Teste do pezinho

O que é o teste do pezinho?

O teste do pezinho ou diagnóstico precoce é um teste efetuado ao recém-nascido, que consiste na recolha de uma amostra de sangue colhida após picada no pé, para descobrir a presença de algumas doenças genéticas e do metabolismo.

Como se faz o teste do pezinho?

O teste do pezinho é feito na sua unidade de saúde ou maternidade entre o 3° e o 6° dia de vida e consiste na recolha de sangue, normalmente do pé do bebé, que é colocado num impresso para ser rastreado no centro de genética (o impresso é enviado por correio).

Como sei o resultado do teste do pezinho?

Para saber o resultado deve solicitar o código do impresso onde é colocada a colheita, visitar a página na internet do diagnóstico precoce ou teste do pezinho, inserir o código e obter o resultado, que demora em média 15 dias a ser facultado. Por motivos económicos os pais não são contatados, exceto se houver alguma alteração ou a colheita for insuficiente.

Que doenças são rastreadas no teste do pezinho?

Em Portugal o teste do pezinho ou diagnóstico precoce rastreia mais de 25 doenças, algumas doenças rastreadas: hipotiroidismo congénito, doenças hereditárias do metabolismo (fenilcetonúria), acidúrias orgânicas e doenças hereditárias da ß-oxidação mitocondrial dos ácidos gordos.

Fontes bibliográficas