A diarreia é uma doença ou sintomas que se caracteriza pelo aumento diário e súbito das dejeções, acompanhado por uma alteração na sua consistência, as fezes ficam mais moles e líquidas. As causas mais comuns para o surgimento da diarreia são as infeções por vírus (gastroenterite, rotavírus), as bactérias, parasitas, intoxicações alimentares, alergia alimentares, reações a medicamentos (antibióticos), entre outras.
Complicações da diarreia
A principal complicação da diarreia é a desidratação acompanhada pela perda de nutrientes.
Como tratar um episódio de diarreia
Perante um episódio de diarreia, sem outros sintomas associados, devemos tomar algumas medidas para repor líquidos, nutrientes, parar o numero elevado de dejecções e tornar as fezes mais sólidas. Para conseguir estes objectivos descubra algumas medidas.
10 medidas para tratar uma diarreia
Medida 1 - evitar os laticínios
Medida 2 - evitar os alimentos gordurosos e gorduras
Medida 3 - avaliar a temperatura
Medida 4 - beber uma infusão de chá preto com açúcar
Medida 5 - beber outras bebidas com cafeína
Medida 6 - comer uma maçã oxidada
Medida 7 - enriquecer a sua dieta com cereais integrais, purés de arroz, cenoura, legumes cozidos, gelatina, fruta (banana, maçã, figo, marmelo, uva e pera), água, grelhados e caldo de arroz.
Medida 8 - fazer soluções de hidratação (1 litro de água juntar uma colher de açúcar, uma colher de sal e sumo de laranja ou limão; uma colher de chá de sal e quatro colheres de chá de açúcar em 1 litro de água) ou adquirir na farmácia sais de reidratação
Medida 9 - evitar os seguintes alimentos: manteiga, chocolate, legumes crus, laranja, ameixa, frituras, refogados e refeições pré-feitas.
Medida 10 - não tomar medicamentos sem indicação de um profissional de saúde
Quando devemos recorrer aos serviços de saúde?
Perante alguns sinais e nalgumas situações devemos recorrer aos serviços de saúde, tais como:
- gravidez
- crianças com menos 3 anos
- idosos
- numa recusa alimentar
- vómitos persistentes
- fontanelas (moleirinhas) deprimidas na criança
- perda de elasticidade da pele
- língua seca
- diarreia com sangue ou pus
- distensão abdominal
- olhos encovados
- boca seca ou pouca urina
- prostração
- perda de peso acentuada
- febre elevada (mais de 39º C)
Fontes bibliográficas

Boa tarde!
ResponderEliminarNo domingo tomei a pílula na hora certa mas logo a seguir tive diarreia tendo a ver com o jantar. Depois disso tive relações sexuais desprotegidas mas com coito interrompido. Ontem acabei o último comprimido. Será melhor tomar a pílula do dia seguinte? Poderei engravidar?
Olá,
Eliminarjá não vai a tempo, se a diarreia acontecer nas 4 horas seguintes à tom do comprimido, devia fazer outro comprimido, como não o fez tem riscos de gravidez, deve se proteger... até ao 7° comprimido da próxima cartela, se precisar ando por aqui... :)
.Mas ainda estou dentro das 72h, visto que foi domingo as 20h. Poderei tomar a pílula do dia seguinte? Ou já não vale a pena?
EliminarOk, nesse caso ainda vai a tempo de tomar, se precisar ando por aqui... pode ter alterações menstruais por tomar a pilula do dia seguinte... se precisar ando por aqui... :)
EliminarVou tomar de seguida então! Tenho de Usar proteção até ao 7o comprimido à mesma?
EliminarOi, teoricamente não precisa, pois ao tomar a pilula do dia seguinte não tem riscos, mas eu aconselho... se precisar ando por aqui... boa sorte.. :)
Eliminar