sexta-feira, maio 02, 2014

Garganta

Garganta

O que pode causar dor e inflamação na garganta?

As dores e inflamação da garganta são sintomas e não uma doença e podem ser causados por infeções (amigdalites e faringites), infeções virais (gripe e constipações), irritação, secura, permanência em espaços com ar artificial, fumo de tabaco e alergias.

Tenho a garganta inflamada o que devo fazer para melhorar?

Para aliviar os sintomas devemos implementar medidas para aumentar a produção de saliva, que leva a um alívio nas dores de garganta.
Algumas medidas para aliviar este sintoma: aumentar a ingestão de líquidos (chá com limão e mel e chá de camomila), fazer gargarejos com água morna e sal, chupar pastilhas ou rebuçados para a tosse, fazer nebulizações com vapor de água, ingerir mais citrinos, agasalhar a garganta e mudar de escova de dentes.

Tenho a garganta inflamada e dói-me a engolir, o que devo fazer para melhorar?

Deve tratar a garganta inflamada com as seguintes medidas: gargarejos com água morna salgada, chá de camomila (dilua um pouco de sumo de limão em meio copo de água), aumentar o consumo de líquidos e ingerir leite com mel. Para a inflamação e dor faça ibuprofeno às refeições (ver Ibuprofeno).

Ao engolir uma batata quente queimei a garganta, como devo tratar este desconforto?

Deve ingerir alimentos como mel, batata, líquidos frios, para aliviar e melhorar a inflamação da garganta (esófago), se mantiver dores tome paracetamol, se não melhorar adquira na farmácia pasta de sais de alumínio.

Posso fazer gargarejos para melhorar as dores de garganta?

Sim pode, os gargarejos estão indicados nos problemas de garganta, boca e faringe. Para efetuar um gargarejo ingira a solução sem engolir, incline a cabeça para trás, soletre a letra ‘A’ durante 45 segundos e deite a solução fora. Repita este procedimento durante 10 minutos.

Será que tenho uma amigdalite? Quais são os sintomas?

Uma amigdalite ou anginas é uma infeção das amígdalas, esta infeção poderá surgir por diversos fatores como presença de vírus, bactérias, cansaço, stresse, carências alimentares e fatores climáticos. Os sinais e sintomas são: garganta inflamada, dor a engolir, dor de ouvidos, mau hálito e febre. Se o microrganismo causador for um vírus então poderá ocorrer corrimento nasal (pingo no nariz), tosse, espirros e as amígdalas ficam grandes e vermelhas.

O meu filho tem 2 anos e todos os anos tem uma amigdalite, será que pode tirar as amígdalas?

A remoção cirúrgica das amígdalas (amigdalectomia) está indicada em doentes com infeções repetidas, principalmente se interferirem com a vida quotidiana da pessoa. Considera-se infeção repetida em crianças quando ocorrem 6 a 7 episódios num ano. Fale com o seu médico.

Será que tenho uma faringite? Quais sãos os sintomas?

A faringite é uma inflamação da faringe, parte da garganta que liga o nariz e a boca à laringe e esófago. A origem das faringites está ligada a infeções de bactérias ou vírus (constipações, gripes e mononucleoses). Sinais e sintomas: dor de garganta, ardor e dor a engolir, febre, dores de cabeça, músculos e articulações, inchaço dos gânglios do pescoço, entre outros. As faringites virais acabam por desaparecer e as faringites bacterianas podem desencadear febre reumática, escarlatina, inflamação renal e problemas nas válvulas cardíacas.
Garganta inflamada
Garganta inflamada
Fontes bibliográficas
Partilhe

39 comentários:

  1. Garganta inflamada, tenho e isso e sem duvida uma amigdalite...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Uma amigdalite é uma infecção das amígdalas, esta infecção poderá surgir por diversos factores como presença de vírus, bactérias, cansaço, stresse, carências alimentares e factores climáticos.

