Óleo de palma (nutella®) riscos para a saúde



Recentemente vieram a publico noticias que falavam nos riscos do óleo de palma para a saúde humana, nomeadamente o óleo presente no creme para barrar nutella®.

O óleo de palma é muito utilizado na alimentação humana e à volta da sua produção há muita polémica pelos danos ambientais associados, especialmente nos países tropicais (destruição de habitats e florestas tropicais).

Óleo de palma (nutella®) riscos par a saúde

Estas noticias têm por base um alerta da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), que em maio de 2016, divulgou estudos em que é revelado risco de cancro associado a alguns óleos processados a temperaturas superiores de 200°C, como é o caso do óleo de palma.

Apesar de ser um alerta de maio de 2016, apenas agora se enfatizou este potencial risco. A EFSA refere nesse estudo que:

  • "EFSA assessed the risks for public health of the substances: glycidyl fatty acid esters (GE), 3-monochloropropanediol (3-MCPD), and 2-monochloropropanediol (2-MCPD) and their fatty acid esters. The substances form during food processing, in particular, when refining vegetable oils at high temperatures (approx. 200°C). The highest levels of GE, as well as 3-MCPD and 2-MCPD (including esters) were found in palm oils and palm fats, followed by other oils and fats. For consumers aged three and above, margarines and ‘pastries and cakes’ were the main sources of exposure to all substances." in Process contaminants in vegetable oils and foods (EFSA)

De referir ainda que a EFSA não recomendou a retirada de produtos que utilizem o óleo de palma.

Nutella® riscos para a saúde

Por seu lado a Ferrero, produtora do creme nutella®, veio defender que o óleo de palma que usam tem como finalidade criar um creme mais cremoso e que na sua composição usam um processo de temperatura controlada, que não ultrapassa os 200°C e usam frutos frescos.

Conclusão: como a EFSA não recomendou a suspensão de comercialização destes produtos e a Ferrero garantiu grande controlo de qualidade na produção, aparentemente os riscos são limitados, deve caber a cada um a decisão de banir este tipo de alimentos da sua dieta.

Descubra algumas ligações relacionadas