Vacinas

Que reações fazem as vacinas no local da injeção?
As reações que as vacinas podem fazer no local é um caroço, inchaço, vermelhidão, dor e calor. Após fazer uma vacina devemos aplicar gelo, envolto num pano, no local da injeção.

Onde devemos fazer as vacinas?
As vacinas devem ser feitas nos estabelecimentos de saúde públicos, pois somente nestes estabelecimentos as vacinas farão parte da ficha de vacinação do utente e serão administradas por profissionais de saúde qualificados.

Onde devem ser dadas as vacinas?
As vacinas podem ser dadas nos músculos das pernas (crianças no 1º ano de idade), braços (perto do ombro) ou na boca (vacinas orais).

Estou grávida, posso fazer a vacina do tétano? E da rubéola?
Sim pode fazer a vacina do tétano em qualquer idade da gravidez, no entanto é aconselhado que faça após os 4 meses de gravidez. A vacina da rubéola, como é uma vacina viva, está contraindicada na gravidez.

Existe alguma vacina para o VIH (sida)?
Os cientista têm trabalhado nalgumas vacinas para prevenir o VIH, mas neste momento não há vacina disponível.

Que vacinas um viajante deve fazer?
Quando vamos viajar para outros países devemos saber, junto da embaixada, que vacinas são obrigatórias para obter o respetivo visto.

Como devemos conservar as vacinas?
As vacinas devem ser conservadas no frigorífico, entre os 2ºC e os 8ºC. Se comprou alguma vacina guarde-a na porta do frigorífico.

O que é uma vacina penta?
Uma vacina penta traduz a proteção contra cinco doenças, através da mesma seringa.


Vacina Pentavac®
Vacina Pentavac®

Vacina da gripe, quando deve ser feita?
A vacina da gripe é feita anualmente antes da época de inverno, como o vírus da gripe sofre muitas mudanças, ano após ano, temos que fazer um reforço. Todos os anos os tipos de vírus e as suas mudanças são monitorizados, o que ajuda a desenvolver uma vacina para combater a gripe.

E a vacina da gripe A, como posso fazê-la?
Atualmente a vacina contra a gripe A é feita juntamente na vacina da gripe. A vacina da gripe dá proteção contra a estirpe A (H1N1). A vacina da gripe está indicada em pessoas com mais de 65 anos, grávidas com mais de 12 semanas de gestação, doentes crónicos ou imunodeprimidos (com mais de 6 meses), profissionais de saúde e prestadores de cuidados em lares e instituições de apoio à terceira idade.

Vacina de febre-amarela, quando deve ser feita?
A vacina da febre-amarela é feita quando viajamos para países com indicação para fazer esta vacina. A vacinação contra a febre-amarela consiste apenas numa vacina (0,5 ml), para indivíduos entre os 9 meses e os 60 anos, e reforços de 10 em 10 para manter a imunidade. Os idosos e crianças com menos de 9 meses não devem fazer a vacina, exceto se for por indicação médica.

Vacina do HPV, como podemos fazer?
A vacina do HPV é gratuita para todas as jovens que façam 13 anos, basta dirigirem-se ao seu centro de saúde, as restantes mulheres terão que adquirir na farmácia. A vacinação contra o HPV consiste na administração de 3 doses da vacina seguindo o esquema 0, 2 e 6 meses. A vacina do HPV pode ser feita por mulheres entre os 9 e os 45 anos. A vacina do HPV está indicada na prevenção de lesões pré-cancerosas (colo do útero, vulva e vagina), cancro do colo do útero e verrugas genitais externas.

Vacina do sarampo, posso fazer?
A vacina do sarampo é gratuita para as crianças e mulheres em idade fértil que ainda não tenham duas doses de vacina. Para se vacinar contra o sarampo basta dirigir-se ao seu centro de saúde, as vacinas do sarampo são feitas aos 12 meses e 5/6 anos. Uma mulher na idade fértil que faça esta vacina terá que assinar um termo que confirme que não está grávida e não pretende engravidar dentro de 4 meses, pois é uma vacina proibida durante a gravidez.

Vacina da hepatite B, quando se deve fazer? E a da hepatite A?
A vacina da hepatite B é iniciada nos primeiros dias da maternidade e ao bebé é dada seguindo o esquema 0, 1 e 6 meses de idade. No adulto o esquema é 0, 2 e 6 meses. A vacina da hepatite B faz parte do plano nacional de vacinação e é fornecida gratuitamente aos doentes transplantados, que fazem hemodiálises, profissionais de saúde, técnicos que prestam socorro e trabalhadores de instituições de apoio à terceira idade. A vacina da hepatite na criança é dada nas pernas (perna direita) e no adulto nos braços (braço direito).

A vacina da hepatite A não faz parte do plano nacional de vacinação e deve ser dada somente por indicação médica. A vacina é feita através de duas doses, seguindo a esquema 0 e 6 a 12 meses após a primeira dose. Nas crianças e jovens entre 1 e 18 anos basta uma única dose de vacina.

Vacina da hepatite A e B, em que situações está recomendada?
A vacina da hepatite A e B deve ser feita por pessoas que queiram prevenir as duas doenças ao mesmo tempo, normalmente em situações de viagem para outros países. O esquema recomendado é 0, 2 e 6 meses e deve ser feito por indicação médica. A vacina da hepatite A e B juntas não fazem parte do plano nacional de vacinação.

