Eficácia da pílula do dia seguinte



Usou a pílula do dia seguinte? Participe no meu novo estudo e me ajude a melhorar os posts... participe aqui...

A pílula do dia seguinte está indicada na contracepção de emergência até 72 horas após uma relação sexual não protegida ou em caso de falha de um método contraceptivo habitual.
Eficácia da pílula do dia seguinte





A pílula do dia seguinte deve ser tomada o mais perto possível da hora em que teve a relação desprotegida, para aumentar a sua eficácia, ate ao máximo de 72 horas (3 dias).

A mulher pode ter que tomar 1 comprimido ou mais (dependendo do tipo de pílula, há marcas que estão disponíveis com 2 comprimidos (normalmente tem que tomar os dois com 12 horas de diferença)).
Eficácia da pílula do dia seguinte


A eficácia da pílula do dia seguinte tem uma redução da eficácia com o tempo decorrido após a relação, dai ser importante a mulher tomar a pílula do dia seguinte o mais perto possível da relação desprotegida, assim nos ensaios clínicos a eficácia da pílula do dia seguinte é:
  • Toma até às 24 horas, após a relação - eficácia de 95%
  • Toma entre as 24 e 48 horas, após a relação - eficácia de 85%
  • Toma entre as 48 e 72 horas, após a relação - eficácia de 58%
  • Toma depois das 72 horas (3 dias) - não é eficaz
Eficácia da pílula do dia seguinte

Eficácia da pílula do dia seguinte após 48 horas

A toma da pílula do dia seguinte após as 48 horas, da relação desprotegida, tem uma eficácia mais reduzida, cerca de 58%.


A pílula do dia seguinte pode ser feita em qualquer momento durante o ciclo menstrual. A sua eficácia é menor se for tomada durante o período fertil.

A eficácia da pílula do dia seguinte pode ser diminuída se a mulher tomar outros medicamentos que interfiram ou se ocorrerem vómitos nas três horas seguintes à toma do comprimido. A mulher em caso de vómito deve tomar outro comprimido.

A utilização da pílula do dia seguinte deve ser uma situação pontual e esporádica, a mulher deve optar por um anticoncepcional regular.
Pilula do dia seguinte
Pílula do dia seguinte
Fontes bibliográficas
infarmed.pt