quinta-feira, setembro 25, 2014

Azalia®

Azalia®

A pilula azalia® é um contracetivo oral sem estrogénios indicado na prevenção da gravidez indesejada. A pilula azalia® é uma pilula progestagénica ou mini-pilula que tem na sua composição o desogestrel. A pilula azalia® é indicada como contracetivo nas mulheres a amamentar.

Pilula Azalia
Pilula Azalia®
Como iniciar e tomar a pilula azalia®

A pilula azalia® deve ser iniciada no primeiro dia da menstruação, após o parto a pilula deve ser iniciada após 21 dias do parto, mesmo que a mulher não esteja menstruada (é comum a mulher que amamenta não menstruar).
A pilula azalia® deve ser tomada todos os dias, sensivelmente à mesma hora, durante 28 dias, após terminar a carteira de azalia® a mulher deve logo começar outra sem fazer pausa.

Efeitos secundários da pilula azalia®
  • infecção vaginal
  • cansaço 
  • enjoos
  • vómitos 
  • acne
  • perda de cabelo 
  • dor mamária
  • menstruação irregular
  • ausência de menstruação 
  • menstruação dolorosa, 
  • quisto no ovário 
  • alterações da libido
  • alterações do peso corporal

Medicamentos que interferem com a pilula azalia®
  • primidona
  • fenitoína
  • carbamazepina
  • oxcarbazepina
  • felbamato
  • fenobarbital
  • rifampicina
  • rifabutina
  • ritonavir
  • nelfinavir
  • griseofulvina
  • carvão medicinal
  • hipericão (Erva de S. João)

Esquecimento da pilula azalia®

A pilula azalia® pode perder a sua eficácia se a mulher tiver um atraso superior a 12 horas. Perante um esquecimento de um comprimido de azalia® a mulher deve tomar o comprimido assim que se lembre, manter os comprimidos seguintes e usar preservativo nos 7 dias seguintes.

A pilula azalia® e a menstruação

Como a pilula azalia® não tem estrogénios a mulher poderá não menstruar ou ter pequenos sangramentos que duram dias ou mesmo semanas. A eficácia da pilula azalia® mesmo com estas alterações menstruais não se altera.

Fontes bibliográficas
infarmed.pt
Partilhe

167 comentários:

  1. Oi, iniciei a azali à 2 semanas, tomo sempre às 23 horas, mas esta noite tomei às 5 horas, tenho risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim continua protegida e não tem riscos, pois ao tomar com 6 horas de atraso não core riscos de perder a eficácia, mantenha as seguintes no horário habitual... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  2. Boa tarde tomo a azalia mas ja nao amamento mais posso continuar a toma la? Continuo protegida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, não precisa de amamentar para fazer efeito... deve é tomar todos os dias, um comprimido, e não fazer pausas entre as cartelas... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Olá! Uso cerazette, e gostaria de começar usar um anticoncepcional com pausa. Qual mais indicado, próximo ao cerazette?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não existe anticoncepcional como cerazette para se usar com pausa... devido à sua composição hormonal só é eficaz se for usado sem pausa... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Ola ba tarde, sou hipetensa e costumo tomar o cerazette, entretanto minha cartela estava no fim, fui a farmácia e indicaram Azalia. tem o mesmo efeito do cerazette? possso engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem, pode trocar sem receio... é o mesmo... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. obrigada :) uma abençoada semana!

    ResponderEliminar
  6. Olá, após vários anos sem tomar pílula, no mês passado comecei a tomar azalia, mas como tive perdas todos os dias, parei no fim da 1' cartela. Entretanto mestruei. Devo retomar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve seguir as indicações de seu médico, o fato de ter escapes não é motivo para interromper, como esta pílula não tem estrogénios pode acontecer isso... deve manter e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Era suposto ter tomado ontem, como posso reiniciar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, desde que não tem chances de gravidez e se proteja ou evite até ao 9° comprimido da carteira.. ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Boa tarde. Comecei a tomar pela primeira vez a Azália, e tive uma dúvida de inicio: o primeiro sinal de corrimento apareceu-me no dia 23 às 23h15 e como tinha estabelecido de tomar num horário certo a pilula comecei no dia seguinte às 12h00... será que ficarei na mesma protegida ao fim de uma semana?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, após uma semana está protegida sim.. ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. É normal a azalia ter tantos efeitos secundários? Dores horríveis, má disposição,mau humor. Não me sinto confortável com a azalia. Além de não ser prática, nunca saberemos quando vamos ter perdas de sangue, ou como vamos acordar. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é normal devido à sua composição hormonal ter alterações e essas variações menstruais, os outros efeitos podem surgir com todas as pílulas, embora na fase inicial seja mais comum, pois o corpo se está adaptando... ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Bom dia
    Desde que tomo a Azalia (há três meses)que menstruo abundantemente por mais de uma semana. Por outro lado, sinto secura vaginal. Anteriormente tomava a Yasminelle. Estou a pensar por um aparelho, pois já tenho 45 anos. O que acha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ser uma boa opção, deve falar com seu médico, embora sugira que aguarde mais um ou dois meses para ver se seu corpo se adapta e melhora, pode precisar até 4 cartelas para ver o efeito total... ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Boa noite. Iniciei a pilula Azalia cerca de 9 dias depois de aparecer a menstruação, e não no primeiro dia (foi por indicação do médico, para iniciar de imediato). Tive relação sexual desprotegida no dia 21 da cartela. Estava protegida pela pilula ou posso estar grávida? Na bula dizia que estaria protegida ao fim de 2 semanas, mas agora estou quase a meio da segunda cartela e tenho alguns sintomas estranhos...
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim já estava protegida... deve manter e não se preocupar, seu corpo está se adaptando.. deve manter e tomar sem pausas entre as cartelas... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Boa tarde,
      Tomei Azalia no ano passado mas decidi parar. Agora quero voltar a tomar. Posso tomar já ou tenho de esperar pelo período?
      Obrigada.

