Por Carlos Edgar - contacto
Recentemente foi publicado um estudo cientifico realizado na Universidade de Aberdeen, na Escócia, onde durante 44 anos foi analisado o desenvolvimento de cânceres num grupo de mulheres utilizadoras dos anticoncepcionais (contraceptivos) orais. Descubra as mais recentes novidades...
Recentemente foi publicado um estudo cientifico realizado na Universidade de Aberdeen, na Escócia, onde durante 44 anos foi analisado o desenvolvimento de cânceres num grupo de mulheres utilizadoras dos anticoncepcionais (contraceptivos) orais. Descubra as mais recentes novidades...
Novidades sobre risco de câncer (tumor) e os anticoncepcionais (contraceptivos) orais
As conclusões não podiam ser mais animadoras, revelando que os anticoncepcionais (contraceptivos) orais têm um papel preventivo nalguns tipos de câncer, mesmo depois da mulher o interromper. Outra conclusão é que os anticoncepcionais (contraceptivos) orais estão associados ao aumento do risco de outros tipos de câncer, como o da mama e o cervical.
O estudo que vos dou a conhecer conseguir mostrar que os anticoncepcionais (contraceptivos) orais têm acção preventiva nos cânceres do colorretal, do ovário e do endométrio, mesmo 30 anos depois de ter interrompido o uso dos anticoncepcionais (contraceptivos) orais. Fantástico!!!!
Por outro lado o estudo associa o uso dos anticoncepcionais (contraceptivos) orais a maior risco de câncer de mama e cervical. A boa noticia neste caso é que também mostra que, após interromper, 5 anos depois a mulher deixa de ter este risco acrescido.
Devo ainda alertar que estes estudos são efectuados à muito tempo e que estes riscos que falo são muito baixos, pois se fossem grandes ocorrências, os anticoncepcionais (contraceptivos) orais eram retirados do mercado.
Confira a conclusão do estudo e a ligação:
- "Most women who choose to use oral contraceptives do not expose themselves to long-term cancer harms; instead, with some cancers, many women benefit from important reductions of risk that persist for many years after stopping." - Lifetime cancer risk and combined oral contraceptives: the Royal College of General Practitioners' Oral Contraception Study.
As mulheres que usam os anticoncepcionais (contraceptivos) orais podem ficar tranquilas e manter o seu uso, como referem os autores do estudo.
Confira o estudo completo em:
Lifetime cancer risk and combined oral contraceptives: the Royal College of General Practitioners’ Oral Contraception Study, Lisa Iversen, PhD, Selvaraj Sivasubramaniam, MSc, Amanda J. Lee, PhD, Shona Fielding, PhD, Philip C. Hannaford, MD
Olá, o Antigrippine Trieffect interfere com a eficácia da pilula aranka?
ResponderEliminarOlá, nao interfere, pode ficar descansada, as melhoras, ando por aqui... :)
EliminarOi! Tomo Diclin, emendei uma cartela com a outra esse mês,porem hoje (quinta) o primeiro comprimido da cartela emendada atrasei 6 horas pra tomar, mesmo assim continuo protegida? ou é melhor eu me previnir com outro metodo ja que pretendo ter relaçoes no sabado?
ResponderEliminarOlá, sim continua pode ficar tranquila, ando por aqui... :)
EliminarPosso mesmo estar descansada? Ter relações sem preservativo com o meu namorado sem preocupações?
ResponderEliminarOlá, sim pode que o antigrippine nao corta o efeito, ando por aqui... :)
EliminarDr faz 6 meses que tomo o anticoncepcional repopil e no 15 comprimido da sexta cartela Tive r****** com e****** dentro. Fiquei encanada e tomei 1 Diad e continuei com o repopil era pra ter tomado a segunda diad 12 horas depois Mas eu não tomei e mantive o repopil. Tem algum risco?
ResponderEliminarOlá, nao tem, pois estava protegida, mantenha a repopil, ando por aqui... :)
EliminarOlá, então eu tava tomando ciclo 21 por 7 meses aí parei ,voltei a tomar agora ,tem 13 dias que tomo ..as vezes atraso uma hora fora do horário...Mais enfim
ResponderEliminarQueria saber se já estou protegida ?
Olá, sim está, os atrasos de 1 hora não alteram a proteção, mantenha, ando por aqui... :)
EliminarOlá.
ResponderEliminarEu tomava ciclo 21. E troquei pela drospirenona+etinilestradiol.
Mais acho que comecei errado.
Pois tomei o primeiro comprimido no quinto dia de pausa após acabar o ciclo...
O que devo fazer.?
Olá, deve manter, seguindo as indicações de seu médico, ando por aqui... :)
EliminarOlá dr, tomo anticoncepcional há uns 8 anos. Fico preocupada em tomar hormônios por ter casos de câncer de mama e útero na família mas minha médica disse que fazendo exames todo ano para acompanhar não tem problema. Qual a sua opinião? O senhor acha vantagem escolher um anticoncepcional com hormônios mais naturais como o stezza ou qlaira ou neste caso não tem muita diferença em relação a aumentar a chance de desenvolver câncer?
ResponderEliminarObrigada pela atenção.
Olá, teoricamente, por serem mais naturais, devem ter menos riscos para a mulher, embora sejam demasiado novos no mercado... deve seguir as indicações de sua médica e confiar nela... confira no post... ando por aqui... :)
EliminarObrigada, dr!
EliminarSó mais uma coisa, o senhor acha que tem diferença tomar uma dose de 0,03 mg de etinilestradiol ou de 0,02 mg nessa questão do câncer? Que teoricamente um anticoncepcional com 0,02 mg de etinilestradiol traria menos risco do que eu com 0,03 mg?
Olá, teoricamente tem menos riscos, pela dosagem inferior, ando por aqui... fale com seu médico... :)
EliminarMuito obrigada, dr! Vou falar sim.
EliminarOk, 😊 se precisar ando por aqui... :)
Eliminar