Garganta

O que pode causar dor e inflamação na garganta?

As dores e inflamação da garganta são sintomas e não uma doença e podem ser causados por infeções (amigdalites e faringites), infeções virais (gripe e constipações), irritação, secura, permanência em espaços com ar artificial, fumo de tabaco e alergias.

Tenho a garganta inflamada o que devo fazer para melhorar?

Para aliviar os sintomas devemos implementar medidas para aumentar a produção de saliva, que leva a um alívio nas dores de garganta.
Algumas medidas para aliviar este sintoma: aumentar a ingestão de líquidos (chá com limão e mel e chá de camomila), fazer gargarejos com água morna e sal, chupar pastilhas ou rebuçados para a tosse, fazer nebulizações com vapor de água, ingerir mais citrinos, agasalhar a garganta e mudar de escova de dentes.

Tenho a garganta inflamada e dói-me a engolir, o que devo fazer para melhorar?

Deve tratar a garganta inflamada com as seguintes medidas: gargarejos com água morna salgada, chá de camomila (dilua um pouco de sumo de limão em meio copo de água), aumentar o consumo de líquidos e ingerir leite com mel. Para a inflamação e dor faça ibuprofeno às refeições (ver Ibuprofeno).

Ao engolir uma batata quente queimei a garganta, como devo tratar este desconforto?

Deve ingerir alimentos como mel, batata, líquidos frios, para aliviar e melhorar a inflamação da garganta (esófago), se mantiver dores tome paracetamol, se não melhorar adquira na farmácia pasta de sais de alumínio.

Posso fazer gargarejos para melhorar as dores de garganta?

Sim pode, os gargarejos estão indicados nos problemas de garganta, boca e faringe. Para efetuar um gargarejo ingira a solução sem engolir, incline a cabeça para trás, soletre a letra ‘A’ durante 45 segundos e deite a solução fora. Repita este procedimento durante 10 minutos.

Será que tenho uma amigdalite? Quais são os sintomas?

Uma amigdalite ou anginas é uma infeção das amígdalas, esta infeção poderá surgir por diversos fatores como presença de vírus, bactérias, cansaço, stresse, carências alimentares e fatores climáticos. Os sinais e sintomas são: garganta inflamada, dor a engolir, dor de ouvidos, mau hálito e febre. Se o microrganismo causador for um vírus então poderá ocorrer corrimento nasal (pingo no nariz), tosse, espirros e as amígdalas ficam grandes e vermelhas.

O meu filho tem 2 anos e todos os anos tem uma amigdalite, será que pode tirar as amígdalas?

A remoção cirúrgica das amígdalas (amigdalectomia) está indicada em doentes com infeções repetidas, principalmente se interferirem com a vida quotidiana da pessoa. Considera-se infeção repetida em crianças quando ocorrem 6 a 7 episódios num ano. Fale com o seu médico.

Será que tenho uma faringite? Quais sãos os sintomas?

A faringite é uma inflamação da faringe, parte da garganta que liga o nariz e a boca à laringe e esófago. A origem das faringites está ligada a infeções de bactérias ou vírus (constipações, gripes e mononucleoses). Sinais e sintomas: dor de garganta, ardor e dor a engolir, febre, dores de cabeça, músculos e articulações, inchaço dos gânglios do pescoço, entre outros. As faringites virais acabam por desaparecer e as faringites bacterianas podem desencadear febre reumática, escarlatina, inflamação renal e problemas nas válvulas cardíacas.
Garganta inflamada
Garganta inflamada
Fontes bibliográficas