      Eliminar
    3. Olá, é melhor iniciar no primeiro dia da menstruação para seu corpo se adaptar mais facilmente... ando por aqui... :)

      Eliminar
    4. Olá, é melhor iniciar no primeiro dia da menstruação para seu corpo se adaptar mais facilmente... ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Olá! E ficarei logo protegida de imediato após a primeira toma? Se não, durante quanto tempo tenho de ter relações protegidas para evitar uma gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se a iniciar no primeiro dia da menstruação sugiro sempre proteção nos primeiros 7 dias da primeira cartela, depois já está protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Ola. Eu ja escrevi em outro grupo penso que seja o mesmo. ~
    Tirei ontem o Mirena na consulta ja tinha 6 anos e eu sentia mal em varias fases c infeçoes e mesmo com problemas fisicos e psiquicos relacionados com o mirena,pois tenho SII e afetava o meu intestino muito as fases que tinha hormonais já. Agora medico mandou eu tomar Azelia e tomei logo ontem aao jantar e tudo bem, hoje acordei para tomar minha medicação cipralex 25 mg e senti-me mal fisicamente, outra vez com sintomas terriveis na barriga e intestinos e sem força no corpo e moidores utero estranhos com muita dor de cabeÇa e meia enjoada, sinto tanbem as mamas tensas. Será que a pilula me pode fazer pior que o mirena?? Pois eu andava ja melhorzita adaptar-me ao cipralex e perdi muito peso, não sei se seria disso, e agora tenho receio desta mudança. tenho moimas e 2 quistos causados pelo uso do mirena no ovario. O que me sugere? Sera que vai passar? tenho receio que seja pior pelo fato da pilula ter latose na composiçao e a parte hormonal ser mais acentuada do que no mirena. sera assim?? Obrigada pela ajuda
    Sonia Branco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve falar com sua médica para ele avaliar, pode manter a pílula para ver se continua tendo essas alterações... ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Ola mais uma vez. Hoje continuo com muita dor nas pernas e tive dia muito mau mesmo . Cheguei a sentir mal estar com desconforto abdominal e dores cabeça e tambem nao dormi nada bem. Como referi antes sera que tem alguma interferência com o cipralex? E que ja nao me lembrava de chorar assim como hoje se tão agitada estar...
    Não sei se continue pois o meu medico não esta lá sempre e não sei a quem recorrer agora. Obrgada mais uma vez pela sua atenção e dedicação a todas nós.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve assim que possa falar com ele... peço desculpa mas não posso ajudar mais... ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. Muito obrigada pela sua atenção. Ainda não parei de ter sangramento e sinto muita dor nas pernas e indisposição geral, não sei se foi da mudança do aparelho para a Alzalia. Qual a diferença entre o mirena e a pilula alzalia?? E que eu tenho miomas e tenho receio de estar sempre a sangrar, afeta a minha qualidade de vida na mesma Dr.Carlos.è normal eu estar assim a sentir esta mudança? Sinto-me extremamente cansada e nã tenho medico tão rapido. Grata pela sua atenção. SB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ambos os métodos não têm estrogénios, mas são diferentes... sim pode acontecer esse desconforto, é um efeito da pílula... deve manter... e aguardar com paciência, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  16. Muito obrigada pela sua atenção. Felizmente ainda temos alguém que nos possa tranquilizar em certos momentos de vida. Bem-haja

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Dr. Tomo Alzalia ha cerca de um mês e ate então o corrimento mesmo não sendo muito vai aparecendo sempre ora vai durante 1 dia, ora vem. Será normal, visto eu ter retirado o diu mirena antes disto?
      O que me preocupa e pedia a sua atenção é que esta noite como me da mais fome apos a toma da pipula ali a noite, como mais bolachitas e esta noite acorde c distenção abdominal e com colicas muito fortes que me apanhavam os rins, não sabia se era utero ou intestinos. pela manha evacuei logo muito e sangrei de novo um pouco da vagina. O que podera ter sido? será intestinal ou podera estar acossiado ao meu utero? Grata pela sua atenção.

      Eliminar
    2. Olá, sim pode acontecer, devido à composição da pílula e mudança de diu mirena... deve manter e aguardar... me pareceu ser intestinos.. ando por aqui... :)

      Eliminar
  17. Sem duvida Dr que pensei nisso pelo que como antes de deitar, alguma reação com muitos gases, mas as colicas eram enormes mesmo. Quanto a pilula se é natural vou aguardar mais tempo pois ainda não terminei a primeira caixinha. O receio e sangrar, mesmo sendo pouco muito tempo, se não faz mal a saude. Grata pela atenção

    ResponderEliminar
  18. Boa tarde. tal como vi em comentarios anteriores, tambem eu iniciei a toma de alzalia e ha três dias sensivelmente que estou com colicas infernais, parece que depois de comer pioro fico com a barriga distendida parece ser gases presos. Nunca tinha sentido esta indisposição, para alem de tanbem sangrar basicamente desde que iniciei. Não sei se é normal acontecer, mas é bastante desconfortável. Estou neste momento para acabar a primeira cartela. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mantenha, não faça pausas entre as cartelas, está na fase de adaptação.... ando por aqui... :)

