sábado, julho 12, 2014

Eficácia da pilula do dia seguinte

Eficácia da pilula do dia seguinte

A pilula do dia seguinte está indicada na contraceção de emergência até 72 horas após uma relação sexual não protegida ou em caso de falha de um método contracetivo habitual.


Como tomar a pilula do dia seguinte

A pilula do dia seguinte deve ser tomada o mais perto possível da hora em que teve a relação desprotegida, para aumentar a sua eficácia, ate ao máximo de 72 horas (3 dias).

A mulher pode ter que tomar 1 comprimido ou mais (dependendo do tipo de pilula, há marcas que estão disponíveis com 2 comprimidos (normalmente tem que tomar os dois com 12 horas de diferença)).

Eficácia da pilula do dia seguinte

A eficácia da pilula do dia seguinte tem uma redução da eficácia com o tempo decorrido após a relação, dai ser importante a mulher tomar a pilula do dia seguinte o mais perto possível da relação desprotegida, assim nos ensaios clínicos a eficácia da pilula do dia seguinte é:
  • Toma até às 24 horas, após a relação - eficácia de 95%
  • Toma entre as 24 e 48 horas, após a relação - eficácia de 85%
  • Toma entre as 48 e 72 horas, após a relação - eficácia de 58%
  • Toma depois das 72 horas (3 dias) - não é eficaz

Eficácia da pilula do dia seguinte após 48 horas

A toma da pilula do dia seguinte após as 48 horas, da relação desprotegida, tem uma eficácia mais reduzida, cerca de 58%.

Eficácia da pilula do dia seguinte no periodo fertil

A pilula do dia seguinte pode ser feita em qualquer momento durante o ciclo menstrual. A sua eficácia é menor se for tomada durante o periodo fertil.

A eficácia da pilula do dia seguinte pode ser diminuída se a mulher tomar outros medicamentos que interfiram ou se ocorrerem vómitos nas três horas seguintes à toma do comprimido. A mulher em caso de vomito deve tomar outro comprimido.

A utilização da pilula do dia seguinte deve ser uma situação pontual e esporádica, a mulher deve optar por um anticoncecional regular.
Pilula do dia seguinte
Pilula do dia seguinte
Fontes bibliográficas
infarmed.pt
Partilhe

12 comentários:

  1. Ola, estou tomando o anticoncepcional Mercilon Conti, estou na metade da segunda cartela, antes dele eu tomava Allestra 30, hj durante a relaçao a camisinha estorou, n sei ao certo se meu parceiro retirou antes da ejaculaçao, mas estou preocupada devo tomar a pilula do dia seguinte? E seus efeitos adversos? O que fazer para amenizar ele

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como está tomando a segunda cartela, já está protegida não precisa de tomar a pilula do dia seguinte... deve manter a mercilon conti... ela é eficaz desde que não tenha tido falhas... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  2. Olá, sou Amikaelly, tive relação desprotegida por duas vezes só que em ambas tomei a pilula do dia seguinte ( essas foram as únicas vezes que fiz uso desse medicamento). na primeira vez deu certo, só que o intervalo do uso da primeira em relação a segunda foi de 29 dias, e após 8 dias do uso da pilula pela segunda vez, apareceu um corrimento marrom claro e senti cólica, tenho medo de está grávida, por isso Dr gostaria de sua opinião sobre o assunto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como tomou a pilula do dia seguinte após a relação está protegida, o corrimento pode ter sido causado pelo uso da pilula do dia seguinte... penso que pode ficar descansada, o melhor é falar com seu médico para iniciar um anticoncecional para prevenir a gravidez... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  3. Ola Dr, é o seguinte, no dia 02/08 brincando com meu namorado ele me penetrou com o dedo sujo de pre ejaculatório, com medo tomei a pilula do dia seguinte no dia 04/08, 40 horas depois, já que estava no meu período fértil! tive muita dor de cabeça, enjoos e meus seios ficaram doloridos, então no dia 16 começou a vir um fluxo médio de corrimento castanho, horas marrom! isso é efeito da pilula ou nidação? Detalhe que na segunda feira, uma semana apos fazer o uso da pilula eu fiz uma ultra sonografia e ela tinha mostrado que eu tinha folículos no ovário, ou seja, não tinha ovulado ainda! isso te, algo a ver? posso estar gravida? quantos dias apos a relação posso fazer um beta hcg?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece que a causa do corrimento foi a pilula do dia seguinte, pode ficar tranquila... confira a resposta no outro post... ando por aqui..

      Eliminar
  4. Ola Dr. Fiz o uso da pilula do dia seguinte uma hora apos a relaçao desprotegida pois estava no decimo setimo dia do meu ciclo. Minha menstruaçao veio na data prevista e semelhante aos outros periodos entao resolvi voltar a tomar meu anticoncepcional no primeiro dia que desceu. Tomei toda a cartela e durante a pausa menstruei diferente, um sangue mais escuro e menos intenso que nos outros.. minha dúvida é se eu posso ter engravidado e a pilula do dia seguinte falhado ou se é so efeito do anticoncepcional mesmo.. ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      me parece que é o efeito do anticoncecional.... é normal com o uso da pilula a menstruação ficar mais escura e vir em menor quantidade... mantenha a pilula e se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  5. Ola dr. tomo suplementos que alta dose de hormônio, e isso pode alterar meu ciclo? pois tive relação e depois de 8 horas tomei a pílula do dia seguinte sendo, que minha menstruação, era pra ter vindo no dia 03/09 e hj já é 11/09, já fiz três testes de farmácia em dias diferentes e deram negativos, sendo que o ultimo dia 05/09 , corro algum risco?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode... não tem risco pois os testes deram negativo, como fez a pílula do dia seguinte é essa a causa do atraso.. deve pensar em se proteger para não ter riscos e não precisar de usar a pílula do dia seguinte... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Olá Dr.
    Estou muito nervosa Pq li que a pílula do dia seguinte não funciona no período fértil... É verdade?? To muito nervosa já! Pois tomei a pílula no meu 11º dia do ciclo mesmo tendo sido coito interrompido. Tomei 2 hrs depois a pílula e depois 12hrs a segunda dose... 7 dias depois desceu só um corrimento escuro, primeiramente borra de café, depois tipo caramelo e no fim mais rosado ( esses corrimentos duraram 7 dias) e agora que era para o meu período descer ainda não desceu... A pílula faz atrasar mais de 2 dias?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode não proteger... a pílula e sua ansiedade podem atrasar a menstruação.... sugiro que aguarde e faça um teste de gravidez... se proteja... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.