      A garganta inflamada é um sintoma que pode estar presente numa amigdalite. Se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  2. Bom Dia, estou com a Garganta Inflamada a mais de 3 dias, já tomei Resprin, Resfenol, Nimesulida, ja chupei pastilha amidalin, Flogoral, fiz gargarejo com agua morna, limão e sal.
    Fiz cha de eucalipto com gengibre e limao,
    E nada que faço para ou diminui a dor e o inchaço.
    O que fazer ??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Como já tomou um antinflamatório e não teve melhoras sugiro que recorra ao médico para ser avaliada e ser medicada caso apresente uma infecção na garganta. Se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  3. Há algum tempo eu tive uma inflamação na garganta, amidalite, foi quando surgiram os ganglios e meu médico me passou alguns remédios e minha garganta melhorou, porém já passou um mês e meio e os ganglios ainda estão no meu pescoço. Devo me preocupar??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      os gânglios no pescoço são normais, se os mantêm muito inchados deve falar com o seu médico, pode enquanto espera pela consulta fazer 3 dias de ibuprofeno - anti-inflamatório. Se precisar ando por aqui....

      Eliminar
  4. Tive uma garganta inflamada super forte, tomei penicilina e fiquei curada. Um mes depois fiquei com a garganta inflamada novamente. Tomei a injecao penicilina fiquei boa no outro dia. Agora to sentindo minha garganta um pouco estranha.Sera que vai inflamar de novo? Nao mudei minha escova de dente. Sera que tem alguma coisa relacionada com isso? Alguem tem alguma resposta pra mim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Este quadro de infecções na garganta pode acontecer ser recorrente e deve ser tratado com penicilina para melhorar.
      As causas das amigdalites podem ser variadas. No seu caso deve falar com o seu médico sugerir a realização de uma vacina oral para diminuir ligeiramente o risco de ter doenças respiratórias, mude a escova de dentes e faça a higiene da boca duas a três por dia com escova e com elixir (solução oral para lavar a boca). Se precisar ando por aqui... fale com o seu médico...

      Eliminar
  5. a minha filha vai fazer cirurgia amanha da garganta e ela tomou ontem acido acetil salicitico,faz mal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      antes de uma cirurgia não se deve tomar o ácido acetilsalicílico, pois aumenta-se a probabilidade de ter uma hemorragia, tem que abordar e colocar esta dúvida ao cirurgião para ter a certeza que está tudo correcto e pode ser submetida à operação. Se precisar ando por aqui... boa sorte e as melhoras...

      Eliminar
  6. Olá, Estou com amigdalite e o médico receitou-me azitromicina 3 dias e brufen 600, acontece que ainda me falta tomar uma dose de fluconazol devido a uma candidiase, e li na bula do brufen que não pode ser tomado em conjunto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não deve tomar junto, pode tomar o fluconazol e depois iniciar o brufen, para já pode iniciar o antibiótico... as suas melhoras e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Excelente blog, parabéns...No caso de nossa filhinha foram vários casos de amigdalites...Eu e minha esposa, passamos um período bem estressante com as 2 cirurgias de nossa filhinha com menos de 3 anos. Várias amigdalites e várias injeções de Benzetacil...Uma adenoidectomia com 2 anos e meio e uma amigdalotomia 5 meses depois. Acho importante passarmos nossa experiencia a outras pessoas que possam estar passando pelo mesmo. Nossa experiência, inclusive com alguns videos, está no endereço:
    http://www.amigdalaseadenoides.blogspot.com.br/ ou
    https://adenoideseamigdalas.wordpress.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, muito legal seu relato vai ajudar muitas pessoas... obrigado por participar e dar seu contributo para o blog... espero que esteja tudo bem... boa sorte... :)

      Eliminar
  8. Oi minha filha tem 9anos pesa 64 kg ela está com dor de garganta devido a uma gripe estou dando cetoprofeno ha dois dias gostaria de saber se posso dar estrepilsus para ela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode dar, mas será melhor lhe dar ibuprofeno em vez do cetoprofeno.... se precisar ando por aqui.. :)

