25 de março de 2018

Está com medo do sarampo?


O surto de sarampo deixou todas as pessoas com dúvidas e medos... se é uma dessas pessoas não pode perder este post...

Está com medo do sarampo?
Está com medo do sarampo?

Este surto em Portugal já afetou 69 pessoas, na sua maioria profissionais de saúde. Esta realidade só foi possível porque os profissionais de saúde têm rejeitado vacina contra o sarampo, uma vacina associada mais à infância e desvalorizada por Portugal ser, até à pouco tempo, um país livre do sarampo.

Mas como os recentes surtos, na Europa, têm demonstrado o sarampo não está erradicado e facilmente aparecem surtos por ser uma doença altamente contagiosa, para a qual não há imunidade de grupo (basta haver uma pessoa sem estar vacinada para ter riscos de contrair o sarampo).

Mas será mesmo motivo para tanto alarme?

Sim e não... se está vacinada não há, pois está protegida, se não está vacinada deve mesmo se preocupar e recorrer ao seu centro de saúde.
Está com medo do sarampo?

Mas todas as pessoas devem se vacinar?

Como vimos no post - Devo fazer a vacina contra o sarampo? - e seguindo as recomendações da Autoridades de Saúde Portuguesas (DGS), os indivíduos nascidos antes de 1970, não precisam de se vacinar, pois os estudos revelaram que têm imunidade (passaram pelos grandes surtos da década de 70 e 80 do século passado), os indivíduos nascidos depois de 1970 devem ter uma vacina feita, para os profissionais de saúde e jovens até aos 18 anos estão indicadas duas vacinas.
Está com medo do sarampo?

Se seu caso se enquadra num destes grupos não tem razão para ficar com medo... está protegida!!!

A importância da vacinação é cada vez mais relevante, em Portugal a vacina do sarampo é uma vacina tríplice chamada VASPR (vacina do sarampo, papeira e rubéola), que as crianças devem fazer aos 12 meses e aos 5 anos. É muito importante cumprir estas recomendações... espero ter ajudado, vacine-se... obrigado por continuar lendo... 😊
Está com medo do sarampo?

Descubra alguns posts relacionados

1 comentário:

  1. Olá, pode deixar seu comentário... se lembre que a informação neste post é apenas para aumentar seu conhecimento sobre o tema... não deixe de procurar seu médico... muito obrigado... :)

    ResponderEliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.