Molusco contagioso

O molusco contagioso é uma doença viral contagiosa que se caracteriza pelo aparecimento de pequenos nódulos na pele semelhantes a verrugas.

O surgimento do molusco contagioso é mais comum nas crianças, menor imunidade (crianças com pele atópica) e nos adultos com alterações de sua imunidade como seropositivos e transplantados.

A contaminação do vírus (vírus da família dos poxvírus) ocorre por contato direto da pele infectada, no adulto pode também ocorrer transmissão via sexual.

Sintomas do molusco contagioso

As lesões na pele são pequenas elevações esféricas da cor da pele podendo surgir isoladamente, mais comum, ou em grupo. O seu tamanho pode chegar até aos 5 milímetros.

As lesões podem se disseminar para o resto do corpo, mas na maioria das vezes não dá sintomas, algumas crianças referem prurido ou coceira.

Tratamento do molusco contagioso

O tratamento consiste na destruição das lesões da pele, sendo a expressão manual do interior das vesículas a forma mais usual para remover, ao efectuar a expressão conseguimos libertar da cápsula uma pequena massa branca. Outras técnicas usadas no tratamento: crioterapia, cauteterização quimica, curretagem e electrocirurgia.

Fontes bibliográficas
dermatologia.net