      Eliminar
  9. Ola, bem eu estou com as amigulas infecionadas , e tou a tomar paracetamol, benuron , sera que posso tomar mebocaina anti-inflam?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, faça 3 dias, se notar saída de pus ou não melhorar fale com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Eu to tomando procaina injectável,aspirina,multi vitamina r clorofenometil e nada melhora. Tenho angina há quase dois meses

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, talvez tenha que fazer um antibiótico... deve falar com seu médico para ele reavaliar... ando por aqui e as melhoras... :)

      Eliminar
  11. Boa noitd , meu filho esta com a garganta imflamada e tem operaçao marcada para dia 26 novembro , gostaria dde saber se posso dar antibiotico ou nao. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não deve dar antibiótico sem prescrição médica, deve falar com seu médico... ando por aqui... :) as melhoras e boa sorte para a cirurgia.

      Eliminar
  12. Olá minha filha tem 5 anos fez cirurgia das amígdalas ta doendo muito posso dar ibuprofeno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode dar... confira o peso e a dose certa... ando por aqui... as melhoras... :)

      Eliminar
  13. Boa noite !!tem uma semana e meia q estou com inflamado fiz lavagem e agora to colocando antibiótico so q agora minha faringe inflamou to tomando cetoprofeno e não está melhorando será q pode tomar uma injeção pra passar essas dores logo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como está medicada deve aguardar que faça efeito, beba muita água (infusoes de mel e limão)... ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Olá, boa noite! Gostaria de saber se posso tomar nimesulida 100mg e ibuprofeno 400mg juntos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não é aconselhado untar estes medicamentos sem indicação médica... ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. Estou com uma amigdalite há 3 dias, ontem fui ao médico e estou a tomar Amoxicilina + ácido clavulânico, não sei se foi efeito secundário mas passei a noite a vomitar. Mas a garganta está tao inflamada que nem o brufen acalma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ter sido efeito, se mantiver os vômitos deve falar novamente com sua médica... ando por aqui... :)

      Eliminar
  16. Olá, eu estou com a garganta inflada faz dois dias, o otorrino me mandou tomar Nimesulida de 12/12hrs, comecei ontem, e hj acordei muito gripada, gostaria de saber se posso tomar Resfenol, mesmo fazendo tratamento com Nimesulida? Desde já, agradeço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode tomar, mas pode manter a nimesulida e ingerir mais líquidos... para melhorar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  17. Bom dia, minha filha tem 5 anos e só neste ano ela teve umas 5 infecções de ouvido e garganta respectivamente, não aguento mais dar antibiótico pra ela, será que a cirurgia seria uma boa opção?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, assim não lhe posso confirmar, depende de uma avaliação mais profunda, pelo que me descreve deve estar com constantes contaminações bacterianas, o que a cirurgia não vai resolver... fale com seu médico, ando por aqui... :)

      Eliminar
  18. ola, tomei um gole de bebida quente e me ardeu a garganta. foi um gole descuidado pois sempre seguro na boca para esfriar um pouco mas duas ocasiões engulo sem querer. não dói a garganta ao engolir nada mas sinto uma pressão no pescoço e no peito. será que esses sintomas são pelo gole que tomei?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim me aprece ser, deve ter a garganta ferida, deve manter sua dieta normal, pode usar alguns alimentos para aliviar como o mel e a batata... ando por aqui... :)

      Eliminar
  19. Doutor, faz uns dois meses que fiquei com a voz aspera meio rouca, consultei um OTRL que disee esta tudo normal e sem sinais de lesões, mas como a rouqidão continuou fiz um RX ao Torax que foi diagnosticada bronquite cronica, estou a fezer um broncodilador mas a rouquidão teima em não passar, ter a ver com a bronquite ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode não haver ligação, deve voltar a falar com o médico... para ele avaliar... é melhor... encontre posts no blog sobre rouquidão... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.