força muscular à memória : como um suplemento simples pode apoiar um envelhecimento mais saudável, foi o que fui pesquisar... vejam o que apurei... Introdução – O Problema Silencioso do Envelhecimento Ativo Quando se fala em creatina, muitas pessoas pensam imediatamente em ginásios, culturismo ou atletas profissionais. Por isso, causa estranheza quando alguém diz:           - “A minha avó começou a tomar creatina.” A reação é quase sempre a mesma: surpresa, desconfiança e até algum receio. No entanto, o envelhecimento traz desafios reais e progressivos: perda de força muscular; fadiga mais frequente; maior risco de quedas; recuperação mais lenta; declínio cognitivo gradual...

Magnésio Glicinato: O Guia Completo para Vencer a Ansiedade e a Insónia

Pois é as pergunta para o meu email continuam chegando, sabia que há muitos tipos de magnésio? Me diga Carlos o que devo tomar? Para a Ansiedade ? No mercado fomos inundados por diferentes tipos de magnésio, como: glicinato citrato óxido dimalato treonato Como viu há muitas variedade, cada um com sua apresentação e com suas indicações, no quadro em baixo irei fazer um resumo e brevemente, no blog, publicarei mais posts... :) v amos falar no primeiro - magnésio glicinato Magnésio Glicinato: O Segredo da Calma e do Sono Profundo que o seu Corpo Pede Sente-se constantemente cansado, com dificuldade em relaxar ao final do dia ou a lutar contra uma ansiedade que parece não ter fim? Se a resposta for sim, talvez o problema não esteja na sua rotina, mas sim num mineral essencial que o seu corpo pode estar a negligenciar: o magnésio . O magnésio é um dos minerais mais cruciais para a nossa saúde, participando em mais de 300 reações bioquímicas no organismo. No entanto, a deficiência é comum...

Ômega 3: Os Melhores Peixes para Proteger o Coração e o Cérebro

  Sabia que pequenos hábitos alimentares podem proteger o coração, o cérebro e o bem-estar emocional? Introdução – O problema silencioso da alimentação moderna Vivemos numa era em que a alimentação é rápida, prática… e na maioria das vezes pobre em nutrientes essenciais. O stress, a ansiedade, a inflamação crónica e as doenças cardiovasculares tornaram-se comuns, não por falta de medicamentos, mas muitas vezes por desequilíbrios alimentares prolongados. Um dos nutrientes mais negligenciados é o ômega 3 . Apesar de amplamente estudado e recomendado, continua ausente da alimentação de muitas pessoas. A boa notícia? A solução é simples, natural e acessível: incluir peixe rico em ômega 3 na alimentação semanal. Neste post explico, de forma clara e prática, porque o ômega 3 é essencial, quais os peixes que mais o fornecem e como os integrar no dia a dia, com receitas simples e saudáveis. O que é o ômega 3 e porque é essencial para o organismo O ômega 3 é um tipo de gordura saudável...