      Eliminar
  19. Boa tarde . Eu gostava de saber se é normal eu me sentir mal, quando falo em mal, é um mal estar geral que me afeta e inicia nos intestinos com sensasçao de calor , talvez gases e da vomitos, dor de cabeça, pernas e taquicardias provovadas pelo mau estar. Isto aconteceu agora numa altura em que estou a tomar uma pilula a azalia, penso que já vou na 2ª carteira e notei que estou numa fase em que me esta a querer correr algo acastanhado, sempre que isto acontece os sintomas intensificam e não sei se é natural mas é horrivel. `Pode ajudar nesta questão por favor? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, nota odor no corrimento castanho? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  20. OLá Bom dia Dr.
    Não noto odor, parece ser corrimento ontem ja meio asanguentado mas esta acastanhado ainda e não muito. Entretanto como lhe disse, afeta-me a nivel gastrointestinal de uma forma que nem imagina. tanbem acabo por não dormir bem com este quadro todo e ja acordo muito indisposta. Será hormonal?? Correrei algum risco, posto a indisposição geral, chega a dar vomitos como no inicio da toma. O medico apenas respondeu que o natural seria deixar de mestruar mas para isso tem de ser toma regular. Realmente eu andava bem, mas so agora apareceram 2 bolhas e começei a sentir esta destabilização, não entendo se é natural acontecer e será sempre assim. Se poder ajudar agradeço. Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ser reação da pílula, deve manter e se continuar assim deve falar novamente com seu médico... ando por aqui.. :)

      Eliminar
  21. Boa tarde Dr Carlos.
    Estou aqui a sentir-me bastante indisposta, com dor de cabeça, muitos enjoos e da ate suores e fraqueza geral.
    falei com meu medico por email, e enquanto a pilula azalia disse que não tinha outra alternativa posto ter tirado mirena e ter miomas uterinos como fereri já aqui.
    Posto que medico acabou por não saber o que me dizer, e estou com estes sintomas todos que nem dormir me deixam e ja interferem com a minha parque psiquica, agitailidade, falta de dormir etc.. colicas... Gostaria de lhe perguntar nestes casos onde nos podemos dirigir. No Hospital aqui não temos ginecologia e so tenho o de Coimbra, mas não sei se é caso de passar por lá a saber opinião.
    Será que me pode ajudar nesse sentido??

    Grata pela sua atenção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ele tem razão, pode experimentar a cerazette, que é a mesma que azalia, mas pode tolerar melhor... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  22. POis ate eu sei que tem razão Dr. Carlos.
    Por mais que queira ajudar, penso que não sabe que fazer pois eu tenho este problema a nivel inestinal que não ajuda em nada :(

    Vou esperar pela opinião dele de novo e aguentar todos estes sintomas que eu nunca me lembro de sentir algo assim.

    O Dr. Acha que estando eu na segunda carteira e ja estando bem antes que isto irá continuar assim ou poderá passar de vez? Não acho normal voltar estes sintomas entende??

    Grata pela sua atenção mais uma vez.

    São duvidas que me fazem confusão, pois haverá alguma oscilação para que isto aconteca?? O medico disse que seria suposto eu não sentir essas oscilações hormonais.
    tambem não sei se teria hipotese de voltar ao mirena visto complicações que tive :(

    Obrigada pelo seu esclarecimento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, eu entendo sua ansiedade, deve acalmar e manter para ver se seu corpo aceita melhor e se adapta... a fase da adaptação pode durar até 4 meses... ando por aqui... :)

      Eliminar
  23. Ahhhh. Pois ninguem me tinha explicado isso Dr carlos.
    O meu medico respondeu e mandou-me parar a pilula, que provavelmente iria mestruar muito, para tomar porstran.

    Acredite que fiquei assustada so agora mesmo. Como é possivel eu ter miomas e poder estar sem nada, isso ja me tinha sido dito antes ha anos atras por outro ginecologista, quando eu começei a ter muitas perdas.

    pergunto eu se é possivel eu nesta fase ficar sem nada, numa fase em que ja emagreci bastante e tenho alimentação tão debilitada, com o agravamento de poder ter anemia dito pela medica familia.

    As vezes, ficamos sem ter apoio nem palavras certas, e muitas vezes são estas situações que nos deixam ansiosas obvio Dr.

    Ainda bem que podemos recorrer a este tipo de apoio e ou ouvir outras opiniões, afinal o que procuramos e esclarecimento, nimguem quer estar mal penso eu.

    Desde já lhe agradeço por isso e mais uma vez gostava de ouvir a sua opinião quanto a esta situação.

    è complicado ter uma resposta sem explicação se é que me entende Dr carlos.

    grata pelo seu tempo e bem haja

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim eu entendo, ainda bem que ajudei... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  24. Oh DR carlos. Tenho noticias para si :(
    Vim do ginecologista, outra opinião que pedi ao meu antigo ginecologista.
    Acontece que me disse que no meu caso a pilula azalia estava na origem deste meu mal estar todo, e esta a desmacarar uma depressão a qual eu estava controlada, ate porque não fui medicada para esse efeito na altura.
    O que e certo e que dia agitada a sentir mal fases do dia que não tem explicação.
    Ele explicou que como tenho ali um mioma, entre varios que esta numa localização chata, para ele retirava utero e acaba esta mau estar :(

    fartei-me de chorar, porque mesmo explicando que pode preservar ovarios, diz que se na operação vir que estão mal que retira e eu não quero isso de todo.

    Fiquei sem saber que dizer DR.

    Falei-lhe de novo no mirena que retirei porque ja estava no fim do tempo e a dar problemas tambem.

    Disse que poderia tentar mas nao garantia como da primeira vez que resultasse, e marcou para colocar e não mandou eu tomar nada nem parar com pilula.

    tenho receio da troca e dos sintomas depois da alteração de um para outro pois a alzalia ainda vai estar no organismo certo?
    O mirena será que me vai causar efeitos como a pilula no inicio??

    Nesta fase não sei se optei pelo melhor, retirar utero pareceu-me radical para estado eu que fiquei com pilula DR.
    Pode dar-me o seu parecer clinico?

