Rabinho do bebê - como lavar e cuidar

O rabinho do bebê acaba por ser sujeito a inúmeras agressões, a presença de fezes e urina constantemente aumentam os riscos de sofrer eritemas, feridas e assaduras. Para prevenir este tipo de complicações os pais devem ter alguns cuidados para diminuir os fatores de agressão (humidade excessiva ou presença constante de fezes) e melhorar a protecção e regeneração da pele do bebê.
Cuidados para diminuir os factores de agressão

O que pode causar agressões à pele do rabinho do bebê são a humidade, as fezes, as fraldas, os toalhetes ou lenços umedecidos, higiene menos cuidada e o uso de pomadas e cremes.

A fralda deve ser mudada sempre que o bebê fizer suas necessidades, a pele deve ser bem limpa, inclusive as pregas e dobras, os pais podem usar lenços umedecidos, mas devem garantir que a pele fica bem limpa e a aplicação de cremes e pomadas deve ser feita com critério (pequena porção e não se esquecer de retirar os restos da aplicação anterior). A mãe deve evitar alimentos muito ácidos e refeições condimentadas (mães que amamentam).

Cuidados para melhorar a pele do bebê

Em cada muda de fralda os pais devem fazer uma higiene cuidada, aplicar pomada ou creme (em camadas muito finas) se notarem vermelhidão (eritema) e aplicar nova fralda após secar bem a pele (Gasto de fraldas no 1° ano de vida do bebê). 

Rabinho do bebê - como lavar e cuidar

O rabinho do bebê deve ser lavado a cada muda de fralda, idealmente os pais devem usar água tépida, sabonete de pH neutro e uma toalha macia para secar. Os pais podem também usar lenços umedecidos para a limpeza do rabinho, mas se devem lembrar que a melhor higiene é feita com água.

Fontes bibliográficas