A pílula anticoncepcional e as bebidas alcoólicas

A pílula anticoncepcional deve ser tomada todos dias, mais ou menos no mesmo horário, com um pouco de líquidos, idealmente deve ser com água, a mulher pode tomar a qualquer hora desde que nos dias seguintes mantenha essa rotina.



Perguntam-me muitas vezes que as bebidas alcoólicas, como sangria, cerveja, gin, vodka ou outras cortam o efeito do anticoncepcional, a resposta é negativa... as bebidas alcoólicas não cortam o efeito da pílula anticoncepcional, mas estão desaconselhadas, pois aumentam o risco de ocorrer diarreias e vomitos e têm outros riscos para a saúde da mulher. Por isso desaconselho o seu uso excessivo especialmente nas horas seguintes à toma do anticoncepcional.


Na verdade o álcool presente nas bebidas alcoólicas, quando chega ao sangue potencia o efeito hormonal dos estrogénios, pois ao interferir com o metabolismo do fígado atrasa a eliminação dos estrogénios sintéticos e isso acaba por trazer um aumento da concentração dos estrogénios no sangue, a mulher desta forma tem maior protecção contraceptiva, maior risco de complicações e mais hipóteses de notar efeitos adversos como por exemplo os escapes ou sangramentos, tensão mamaria, inchaço da barriga e náuseas, descubra mais sobre os efeitos adversos da pílula anticoncepcional.

Evite as bebidas alcoólicas, cuide de sua saúde.

Fontes bibliográficas