    Grata por ouvir o desabafo neste momento mais desespterante. Custa muito acredite ouvir isto e sentir sintomas que não suportamos, queremos trabalhar e não podemos. Parece algo tão minimo como é possivel?

    grata por tudo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pois como está com a depressão me parece que o mais correto é trata-la e depois pensar no resto, em relação ao mioma, realmente pode acontecer do diu sair e não ficar bem, mas como o novo diu é pequeno tem mais chances de correr bem... em relação à mudança é assim mesmo que se faz, passasse de um apara o outro para não ter riscos de gravidez... apesar de ser difícil tente com calma levar cada dia de cada vez... e procure ajuda para tratar a depressão... ando por aqui... :)

      Eliminar
  25. Ola dr.
    Quanto a depressão falo com medico apenas diz que nao faz sentido, pois o que me esta acontecer tem a ver com estas mudanças e não e de bom tom estar a medicar assim num afase em que estou e continuo com a pilula. Mudar de medicações tambem leva a ajustes fisicos e sintomas nºao faceis.
    Segunda tenho medico de novo que tem a mesma opinião mas não sei que me podera dizer, pois o daqui acha que meter de novo o mirena sera ter de passar por tudo de novo.
    Entretanto continuo com a pilula e a passar mesmo mal, cada vez pior não entendo porque não ha solução.
    Quer dizer como não me adapto acabo por ganhar uma futura depressão, pois ainda não estou lá porque me agunto, mas muito tempo assim sem dormir não da, e por ultimo por causa de um medicamento terei de retirar o utero.
    O que lhe queria perguntar caso eu entanda acabar com isto, se retirar utero estas labelidades emocionais e sintomas mantemêm-se na mesmo mesmo com os ovarios preservados? Ou irei na mesma passar por oscilações hormonais e ter de passar na mesma por tudo isto?
    Eu detesto antidepressivos e é triste queremos estar bem e acabarmos mal entende a minha angustia?
    São respostas que ficam sempre em aberto com medicos não entendo porque deixar andar quando se esta mal DR.

    mais uma vez estou grata e na segunda pertendo partilhar consigo a decisão clinica do medico, para que me possa dar uma palvrinha.
    Boa noite e agradeço mais uma vez

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, espero que tenha corrido bem a consulta... ando por aqui.. :)

      Eliminar
  26. Ola dr Carlos.
    realmente tudo piorou com a toma da pilula no meu caso, o mioma aumentou e ontem medico falou em alternativas:Miomectomia laparoscópica ou robótica. Quando me falou eu entendi que seria por baixo pela vagina pois nao falou em furos nem cortes. Agora já não sei porque fui ver o que era. depois outro problema, falou em eu tomar um medicamento depiis da cirurgia que me mete receio, o ESmya, antagonista, que me vai fazer entrar em menopausa e eu nao entendo porque tenho de passar por eses efeitos que dizem ser maus. a operação sera daqui a 15 dias, o que lhe parece? ele quer apenas retirar o mioma que esta ali a crescer para nao ter ainda de retirar utero pois diz que não ha necessidade. sera que vale a pena passar por tudo isto, para mais tarde voltar a introduzir um tal diu novo tipo o mirena mas que so dura 1 ou a anos que e menso agressivo nas hormonas. grata pela atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim me parece que tenha mesmo que passar por isso para tratar e recuperar o tecido uterino... deve seguir seu conselhos... se precisar ando por aqui... :) boa sorte.

      Eliminar
  27. Ola Dr carlos.
    Eu ja fui avaliada e não posso alterar medicação agora, infelizmente com uso da pilula o meu mioma aumentou e eu sempre indisposta com dores cabeça, vomitos enjoos e sem dormir, afetou muita coisa, e fiquei sem opção.
    so depois poderei rever medicação pois emagreci muito e continuo neste quadro.

    Não sei se e natural uma pilula contribuir para o aumento de um mioma dar tnto mal estar, mas foi que me aconteceu e ainda estou com ele ate operçao.

    darei noticias.

    grata pela atenção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, fico esperando e desejo que corra tudo bem.. se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  28. Boa tarde! Tive um bebe ha pouco tempo. No 21 dia apos os nascimento comecei a tomar Azalia. POsso ter relacoes sem preservativo ou devo tomar precaucoes adicionais neste primeiro mes? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, após o meio da cartela está protegida.. ando por aqui.. :)

      Eliminar
  29. Boa noite Dr. Gostaria de lhe colocar a seguinte questão: eu tenho um mioma e a minha ginecologista queria colocar-me um aparelho para evitar as fortes hemorragias. Entretanto ouvi uma segunda opinião que me aconselhou a tomar Minesse, no entanto esta pílula tem-me provocado alguns hematomas e a ginecologista aconselhou-me a mudar para a azália. Depois de ler todos os comentários postados aqui fico com dúvidas se a azália é a mais indicada ou não? Outra questão refere-se ao peso: o folheto da azália refere aumento de peso, mas nos comentários aqui registados fiquei com a ideia que as mulheres perdem peso. Neste sentido gostaria de lhe perguntar se a azália provoca aumento ou perda de peso?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim me parece que pode beneficiar mais com a azalia, deve mesmo seguir as indicações da sua médica, as pílulas podem aumenta as chances de termos alterações no peso, o aumento está mais ligado ao tipo de dieta e outros estilos de vida.. mantenha a pílula... ando por aqui... :)

