A diferença de yaz® 24 e yaz® 28

O anticoncepcional yaz® é um medicamento hormonal indicado na prevenção da gravidez, que tem, em cada comprimido, a seguinte composição hormonal 3 mg de drospirenona e 0,02 mg de etinilestradiol.
Cartela de yaz® de 28 comprimidos
Cartela de yaz® de 28 comprimidos


anticoncepcional yaz® deve ser tomado todos os dias, sensivelmente à mesma hora, durante 24 ou 28 dias, dependendo da apresentação comercial de yaz®. O anticoncepcional yaz® tem duas apresentações comerciais, cartela com 24 comprimidos ativos e cartela com 28 comprimidos, 24 comprimidos ativos + 4 comprimidos placebo.

Como tomar o yaz® 24

O anticoncepcional yaz® de 24 comprimidos deve ser tomado todos os dias, um comprimido por dia, seguindo-se uma pausa de 4 dias após terminar a cartela. Na pausa de 4 dias deve surgir sua menstruação.

Como tomar o yaz® 28

O anticoncepcional yaz® de 28 comprimidos deve ser tomado todos os dias, um comprimido por dia, os 4 comprimidos brancos devem ser os últimos da cartela a serem tomados. Durante a toma dos 4 comprimidos brancos deverá menstruar.


O anticoncepcional yaz® de 24 ou 28 comprimidos podem causar os mesmos efeitos adversos. Os efeitos adversos do anticoncepcional yaz® mais comuns são:


  • Alterações de humor 
  • Dor de cabeça 
  • Náuseas 
  • Dor nas mamas
  • Menstruações irregulares
  • Ausência da menstruação
Qual é o mais eficaz? Yaz® 24 ou yaz® 28?

O anticoncepcional yaz® de 24 ou 28 comprimidos tem a mesma eficácia desde que a mulher os use corretamente e sem esquecimentos. 

Porque existem yaz® com 24 e com 28 comprimidos?

A existência destas duas apresentações é para prevenir os esquecimentos (anticoncepcional yaz® 28) e ter menor preço (anticoncepcional yaz® 24). A existência de duas apresentações garante à mulher duas opções. As mulheres menos esquecidas, podem usar o anticoncepcional yaz® de 24 e fazer pausa de 4 dias, para as mulheres mais esquecidas é mais fácil tomar um comprimido por dia, todos os dias.

Fontes bibliográficas