O que fazer em caso de queimadura com água quente?


O que aplica quando se queima? Óleo? Azeite? Manteiga? Pasta dentrífica? Pois estas são algumas das mezinhas que bairro a bairro ouvimos como primeiro tratamento quando alguém tem uma queimadura... neste post vou falar nas queimaduras por água quentes, um tipo de queimadura mais comum no inverno...

Antes de falarmos nas queimaduras não podia deixar de alertar para o risco de acidentes em casa, especialmente quando temos crianças... nos diversos perigos que a nossa casa pode revelar vou alertar apenas para alguns como:
  • o leite e bebidas muito quentes
  • a água do banho
  • a confecção das refeições
  • o uso de sacos de agua quente para aquecer
O que fazer em caso de queimadura com água quente

Feito o alertar vamos então entrar no mundo das queimaduras... as queimaduras são ferimentos que resultam da agressão à nossa pele por substâncias muito quentes ou frias (claro que podemos ter queimaduras por substâncias químicas, fogo, solares ou mesmo eléctricas)... que levam a lesões na pele causando ruturas no tecido da pele, traduzindo-se por lesões vermelhas, bolhas ou mesmo feridas profundas... a profundidade é muito importante quando falamos de queimaduras, pois para as caracterizarmos, em graus/ gravidade, devemos ter em conta as camadas da pele que foram atingidas, as queimaduras podem ser classificadas em 1°, 2° (podem existir dois tipos nalgumas classificações), 3° ou até 4° grau(nalgumas classificações internacionais pode haver o 4° grau), sendo as de 1° grau as mais superficiais e as de 3° ou 4° graus as mais profundas.

E depois de queimadura acontecer o que devemos fazer?

As mezinhas que falei em cima são verdade, não estava a brincar, recentemente num estudo publicado na revista Acta Pediátrica Portuguesa da Sociedade Portuguesa de Pediatria (confira a acta em PDF), foram inquiridos 644 progenitores que revelaram os primeiros cuidados que deviam ter se o seu filho sofresse uma queimadura e os resultados foram os seguintes (quando inquiridos sobre que substância deviam aplicar logo após a queimadura):
  • água fria - 51,2%
  • água à temperatura ambiente - 27,8%
  • creme / spray para queimaduras - 16,9%
  • gelo - 2%
  • pasta dos dentes - 0,6%
  • manteiga / margarina - 0,8%
  • óleo / azeite - 0,2%
  • mel - 0,2%

Viram que as mezinhas continuam presentes... pois realmente desde miúdo que ouço estes conselhos quando alguém se queima... fruto das modas encontramos o mel como uma opção... sim o mel invadiu o nosso quotidiano, o profissional e não só... brevemente vou escrever um post sobre o mel. Mas afinal o que devemos aplicar numa queimadura por água quente?
O que fazer em caso de queimadura com água quente

O que fazer em caso de queimadura com água quente?

Seguindo as recomendações da Direcção Geral de Saúde de Portugal, que pode consulta na Norma n°023/2012 (pode conferir em PDF), a primeira indicação para tratar uma queimadura é aplicar água entre os 8 e os 15° C durante 20 a 30 minutos. Sim para diminuir a temperatura da pele atingida... desta diminuição dependerá o agravamento da queimadura (atingimento de outras camadas da pele).

Depois deste cuidado (principal) podemos aplicar uma gaze ou compressa esterilizada e aplicar loção, spray ou creme para queimaduras, sempre em pequena quantidade. Deve manter estes cuidados 2 a 3 vezes ao dia.

Para além destas dicas gostaria ainda de alertar para a importância de ter as vacinas em dia, vacina do tétano, ingerir mais líquidos, mudar o penso sempre que tiver sujo e fazer analgésicos para aliviar a dor (paracetamol ou ibuprofeno).
O que fazer em caso de queimadura com água quente

E o que não deve fazer em caso de queimadura com água quente

Como vimos todos os produtos, com excepção da água entre os 8 e os 15°C estão desaconselhados, por isso não aplique óleo, pasta dentrífica, azeite, manteiga, cremes, loções, spray, álcool, gelo e outros produtos. Após estes cuidados iniciais deve evitar a aplicação de cremes pastosos ou em grande quantidade e o uso de películas aderentes ou outros produtos não esterilizados. E quando devemos recorrer ao nosso médico?

Quando recorrer ao médico após uma queimadura por água quente?

As queimaduras podem precisar de avaliação, vigilância e tratamento médico, especialmente se ocorrerem em crianças, os critérios que a devem fazer procurar essa ajuda são:
  • queimaduras mais profundas
  • queimaduras com roupa colada (não deve descolar a roupa)
  • atingimento da face, genitais, mãos ou pernas
  • queimaduras extensas em faixa circular ou junto a uma articulação
  • queimaduras com mais de 7,5 cm
  • queimaduras com bolhas (não deve arrebentar as bolhas)
  • queimaduras com sinais inflamatórios, febre ou dor que não cedem após uso de medicamentos (paracetamol ou ibuprofeno)
  • quando a vacina do tétano não está actualizada
O que fazer em caso de queimadura com água quente

Agora que já está alertei para a prevenção, tratamento e cuidados adicionais às queimaduras por água quente, desejo que não precise de usar estas dicas, espero ter continuado a ajudar... obrigado por continuar seguindo o blog... 😊

Descubra alguns posts relacionados