      Eliminar
  30. Boa noite Dr. Gostaria de lhe colocar a seguinte questão: eu tenho um mioma e a minha ginecologista queria colocar-me um aparelho para evitar as fortes hemorragias. Entretanto ouvi uma segunda opinião, de outra ginecologista, que me aconselhou a tomar Minesse. Tomei durante 6 meses, no entanto esta pílula tem-me provocado algumas dores nas pernas e fico com zonas azuladas (tipo hematomas, com dores) e a ginecologista aconselhou-me a mudar para a azália. No dia 29 de fevereiro termino o último comprimido minesse e dia 1 de março devo iniciar a azália. Depois de ler todos os comentários postados (fortes dores abdominais, mamárias, dores de cabeça, etc. aqui fico com dúvidas se a azália é a mais indicada ou não? Pois eu já sofro de enxaquecas. Outra questão refere-se ao peso: o folheto da azália refere aumento de peso, mas nos comentários aqui registados fiquei com a ideia que as mulheres perdem peso. Neste sentido gostaria de lhe perguntar se a azália provoca aumento ou perda de peso?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim me parece que pode beneficiar mais com a azalia, deve mesmo seguir as indicações da sua médica, as pílulas podem aumenta as chances de termos alterações no peso, o aumento está mais ligado ao tipo de dieta e outros estilos de vida.. mantenha a pílula... ando por aqui... :)

      Eliminar
  31. Boa noite DR.
    Era para ser operada e meu medico decidiu eu tomar esmya durante 3 meses antes para reduzir miomas e ver se nao opero de forma invasiva e se tiver de operar que seja por miectomiaa apenas.
    devo parar a pilula antes de iniciar esmya, mas ainda nao tenho receita e não sei pois falam que da muito efeitos colaterias.
    Qual a sua ipinião em relação a esta decisão?

    grata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve seguir as indicações de seu médico... confie nele... ando por aqui... :)

      Eliminar
  32. Olá doutor,
    Estou na última carteira da pílula que tomo, a Daylette, o que acontece é que a minha ginecologista me pediu para começar a tomar a Azalia depois de acabar esta carteira. Só que os comprimidos da Azalia estão divididos por dias da semana... ou seja, acabo de tomar a daylette numa quinta e começo a tomar a azalia numa sexta. Mas começo no primeiro comprimido que diz "sexta-feira" ou faço como na daylette e começo no primeiro comprimido da carteira, esquecendo os dias da semana que estão escritos em cima?
    Outra questão: depois de começar a tomar a azalia, quantos dias devo esperar para se tornar eficaz e ter relações sexuais sem grandes preocupações?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve começar no primeiro comprimido que diz sexta feira... deve aguardar 7 dias para estar protegida, para não ter riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  33. Boa tarde Dr. é normal ao tomar esmya, ja la vai um semana fica presa dos inestinos e enjoada com alguma fraqueza moscular etc... Os sintomas custuma agravar mais que isto?? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá em princípio não... se lembre que está na fase inicial de adaptação.... se precisar ando por aqui.... :)

      Eliminar
  34. Boa tarde Dr Edgar. Interrimpi azalia e iniciei esmya, gostava de lhe perguntar se sintomas com este tratamento são normais no inicio dele ou se so com o tempo, pois eu j senti algumas coisas e ainda não acabei a primeira embalagem. Será que é so com o tempo, ou sentimos logo efeitos. eu tenho enjoos ja tive dores cabeça, bolhas dores mosculares... irritabilidade, mas parece que melhorou, fico cansada muito. a questão é saber se pode vir ainda pior que isto.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim podem surgir alguns sintomas, especialmente na fase inicial de tratamento, até 4 meses... ando por aqui... :)

      Eliminar
  35. Boa noite Doutor, o mebendazol interfere com a azalia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere, mas é aconselhado que tome com algumas horas de diferença, pelos menos 4, para não ter riscos de diarreia... ando por aqui... :)

      Eliminar
  36. Bom dia Sr. Dr., deixei de tomar a Azalia na 2 feira passada, queria fazer uma pausa posso começar passado 7 dias? Iniciar nesta 2 feira? Muito obrigado, Cumprimentos Sônia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode senão tiver riscos de gravidez... ando por aqui... :)

      Eliminar
  37. Doutor desde que comecei a tomar este anticoncepcional que sinto umas fortes pontadas no fundo da barriga e consequentemente no canal vaginal, ao ponto de ter de ficar dobrada por não me conseguir mexer. Tem ideia do que poderá ser?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, podem resultar de cólicas, nota corrimento, odos ou outra alteração? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  38. "Doutor desde que comecei a tomar este anticoncepcional que sinto umas fortes pontadas no fundo da barriga e consequentemente no canal vaginal, ao ponto de ter de ficar dobrada por não me conseguir mexer. Tem ideia do que poderá ser? " - respondendo ao que o doutor me perguntou, não noto qualquer tipo odor, apenas tenho o muco mais espesso, o que penso que seja normal da pílula.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é normal, ainda continua com alterações? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  39. Boa tarde!
    Tomo a pílula Azalia, mas não me estou a adaptar bem! Queria voltar a pílula anterior, Harmonet. Hoje vou tomar a 12 pílula. Será que devo esperar até ao final da carteira, ou posso tomar já hoje a primeira pílula Harmonet? Obrigada
    Queria voltar à minha pílula anterior, Harmonet!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ainda esta a tomar à pouco tempo... deve dar mais dias para seu corpo se adaptar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  40. Boa tarde!
    Já tomo há 4 meses
    Obrigada

    ResponderEliminar
  41. Boa tarde!
    Não estou a amamentar.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, esta pílula é melhor para sua saúde... por não ter estrogénios, fale com seu médico, para mudar pode iniciar logo após terminar a cartela... ando por aqui... :)

      Eliminar
  42. Tenho ovários micropolicisticos, sofro á algum tempo de secura vaginal, tenho varizes má circulação. Tomo Gynera posso mudar para a Azalia? é melhor?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tem benefícios para sua saúde... mas deve falar com seu médico... para ele avaliar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  43. Boa noite,
    Tomo azalia e o meu corrimento costuma ser como a clara de ovo. Aparece-me de repente, seja a meio ou no final da cartela. É normal? Este tipo de corrimento é aquele que dificulta a passagem dos espermatozóides ou indica que estou no meu período fértil? Apesar de saber que, de um modo geral, com esta pílula a menstruação não aparece e se for tomada certa não existe período fértil... Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ter aumento do corrimento, o importante é tomar todos os dias sem pausa entre as cartelas, dessa forma não tem riscos de gravidez, não tem período fertil... ando por aqui... :)

      Eliminar
  44. Boa noite Dr,
    Acabei a última cartela de AZALIA há 3 dias e não menstruei, será normal? Morro de medo de engravidar, tomei tudo certo mas msm assim devo fazer um teste?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é normal, a azalia é uma pílula continua, deve terminar a carteira e iniciar logo outra... ando por aqui... :)

      Eliminar
  45. Boa noite é normal eu estar menstruada à 7 dias e bastante corrimentos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer devido à composição hormonal de azalia... não tem estrogenios... deve manter e aguardar... :) ando por aqui.