Vacina da raiva, devo fazer?
A vacina da raiva deve ser feita se vai viajar para zonas com surtos de raiva, é uma vacina que não faz parte do plano de vacinação. Deve ser feita por conselho do médico, seguindo o esquema 0, 7 e 21 a 28 dias após (três doses de vacina). A vacina contra a raiva também está indicada no tratamento pós-exposição ao vírus.

Vacina do tétano, devemos fazer a vida toda?
Sim, a vacina do tétano inicia-se aos 2 meses de idade, uma criança aos 10 anos já deverá ter 6 doses de vacina contra o tétano, após os 10 anos devemos fazer um reforço de 10 em 10 ano para prevenir o tétano. A vacina do tétano deve estar em dia, especialmente na população com mais de 65 anos. A vacina como faz parte do plano de vacinação pode ser feita sem indicação médica.

Vacina da varicela, quando deve ser feita?
A vacina da varicela é uma vacina viva e está indicada para crianças e adultos, as crianças devem ter mais de 1 ano. O esquema nas crianças entre 1 e 12 anos é uma dose e nos adultos são duas doses (esquema: 0 e 1 a 2 meses depois). É uma vacina fora do plano de vacinação e deve ser feita após conselho do médico. Não deve ser dada às grávidas.

A vacina da poliomielite, já não é em gotas?
Até ao ano de 2006 a vacina contra a poliomielite ou paralisia infantil era uma vacina viva que se dava na boca, gotas. A partir de 2006 a vacina inativada passou a ser dada conjuntamente com outras sob a forma injetável, a vacina da poliomielite é dada até aos 5/6 anos, num total de 5 doses (2 meses, 4 meses, 6 meses, 18 meses e 5/6 anos).

Vacina pneumocócica, que esquema devem fazer os bebés?
A vacina pneumocócica sacarídea é uma vacina indicada na prevenção de doenças provocadas pelo Streptococcus pneumoniae e está indicada para crianças entre os 2 meses e os 2 anos. No mercado existem dois tipos de vacina que se distinguem pelo número de serotipos da bactéria que protegem (uma protege contra 10 e outra contra 13 serotipos). A vacina deve ser aconselhada pelo médico e normalmente segue o esquema, 2 meses, 4 meses, 6 meses e 12 ou 13 meses. O esquema é adaptado de acordo com a idade em que se inicia a vacinação.

Vacina da pneumonia, quem deve fazer?
A vacina da pneumonia está indicada na prevenção de pneumonias e outras doenças pulmonares nas crianças com mais de 2 anos, nos adultos com menos de 65 anos, nos doentes seropositivos, transplantados e outros que tenham diminuição das defesas. A vacina não faz parte do plano nacional de vacinação e deve ser feita por indicação do médico. Pode ser necessário fazer um reforço de 3 em 3 anos.

Vacina do rotavírus, quando deve ser dada?
A vacina do rotavírus é uma vacina oral e deve ser dada a partir da 6ª semana de vida do bebé, dependendo da marca, deve dar 2 ou 3 doses com 4 semanas de intervalo. As vacinas não devem ser dadas após os 12 meses. Não faz parte do calendário de vacinação.

Vacina da rubéola, uma mulher que quer engravidar pode fazê-la?
As mulheres em idade fértil que não tenham duas doses de vacina contra a rubéola (siglas VAR ou VASPR) devem fazer a vacinação da rubéola. As mulheres que façam a vacina não podem estar grávidas, nem engravidar nos 4 meses seguintes, pois a vacina é viva e pode causar sequelas ao bebé. A vacina da rubéola atualmente é conjugada, na mesma injeção, com sarampo e papeira.

Vacina para as alergias, em que consiste?
O tratamento com extratos alergénicos tem como objetivo evitar que determinados agentes alergénicos nos causem alergias, este tratamento consiste na administração periódica de uma vacina (mensalmente ou de acordo com a indicação médica). Os extratos são condicionados numa ampola, numerada, que deve ser guardada no frigorífico (4ºC - distante do congelador). O doente deve recorrer ao seu centro de saúde e a vacina deverá ser administrada nos braços, no espaço médio entre o cotovelo e o ombro, de uma forma alternada. Após a vacinação o utente deverá aguardar 30 minutos e deve adiar a vacina se: tiver infeção respiratória, crise de asma, infeção cutânea, hepatite, tuberculose ou tiver feito vacina viva nos últimos 10 dias. O local do braço, onde fez a vacina, pode ficar endurecido, com comichão e inchado (aplique gelo no local).

A vacina da meningite C, é gratuita?
Sim é gratuita. A vacina da meningite C faz parte do plano nacional de vacinação e é dada gratuitamente aos bebés aos 12 meses de idade (1 dose). A vacina é dada no braço esquerdo.

Vacina da malária, posso fazer?
Não existe nenhuma vacina da malária, há atualmente alguns medicamentos que se tomam para diminuir o risco e as consequências da malária. A profilaxia deve ser feita duas semanas antes de viajar para os países com malária, por conselho do médico.
Calendário vacinal do Brasil
Calendário vacinal do Brasil (fonte: portalsaude.saude.gov.br)
Calendário vacinal de Portugal (fonte: arsalgarve.min-saude.pt)
Fontes bibliográficas:
O que perguntamos sobre saude - carlos edgar
Saude 24 horas - carlos edgar