Aumento de peso do bebé

O desenvolvimento do lactente

0 – 4/ 6 meses

O leite materno é o melhor para o seu bebé. O leite materno protege-o de infeções, alergias e de muitas doenças. Para a mãe é mais económico, vantajoso e estabelece enormes laços afetivos. 

As fórmulas de leite artificial destinam-se a substituir o leite materno quando as mães não amamentam. Uma boa alimentação materna é importante para a produção e manutenção do leite materno. Quando a mãe introduz um suplemento, pode estar a causar um efeito negativo no aleitamento materno. É muito importante seguir as recomendações de um profissional de saúde, preparar as fórmulas de acordo com as normas (saiba mais) e ter em atenção aos custos financeiros. 

Após o nascimento o bebé perde 5 a 10% do seu peso, perda fisiológica (adaptação à vida extrauterina), que é recuperado após 8 a 10 dias. Nos primeiros seis meses de vida o bebé aumenta, em média, cerca de 20 gr por dia.

4/6 – 12 meses

Esta é uma fase muito importante para o bebé. Se ele já tem controlo da cabeça e do pescoço e não está a fazer amamentação exclusiva, então ele está preparado e pode começar gradualmente a introduzir os primeiros alimentos sólidos. Se ainda está a amamentar e não vai trabalhar ou quer continuar (contacte o consultório para saber mais) pode manter a amamentação em exclusivo até aos 6 meses. Se já iniciou leite para lactentes aos 6 meses pode passar para um leite de transição (leite 2). 

Para evitar alergias deve introduzir um novo alimento gradualmente.

No segundo semestre o bebé aumenta cerca de 15 gr por dia, aos 6 meses dobra o seu peso e no primeiro ano de vida aumenta 25 cm. Aos 4 – 5 meses tem capacidade de engolir e aos 6 – 8 meses tem capacidade de agarrar objetos e dirigir os alimentos com a mão para a boca. 

Nota: não há vantagens em iniciar a diversificação alimentar antes dos 4 meses.

Fontes bibliográficas