      Eliminar
  46. Bom dia,tomo azalia ha cerca d 3 meses pos parto,o centro d saud agora mudaram pa cezarete,,diga me uma coisa a mulher tem na mema periodo fertil?poxo evitar relaxoes entre determinados dias para diminuir a poxibilidad d uma nova gravidez?obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode fazer essa são iguais... desde que tome todos os dias não tem riscos/ período fértil... ando por aqui. :)

      Eliminar
  47. Boa tarde iniciei azalia após o parto e no final da primeira carteira parei 7 dias por engano. Posso iniciar nova carteira ao sétimo dia mesmo sem estar menstruada? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se não tem riscos de gravidez pode... se proteja até ao 7° comprimido desta próxima cartela... ando por aqui... :)

      Eliminar
  48. Olá Dr.
    Estava a tomar Azalia quando deixei de amamentar. Quando acabei a carteira comecei a tomar Minigeste. Ultimamente e de vez em quando tenho sentido enjoos, azia e por vezes parece que fico inchada.

    A minha questão é: eu estava protegida quando estava a tomar a Azalia após deixar de amamentar? é que nessa altura não usei mais nenhum contraceptivo mas quando iniciei a Minigeste comecei a usar preservativo.

    Estes sintomas é da adpatação à Minigeste?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tomava certinha e sem falhas estava protegida... os sintomas que refere me parecem ser causados pela nova pílula que deve manter, seu corpo se está adaptando... ando por aqui... :)

      Eliminar
  49. Boa tarde

    Tenho 50 anos e toda a vida tomei a pílula Triquilar e depois Trinordiol
    Como sou fumadora o meu médico novo mudou me há 4 meses para a Azalia.
    Estou com mais uns 6 kg, sinto me inchada , e fico com náuseas e muita má disposição muitas vezes e sangro durante uns 15 ou mais dias , não tem odor,
    Já falei com o médico e ele diz que o corpo vai habituar.
    Não me sinto nada bem mesmo ! Faltam 2 pílulas para acabar ! Posso deixar de tomar e voltar a tomar a Trinordiol ? Só tenho consulta em Julho e não estou a aguentar esta pílula.
    Os sintomas que tenho tido podem ser da Azalia certo?

    Muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve deixar de fumar e manter a azalia, pois é melhor para seu corpo que pode demorar a se adaptar... mantenha e fale com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  50. Boa noite Dr. Carlos,
    Tomo azália ha cerca de 3 meses. Os dois primeiros meses tive uma menstruação mínima, que durou pouco mais que um dia e na qual pouco se notava o sangue. A ultima menestruação já devia ter vindo á mais de 11 dias e ainda não tive nenhum vestígio dele. Eu entretanto já fiz um teste de gravidez (de farmácia) que deu negativo, mas a menstruação continua sem vir, o que me está a preocupar. Importa ainda dizer que tiver cancro da tiróide à 1 ano e meio, (pelo que esta foi removida e estou a tomar medicação para simular a mesma). Está também a tomar fluoxetina que parei mais ou menos á 1 mês atrás. Não sei se isto é normal, ou se devo procurar fazer um teste de gravidez mais efectivo. Agradeço desde já a sua atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a pílula azalia pode causar essa falta, pois sua composição hormonal é diferente, não tem estrogénios... o importante é tomar certinho e não fazer pausas entre as cartelas... mantenha e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  51. Agradeço a resposta. Então é normal a menstruação deixar de vir por um mês ou assim? Como sei se tenho o periodo ou não assim? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é normal, ela não causa a menstruação como as outras, embora algumas mulheres revelem que menstruam regularmente em menor quantidade... ando por aqui... :)

      Eliminar
  52. Agradeço novamente a sua pronta resposta. Uma ultima dúvida: estou a pensar deixar de tomar a pilula, pois já não necessito. Assim sendo, quando acha que a menstruação poderá retornar? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode demorar, varia de mulher para mulher, depois passa a ter o ciclo como tinha antes de usar a pílula... ando por aqui... :)

      Eliminar
  53. Dr. Carlos Edgar, necessito da sua ajuda URGENTE!

    Tomo Azalia mas decidi, por opção, deixar de tomar nesta última carteira que acabou na quarta-feira (dia 25 Maio). Na segunda (23 Maio) tive relações mas ainda estava a tomar a Azalia. Agora estou com receio em ter engravidado.
    Na altua que tive a relação sexual não estava ainda sob o efeito da pílula?
    Ajude-me por favor.
    Obrigada, Dr.

