terça-feira, janeiro 28, 2014

Corrimento vaginal branco - candidíase

Corrimento vaginal branco - candidíase


A saída de secreções da vagina é comum e funciona como uma defesa da mucosa vaginal, o corrimento vaginal normal tem um aspeto translúcido, tipo clara de ovo, e não tem cheiro. A saída de muco resulta da descamação celular das paredes vaginais e que vai funcionando como uma proteção da flora vaginal das bactérias. O corrimento quando entra em contacto com o penso diário ou roupa interior ganha uma coloração amarela.

Alterações no corrimento

O corrimento pode sofrer alterações e surgir com outra coloração, as principais causas destas alterações são as infeções, como a vaginose, tricomoníase, candidíase (corrimento branco), clamídia, mioplasma e gonorreia, uso de produtos de higiene intima que podem alterar o pH da vagina, uso de antibióticos (diminuição dos lactobacilos), diminuição da imunidade do organismo (stresse ou ansiedade), uso de preservativo, ter muitos parceiros sexuais, uso de cremes vaginais, endometriose, infeção das trompas, feridas no colo do útero, paredes vaginais ou trompas.

O corrimento branco e espesso
O corrimento vaginal branco espesso acompanhado de comichão; coceira ou queimação é um dos principais sinais da candidiase vaginal.

A candidiase vaginal
A candidiase vaginal é uma infeção vaginal fúngica provocada pelo fungo Candida albicans. Este fungo também é responsável pela candidíase e aparecimento dos sapinhos nos bebés.

Sintomas da candidiase: comichão, o corrimento branco ou amarelo espesso, ardor e vermelhidão (inflamação da vulva).

As causas da candidiase vaginal
As principais causas da candidíase vaginal são a roupa sintética, gravidez, menopausa, anticoncecionais, diabetes, alguns medicamentos, higiene intima com sabonetes agressivos e diminuição da imunidade em casos de fadiga extrema, stresse, e ansiedade.

O tratamento da candidiase vaginal
O corrimento branco e espesso revela que a mulher tem uma candidíase, nesta situação deve recorrer ao seu médico para fazer tratamento. O tratamento mais comum é a aplicação de um creme ou óvulos de clotrimazol.

Como fazer a higiene intima

A mulher deve ter alguns cuidados para prevenir a ocorrência de infeções vaginais ou urinárias, alguns cuidados: lavar as mãos antes e depois de ir ao WC, não abusar dos produtos de higiene feminina, usar roupa interior de algodão, efetuar a higiene diária com sabão pH neutro, limpar a região perianal da frente para trás, evitar a prática de sexo anal alternado com penetração vaginal, mudar o tampão de 3 em 3 horas, usar roupas pouco apertadas e frequentar as consultas anuais de planeamento familiar.

Fontes bibliográficas
O que perguntamos sobre saude - carlos edgar
Saude 24 horas - carlos edgar
Partilhe

361 comentários:

  1. ola gostaria de saber estes dias estou com um corrimento meio avermelhado na minha calcinha nao doi nem nada o que pode ser?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      este tipo de corrimentos ligeiros pode acontecer devido a diversas causas, como: após uma relação sexual, efeito secundário pílula, alguns medicamentos, miomas, infecções... como o seu corrimento é ligeiro não se deve preocupar, se aumentar a quantidade ou não passar dentro de 4 dias deve recorrer ao seu ginecologista. Se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
    2. ola!
      há dois dias comecei a ter dores musculares no corpo todo e dores de cabeça, pensei que estivesse com uma virose ou gripe, no final desse mesmo dia começou a doer-me as amígdalas.
      No dia seguinte acordei com o maxilar esquerdo muito inchado com um gânglio do tamanho de uma cereja no pescoço mesmo debaixo do maxilar e as paredes da boca e gengivas com aftas. Tinha muita comichão na vagina, quase não me conseguia sentar, e apareceram duas pintas em forma de ferida. fui ao medico e o teste de urina não deu qualquer infecção urinária. Receitaram-me uns antibióticos. Hoje de manha acordei com o maxilar menos inchado mas com a garganta muito inchada, tanto é que não consigo ingerir alimentos, só líquidos. Minha língua e gengiva esta cheia de aftas e dói-me muito a gengiva na parte do siso no maxilar inferior esquerdo. Sinto muito ardor na vagina, e tenho muitas pintas em forma de ferida no interior e no exterior com mini borbulhas, o interior está vermelho e com muito ardor e comichão, com um corrimento branco nas paredes que não sai para fora, está somente instalado nas paredes. Não sei o que fazer estou muito desconfortável. O que acha que pode ser?

