sexta-feira, novembro 07, 2014

Prurido ou coceira na vulva (dermatite da vulva)

Prurido ou coceira na vulva (dermatite da vulva)

A comichão ou coceira da vulva é um sintoma de causa muito desconforto à mulher, alterando a sua vida sexual, a sua auto-estima ou mesmo dificultando a execução de algumas tarefas da vida diária. É um sintoma que afeta as mulheres e que pode ter muitas causas, tais como:
  • dermatites
  • psoríase
  • líquen plano
  • líquen simples cronico
  • líquen escleroso
  • candidíase vaginal
  • neoplasia intraepitelial da vulva
  • câncer ou tumor da vulva

Sintomas associados ao prurido ou coceira da vulva

As dermatites da vulva

As dermatites são as causas mais comuns do prurido ou coceira da vulva, existem diversos tipo de dermatite como a de contato, atópica, alérgica, seborreica ou dermatite induzida pelo uso medicamentos (corticoides, antibióticos ou outros).

Alguns cuidados ou produtos usados pela mulher podem aumentar ou induzir o aparecimento das dermatites, como:
  • papel higiénico
  • pensos ou tampões
  • roupas sintéticas
  • roupas justas
  • excesso de lavagens e higiene
  • duches vaginais
  • relações sexuais com múltiplos parceiros
  • relações anais alternadas com vaginais
  • masturbação (trauma das unhas, dedos ou outros objetos)
  • sabonetes íntimos
  • loções ou óleos de banho (sais de banho)
  • desinfetantes
  • perfumes
  • lubrificantes
  • preservativo
  • espermicidas
  • medicamentos aplicação local
  • outros medicamentos
  • cremes depilatórios
  • esperma
  • urina

Fontes bibliográficas
Lucas ICRN, Freitas AF, Oliveira SM, Silva JA, Gomes DAGS. Prurido vulvar: diagnóstico diferencial. Revista de Medicina e Saúde de Brasília 2012: 20-25.
Partilhe

32 comentários:

  1. Olá bom dia. Tenho uma dúvida. Não sei se o meu primeiro comentário foi enviado mas vou enviar novamente. Na segunda-feira voltei a tomar a pílula, pois no quarto dia da semana de pausa veio a menstruação e na quarta-feira tive relações sexuais com o meu namorado e ele ejaculou dentro de mim. E acordei agora para ir à casa de banho urinar e fui. Só que estava com comichão na entrada da vagina, não sei bem explicar. É cá fora, à beira dos lábios. Mas é por fora. E então cocei... E depois saiu sangue... A minha dúvida é : será que é algum problema que tenha ou foi de coçar? Como tenho unhas grandes... A comichão pode ser por me estar a crescer os pêlos... Não sei... Mas já parou o sangramento. O que é que posso fazer? Desculpe pela linguagem e aguardo a sua resposta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve efectuar a higiene e aplicar pomada para assadura do rabinho do bebê com zinco e vitamina A para melhorar... deve evitar as relações nos próximos tempos..... se precisar ando por aqui.... :)

      Eliminar
  2. Mas, já me passou. E eu acho que fui eu que me magoei, como tenho unhas grandes, acho que fui eu. Mas, devo de evitar mesmo as relações ou posso fazê-las com ou sem preservativo? Mas, muito obrigada pela sua ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o melhor é esperar uns dias até estar mesmo bem... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Olá, estou com coceira na vagina e ardência, estou com um corrimento marrom bem claro, parece uma meleca e cólicas absurdas, gostaria de saber o que é isso, o que devo fazer? Aguardo sua resposta, beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve procurar seu médico, me parece estar com uma infecção.. é melhor falar com o médico... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Oi estou com muita coceira no corpo td pode ser ppr conta dp dui tem um mês q coloquei??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve procurar seu médico, o diu foi de cobre ou com hormônios? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Estou com comichao na entrada da vagina fo lado esquerdo e direito . Sindo coçeira e vejo que esta descamando a pele formando pontinhas . Creio que se for reaçao alergica , deve ser ou meu sabonete , roupas justas , causinhas sintéticas ou semem . Oque devi fazer doutor ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve voltar ao seu sabonete antigo, ou optar por um de aveia, em principio com esta simples mudança deve melhorar, não consegue identificar a causa? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Boa tarde. Estou apresentando coceira e ardência nos lábios maiores e menores.. sinto muita dor ao urinar e ao enxaguar o local. Dois dias dpois começou a aparecer algumas feridas porém n apresento nenhum corrimento, só estou no fim do meu período menstrual.. o que pode ser? Tenho relação sexual c um único parceiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não mudou de marca de absorvente recentemente... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Olá, tenho coceiras na parte exterior da vagina desde do último nascimento da minha filha. É uma coceira semelhante a quando se tem piolhos na cabeça. Quando coço fica nas unhas uma espécie de massa meia escura como a do coro cabeludo quando vc tem caspa e coça. Não tem cheiro. E nem corrimento. Percebi que isso só acontece na área aonde é mais úmida, aonde tem pêlo, mesmo me depilando, falei com uma amiga e ela disse ser seborreia vaginal e que é normal. Por eu ter uma pele muito oleosa. Já vi uma médica ginecologista, mas ela passou uma pomada ee ms nada. A coceira não passou. Não uso nada que me provoque mais alergia, mas mesmo assim nada. O senhor não teria algum método que eu possa usar para passar ou pelomenos aliviar essa coceira já que consigo encontrar uma solução? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve procurar de novo a médica para tratar pode estar com uma espécie de micose... me desculpe o atraso na resposta... ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Olá Doutor! Minha menstruação foi embora sábado, no domingo tive relações com meu namorado. Hoje (terça-feira) estou com corrimento marrom e odor muito forte e fétido. O que pode ser?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ser uma infecção, se mantiver esse corrimento com odor deve falar com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Olá. Minha menstruação ta atrasada mais veio um liquido marrom com se fosse sangue seguido de coceira. Isso ocorreu logo depois que parei de tomar pílula. Comecei a tomar injeção mês passado e era pra minha menstruação ter vindo desde o dia 1 e não veio. Isso é normal. E o porq da coceira. E o líquido marrom?