    P.S.
    A última vez que tive o período foi a 3 de Maio e tive durante uma semana. Por me dar menstruações tão abundantes é que resolvi deixar esta pílula.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, quando teve ainda estava sob o efeito, mas como parou deixou de estar protegida... tem chances... ando por aqui... :)

      Eliminar
  54. Dr, obrigada pela prontidão de resposta. Mas agora quando poderei fazer o teste de gravidez?
    Outra coisa Dr.: estou a pensar ir à farmácia e comprar a Azália e tomar hoje pelo menos duas. Não adianta nada? O Dr. acha que faço mal?
    Aguardo. Obrigada mais uma vez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve aguardar 10 dias... depois do teste pode iniciar, pois é normal demorar a descer sua menstruação... ando por aqui... siga as indicações de seu médico... :)

      Eliminar
  55. Muito bom dia!
    Tomo a Azalia há 4 meses mas este mês não está a correr bem... Tenho pequenos sangramentos quase todos os dias, desde há 3 semanas. E estou com dores de cabeça com alguma frequência.
    O que me aconselha?
    Paro de tomar? (Só já tenho 2 comprimidos na cartola)
    Isto vai passar?
    Aguardo os seus preciosos conselhos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve manter e aguardar, deve melhorar assim que seu corpo se adapte completamente... ando por aqui... :)

      Eliminar
  56. Queria tb saber qual é a sua opinião sobre a AZALIA... Será que o facto de já não ter período é maléfico para as mulheres? Porque em princípio já não se tem menstruação quando se toma a AZALIA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é muito favorável, pelo facto de não ter estrogénios não causa, na maioria das mulheres menstruação regular, mas é mesmo esse facto que a faz melhor e com menos riscos de trombose... dai ser favorável... ando por aqui... :)

      Eliminar
  57. Ola... Estava a tomar a Cerazete desde que tive o meu bebé mas à 2 meses mudaram-me para a azalia por rutura de stock.. Amamentava mas desde à 1 mês deixei de amamentar contudo como ainda tinha uma caixa de azalia tomei essa. Hoje sinto.me um pco enjoada será que pelo facto de deixar de amamentar essa pilula protegeu menos?? Ou será só uma indisposição?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim protege mesmo não amamentando desde que a tome sem falhas... pode ser só uma indisposição... ando por aqui... :)

      Eliminar
  58. Muito bom dia Queria a sua ajuda se possivel... Por indicação medica, comecei a tomar Azalia no mes de Maio, entretanto esqueci-me e deixei de tomar. Este mes no 1º dia do periodo iniciei novamente já passou 11 dias e ainda estou com sangramento é normal?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é normal, já está novamente protegida, deve manter a pílula sem pausas entre as cartelas... ando por aqui... :)

      Eliminar
  59. Olá ☺
    Fui mãe à quase 2 meses e a enfermeira de família receitou azalia, tomo à cerca de uma semana e já me veio à menstruação. A minha dúvida é, posso iniciar a vida sexualidade ou tenho que esperar? O médico disse que podia mas na altura estava sem menstruação. Obrigada pela atenção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como já tomou uma semana pode, esta pílula pode causar estes sangramentos ou mesmo estar meses sem menstruar, mantenha certinha... ando por aqui... :)

      Eliminar
  60. Bom dia fui mãe à cerca de 3 meses e já estou a terminar a segunda carteira de azalia, entretanto ja menstruei 2x mas o problema é que tenho sangramento acastanhado todos dias, uns dias mais intenso outros mais ligeiro. Pode ser efeito da pilula? Como já não estou a amamentar se voltar à pilula que tomava antes da gravidez (belara) já não teria este corrimento constante? É que ao fim de tanto tempo torna-se cansativo. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ser causado pela pílula, nota odor no corrimento? Ao parar a mulher manter a azalia ou mudar para a pílula que fazia antes, fale com sua médica... ando por aqui... :)

      Eliminar
  61. Boa tarde hoje deram me a pílula azalia ao invés da cerazette que disseram ser igual pois não tinham cerazette. É mesmo? Tenho problemas de ansiedade e sinto-me mal com frequência e então se tiver algo me cause outros sintomas vai ser horrível para mim. Obrigada desde já.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é isso mesmo, deve manter como se fosse a cerazette, continua protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  62. Bom dia,
    sofro de Endometriose e como tal tomava Cerazette ao ir buscar novamente deram-me Azalia´a minha questão é a seguinte, estou á tomar á uma semana e a minha cara, zona queixo, ficou cheia de borbulhas queria saber se após o período de adaptação deixarei de as ter ou vou continuar a ter acne?!

    Obrigada

    Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como tem a mesma dosagem deve manter e aguardar, apesar de ser o mesmo podem nas mudanças acontecer isso, algumas mulheres referem isso, mantenha e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  63. Tomo a pilula azalia ah 11 dias e hoje o preservativo rompeu, tenho chances de engravidar? A pílula começa a fazer efeito na primeira semana não é ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como toma à 11 dias não tem riscos... ando por aqui, mantenha... :)

      Eliminar
  64. Olá, fiz a mudança para a Azalia há um mês e começou a sair muitas borbulhas, depois do período de adaptação vão continuar a sair acnes ou não? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve melhorar... mantenha a azalia e aguarde, pode ter que esperar até 4 caixas... ando por aqui... :)

      Eliminar
  65. Boa noite, Tive a minha filha à 4 meses, estou a amamentar e desde que ela nasceu ainda não tive a menstruação. O meu médico aconselhou-me a tomar a pílula Azalia mas sem menstruação não sei quando devo começar. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, neste caso deve iniciar em qualquer altura, o mais recomendado é que seja 21 dias após o parto, deve se proteger até ao 7º comprimido da primeira cartela, ando por aqui... :)

      Eliminar
  66. Bom dia, estava a tomar Cerazette e a medica mandou-me iniciar com Azalia ontem tive relações e esqueci-me de tomar a pilula qd me lembrei já tinham passado 15 horas tomei o comprimido, será melhor tomar a pilula do dia seguinte?obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve fazer a pílula do dia seguinte, manter sua pílula e se proteger nos próximos 7 dias... ando por aqui... :)

      Eliminar
  67. Olá Boa noite
    Comecei a tomar azalia a 4 dia, já posso ter relação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve se proteger até ao 7º comprimido desta primeira cartela... ando por aqui... :)

