As mulheres devem fazer citologias ou papanicolau regularmente com o objetivo de avaliar a forma das células do colo do útero e o seu desenvolvimento. As células do colo do útero podem apresentar diversas alterações, fruto da acção de vírus e inflamações constantes, estas transformação devem ser identificadas precocemente para prevenir a ocorrência de cancros no colo do útero.
A citologia deve ser realizada, idealmente, de dois em dois anos, podendo ser feita anualmente de acordo com o critério médico.
Alterações na citologia
As alterações no resultado da citologia podem revelar inflamações, infecções e até lesões cancerígenas, mediante o resultado a mulher deve fazer o tratamento, seguimentos seguintes ou mesmo ser encaminhada para consulta de ginecologia mais diferenciada, onde seja necessário efectuar colposcopia.
A colposcopia
A colposcopia é um exame que permite a observação das células do colo do útero, através de um colposcópio, aparelho que permite obter imagens ampliadas das células uterina. É um exame que dura cerca de 15 a 20 minutos e é indolor. É uma observação efetuada com a mulher em posição ginecológica e durante o exame a mulher pode ter que fazer ou coloração das células com solução iodada (Teste de Schiller), biópsia (extracção de células para análise), cauteterização e laser nas células para eliminar células pré-cancerígenas.
A colposcopia pode ser realizada por outros motivos, tais como:
- hemorragias vaginais descontroladas
- outras alterações ginecológicas de causa desconhecidas ou recorrentes
Riscos e efeitos secundários da colposcopia
Durante o exame a mulher pode sentir um ligeiro ardor (aplicação de soluções de coloração) ou sensação de picada (biópsia), após o exames, até 3 a 4 dias notar hemorragias, corrimento castanho ou marrom, dor abdominal e em situações muitos raras infecção genital.
Fontes bibliográficas
Doutor,
ResponderEliminarFiz colposcopia com biopsia e no dia seguinte comecei a ter leves sangramentos marrom e vermelho claro. Já estou no terceiro dia e ainda sinto cólicas. Ao ir no banheiro, saiu um pedaço parecido com "carne".
É normal?
Minha menstruação está prevista para 22/10.
Obrigada!
Ola, me parecem efeitos que resultaram do procedimento... deve seguir as indicações de seu médico... ando por aqui... :)
EliminarBom dia Dr. Minha namorada fez dois exames de preventivas e nos dois vieram constando (ASC-US) e o médico recomendou fazer uma colposcopia. Durante a colposcopia, a médica falou que o colo do útero dela estava perfeito, só que final do canal dela estava fechado e que só conseguiria um resultado mais exato se fizesse uma cirurgia de conizaçao pra retirada de um pedaço desse canal. O detalhe é que esse processo é bem complexo e pode ser que ela faça isso e não conste nada como a médica disse. Minha namorada nunca teve doença nem nada, nunca teve gestação. Será mesmo que essa cirurgia é o único método para ver se tem algum problema ou nao, já que essa cirurgia tbm pode mudar mta coisa no organismo dela. O detalhe é que desde a primeira preventiva dela, ela nunca sentiu nada e nunca teve anormalidades nas partes íntimas. Fico no aguardo.
ResponderEliminarOlá, pois a única coisa que posso dizer é que devem confiar em vossa médica... podem consultar outra para ouvir um segunda opinião, ando por aqui... :)
Eliminar