    ResponderEliminar
  10. Olá! Eu pelo que vi apresento todos os sintomas de dermatite vulvar... porém qnd fui à ginecologista e ela viu que a região estava com umas bolinhas falou que era normal aquilo, e tava com um cortezinho e ela me passou uma pomada cicatrizante. O corte passou, mas ainda sinto as bolinhas coloridas na entrada da vagina, as vezes ela coça tbm.. Mas já fui em duas gines que me falaram que é normal (quando fui na primeira ela n ligou pq eu ainda era virgem, na segunda eu tinha perdido a virgindade a 3 meses e não fiz muitas relações ai ela falou que ainda pode ser trauma do himen). O que eu faço? E sempre insisto em falar pra elas que essas bolinhas são doloridas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tem cor diferente ou são bolinhas na pele com a mesma cor? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Olá, boa noite , estou com uma espécie de comichão dentro da vagina não sei o que poderá ser, não mudei de gel íntimo nem de absorvente, não tenho corrimento só tenho mesmo comichão, o que poderá ser ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ser alguma infecção deve procurar ajuda de seu médico para ele avaliar, ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Olá, boa noite. Tive relação no sábado (com proteção)depois de alguns dias tive um leve corrimento branco e minha vagina ficou bem sensível, agora está apresentando algumas manchas brancas e fissuras.. Seria a cândida? (Usei um outro produto para depilar, poderia ter relação alergia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, podia ter machucado com o produto e ter criado essa alteração, deve aplicar creme no exterior para tratar, pode ser creme com vitamina A e zinco, para assadura do rabinho do bebê, mantenha a higiene cuidada, se continuar com o corrimento branco deve falar com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Olá. Há uma semana eu estou com coceira na parte externa da vulva, sem corrimento ou cheiro. Já mudei o sabonete, calcinha de algodão. Tomei prodnisolona e aliviou por algumas horas os sintomas, mas volta a coçar caso não tome a medicação. Estou fazendo uso do Flogo Rosa 2 x ao dia para o banho, mas a coceira e vermelhidão voltam. Não sei mais o que fazer? Pode me ajudar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me diga o flogo rosa está usando e melhora? Usa à muito tempo? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Olá! Faz um tempo q tenho umas coceiras e uns caroços que estouram sempre q me depilo,já troquei de marca de barbeador e nada...e cada vez estar ficando mais severo.não tenho corrimento. Agora na parte superior do lábio esquerdo sempre estoura. Na parte interna não sinto coceiras. Não sei se é caso de un Ginecologista ou dermatologista. Bem verdade que quando depilo meu braço estar acontecendo a mesma coisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode procurar ajuda de seu médico ginecologista, para avaliar, é importante ver se não é o absorvente ou o produto de higiene que está causando... ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. Olá, tive relações sexuais com o meu namorado mas fizemos sem protecção, ele nao se veio dentro de mim mas ando com sintomas esquezitos, coceira,corrimento amarelo e hoje estava marrom, dores fortes no fundo da barriga e minha vulva está erritada.
    Achas que devo fazer um teste de gravidez ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pelo que descreve me parece estar com infecção deve falar com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Há hipóteses de estar grávida ?

      Eliminar
    3. Olá, como não se protegeram têm riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.