      Eliminar
  68. Boa noite
    Comecei a tomar a pílula azalia à 3 dias será que já posso ter relações?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve se proteger até ao 7º comprimido desta primeira cartela... ando por aqui... :)

      Eliminar
  69. Boa noite Dr.
    Iniciei a toma da Azalia à 4 meses e tenho sangramentos que duram aproxi.3 semanas por cartela é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, por causa da adaptação de seu corpo e pela composição hormonal da azalia... deve manter se no próximo mês voltar a apresentar fale com seu médico para ele avaliar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  70. Bom dia Dr.
    Quais os medicamentos que interferem com a azalia? Sinto me cansada e com dificuldade em dormir ex: anti-histamínicos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, eles não interferem pode ficar descansada, mas podem causar esse cansaço e mais sono é um efeito comum desse tipo de medicamentos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  71. Boa noite dr.
    Eu tomo a pilula azalia faz hoje 15 dias...é normal aparecer corrimento acastanhado claro ou rosa clarinho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer... deve manter a pílula azalia certinha... ando por aqui... :)

      Eliminar
  72. Boa noite. Se não for tomada na hora certa tds dias perde efeito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não perde, deve ser tomado sensivelmente no mesmo horário para evitar esquecer e estar protegida, mas se variar o horário 2 a 3 horas continua protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  73. Boa Noite
    Tomei Azalia durante 4 meses, entretanto acabei uma relação há 20 dias e também mudei de trabalho o que me levou a esquecer completamente de tomar a pílula nestes últimos 3 dias. Até agora tinha tomado sempre certo. Há 2 dias que sinto alguma pressão no baixo ventre e bastantes dores nos mamilos, pode ser efeito da paragem da pílula ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve ser essa a causa... deve se proteger pois tem riscos de gravidez... ando por aqui. :)

      Eliminar
  74. Bom dia Dr.
    O inicio da cartela é sempre a uma terça feira, mas este mês por lapso troquei e tomei a de segunda feira, em vez de terça, continuei a seguir a respectiva toma diária. Agora tenho a de terça para trás. Estou protegida? e na próxima cartela posso iniciar com a segunda feira para não haver enganos.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim está, pode alterar a ordem dos comprimidos sem receio, pois todos têm a mesma dosagem hormonal... ando por aqui... :)

      Eliminar
  75. Bom dia !
    Comecei a tomar azalia no primeiro dia da menstruação ate quando devo ter relações sexuais protegidas ?
    Estou na fase de adaptação para depois colocar o implanon e ate agora estou super bem !
    Obrigada !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ao iniciar no primeiro dia da menstruação basta aguardar 7 dias de tratamento... mantenha e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  76. Bom dia Dr, comecei a tomar a azalia a cerca de um mes, no entanto como adoeci, por recomendação medica deixei de tomar, faltava 2 comprimidos para acabar a primeira carteira. Recomecei a tomar a 2a carteira no domingo, ja no fim da mestruacao, terá a pílula o mesmo efeito tendo feito a paragem de cerca de 8 dias e ter recomeçado no fim da menstruação?

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como parou se deve proteger até ao 7º comprimido desta segunda cartela, mantenha e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  77. Boa tarde.

    Já tomo esta pílula desde Abril e sempre me senti bem com ela. Há cerca de duas semanas esqueci-me de tomar uma e tive sexo desprotegido. Esta semana comecei a sentir dor mamária. É possível estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, após esquecer temos riscos, só estamos novamente protegidos após 7 dias seguidos de pílula, no seu caso tem riscos de gravidez, mas pode também ser a pílula que causa esse desconforto, mantenha a pílula e faça um teste assim que consiga... ando por aqui... :)

      Eliminar
  78. Boa noite Dr. Comecei a tomar azalia ha 3 meses e desde então que não voltei a menstruar. Como sabia que a ausência de menstruação poderia ser um dos efeitos secundários não me preocupei muito mas 3 meses ja me parece demais. Esta situação é normal? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é comum, pode demorar mais meses esta ausência... deve manter certinho e não se preocupar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  79. Boa noite Dr !
    A Azalia eh eficaz em qe percentagem ?
    Posso ter mesmo relações após 7 dias do inicio da pilula (iniciei no primeiro dia da menstruaçao).
    Obrigada !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, em grande percentagem como as outras pílulas a rondar os +99%, desde que tome sem falhas... ando por aqui... :)

      Eliminar
  80. Olá boa noite tenho uma dúvida tomo azalia a 5 meses e meio desde que a minha filha fez os 21 dias desde então que não tenho menstruação. Gosta de saber se e normal inchar tanto (zona da barriga) sinto mal com o meu corpo pois estou inchada poderá ser por falta de menstruar? Se parar ou mudar de contraceptivo será que volto ao normal? Pois emocionalmente sinto me afetada Eu ainda amamento de manhã e por vezes de noite. O que me aconselha? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, a pílula pode causar falta da menstruação e inchaço na barriga, que não tem ligação... ou seja não há risco da menstruação se estar a acumular, apenas não se forma... ando por aqui... :)

      Eliminar
  81. Azalia e o meu primeiro contracerivo.
    Posso ter relações sexuais desprotegidas mesmo após o 7 comprimido ?
    Obrigada doutor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, mantenha tomando todos os dias e não faça pausas entre as cartelas... ando por aqui... :)

      Eliminar
  82. Boa noite Dr, tenho uma dúvida. Antes de ter o meu bébe tomava cerazette e, depois do parto deram-me azalia. Acontece que com esta pilula tenho sempre menstruação e durante muito tempo, então aconselharam-me a mudar para a cerazette. Ao fazer a troca continuo protegida ou será necessário esperar os 7 dias? desde já agradeço a atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, continua protegida... desde que não falhe nenhum dia, pode ficar tranquila... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.