Menstruação e a pílula


A presença da menstruação regular revela à mulher que é saudável e que os valores hormonais ao longo do ciclo são os ideais. A menstruação surge após ocorrer uma descamação do endométrio (parede interna do útero) quando não ocorre nidação (fixação do ovo = espermatozoide + óvulo). O seu aparecimento diz à mulher que não está grávida, sendo um dos sinais de gravidez.

Ao iniciar a pilula ou outro anticoncecional hormonal a mulher irá manter os valores hormonais femininas no sangue sempre elevados, o que irá sempre causar alterações menstruais, sendo comum a mulher menstruar nos períodos de pausa (entre as cartelas ou carteiras).

Dependendo do tipo de hormonas e composição os anticoncecionais tendem a causar alterações diferenciadas na menstruação, os anticoncecionais com estrogénios tendem a causar sangramentos cíclicos (menstruação) os anticoncecionais sem estrogénios, como o diu hormonal, implante hormonal e pilula de amamentação podem causar ausência da menstruação ou o seu surgimento, como um simples corrimento, durante dias ou mesmo semanas.

menstruação e a pilula

As principais alterações que as pílulas causam na menstruação são:

Falta de menstruação e a pílula

As pílulas tendem a dar menos menstruação e em menos quantidade, a mulher continua saudável não tem que se preocupar.

Fontes bibliográficas 
carlosedgar.com
O que perguntamos sobre saude - carlos edgar
Saude 24 horas - carlos edgar