Como aliviar a dor?

A Organização Mundial de Saúde estabeleceu 3 grupos de analgésicos, do primeiro fazem parte os que se compram sem receita médica (paracetamol, ibuprofeno, ácido acetilsalicílico e analgésicos não esteroides), do segundo grupo fazem parte os opiáceos suaves (codeína) e o terceiro grupo é constituído pelos opiáceos fortes (tramadol, morfina, fentanilo).

Como aliviar dores de cabeça e enxaquecas?
O analgésico mais aconselhado neste tipo de situação é o ácido acetilsalicílico (aspirina ®), que também é usado na prevenção de enfartes e AVC. O ácido acetilsalicílico tem uma ação analgésica, antipirética (contra a febre) e anti-inflamatória, deve ser tomado de 4 em 4 horas – 325 a 650 mg. Não deve ser dado a crianças com menos de 12 anos. Deve ser tomado durante as refeições com muita água, as bebidas alcoólicas devem ser evitadas e não deve ser tomado mais de 10 dias sem indicação médica.

Como aliviar a febre?

O medicamento mais aconselhado para a febre é o paracetamol. O paracetamol está indicado em estados febris e dores moderadas, não tendo ação anti-inflamatória.
 
Como aliviar as dores nas articulações?


O analgésico ideal para as dores nas articulações é o ibuprofeno (brufen®, nurofen®, moment 200®, nolofen®, dolocyl®, ibuprofeno genérico, pois consegue penetrar dentro das membranas articulares. Não deve ser tomado durante longos períodos, para evitar problemas gástricos (estômago). Outros medicamentos que pode usar neste tipo de dores: naproxeno, diclofenac, entre outros.

Como aliviar dores nas costas?
O analgésico ideal para aliviar as dores nas costas é o piroxicam, pois tem propriedades analgésicas e boa penetração nas articulações. Deve ser tomado 10 a 20 mg uma vez por dia. Não é recomendado a crianças. Outros medicamentos para este tipo de dores: diclofenac, ibuprofeno, naproxeno, meloxicam e nimesulida.