Com os mais recentes alertas na Europa sobre o aumento de casos de sarampo, ficamos todos preocupados com os riscos que os nossos filhos estão correndo... em primeiro queria só referir que as autoridades de saúde europeias associam estes casos com:
- a vaga de refugiados/ emigrantes que a Europa vem recebendo
- a diminuição das taxas de vacinação nalguns países (desvalorizou-se o sarampo por se pensar que já estaria erradicado)
- moda anti-vacinação que alguns pais defendem - recusar a vacinação dos nossos filhos
Se por um lado a Europa não consegue conter a vaga de emigração, em relação às taxas de vacinação e à moda anti-vacinação podemos todos colaborar para que não ocorram casos de sarampo nos nossos filhos.
Muito importante: a vacinação do sarampo torna-se especialmente importante pois um taxa de cobertura elevada não garante protecção para uma criança que não tenha sido vacinada.
Então estamos todos super preocupados com o risco que as nossas crianças correm no ambiente escolar onde facilmente se propaga o vírus do sarampo (contagio do sarampo ocorre de pessoa para pessoa através das gotículas ou aerossois (saliva), expelidos pela tosse ou espirros).
Como prevenir o sarampo nas crianças
A forma mais eficaz de prevenir o sarampo é através da vacinação, a vacina do sarampo está disponível no plano nacional de vacinação dos nossos países, estando indicada a sua administração entre os 12 e os 15 meses e entre os 5 e os 6 anos, basta duas vacinas para proteger a criança.
Muito importante: em estudo está a mudança destas datas (antecipação para garantir proteção mais cedo).
Prevenção das formas de contagio
Medidas preventivas de contagio para as escolas
Recentemente a DGS (Direcção Geral de Saúde de Portugal) definiu algumas medidas para diminuir o risco de contagio em meio escolar, (em actualização)...
Descubra alguns posts relacionados