      Eliminar
    3. Olá,
      na parte vaginal parece estar com ma candidiase, não falou ao seu médico? Pois não? É melhor recorrer novamente e falar... ando por aqui, as melhoras... mantenha os tratamentos... :)

      Eliminar
  2. ola, comecei a tomar Qlaira ja a 20 dias e nossa estou com um problemas serio, me dando tipo corrimento o candidiase que não estou aguentando nem urinar, e me saindo um monte de espinha, o que devo fazer parar, pedir para a minha ginecologista trocar o rémedio, ela me passou porque estava com o meu ciclo desregulando e estou com um cisto no ovario.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não sou de acordo que deve mudar o anticoncecional, deve falar com a sua ginecologista para ser observada e tratar a candidiase... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  3. Tomo a pilula Diane 35 a já dois anos e a cerca de três meses sempre a meio da toma da pilula aparece-me um corrimento acastanhado durante mais ou menos três dias. O que poderá ser?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se o corrimento aparece e após alguns dias desaparece a causa deve ser a pílula (questões hormonais), estes sintomas são comuns quando iniciamos a pílula, que não é a sua situação.
      Se continuar a ter esta alteração ou durar muitos dias deve falar com o seu médico, no entanto acho que deve ficar descansada, pois acho que irá parar.
      Ando por aqui...

      Eliminar
  4. Estou com muita comichão ha 2 dias e alguma vermelhidão na vagina. Mas não noto qualquer tipo de corrimento nem de cheiros. Será que tenho candidiase, como devo tratar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pelo que descreve não tem candidíase, pois não tem corrimento branco, que caracteriza este tipo de infecção, pode efectuar a higiene intima com produto próprio, tipo saforele, lactacid ou outro, senão melhorar então aplique o gino-canesten, o seu marido também deve fazer a higiene intima com o mesmo produto para a higiene intima. Se piorar ou não melhorar fale com o seu médico. Ando por aqui...

      Eliminar
  5. Olá! Comecei a tomar o anticoncepcional Selene há quase 3 meses e, desde então, tenho notado um corrimento branco em forma de nata de leite mesmo que, pelo que pesquisei, trata-se de candidiase... Mas não dói e nem coça. Será que foi por causa do medicamento mesmo? E como posso tratar? Só parar de tomar resolve? Obrigada desde já!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      apesar de não ter outros sintomas deve recorrer ao seu médico para avaliar este corrimento branco... e talvez fazer tratamento, as alterações hormonais causadas pela pilula por vezes podem criar condições para urgirem estas infeções vaginais, deve falar com ele... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  6. olá!! Boa tarde!!! tenho 43 anos, não tenho filhos, comecei a tomar o NACTALI, a 15 dias e já fiquei menstruada e desde o inicio que comecei a tomar a medicação tem sinal de sangramento, sempre tive e me deu enxaqueca, cólica, pressão alta, esgotamento físico, depressiva, meu medico me passou por insistir para cortar o ciclo. Tenho módulos no ceio e venho fazendo acompanhamento anual que agora passou a ser semestral. Quero que me esclareça essa duvida. desde já agradecida. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      é normal numa fase inicial ter alguns efeitos adversos, pois seu corpo se está adaptando... o escape ou ausência de menstruação com nactali pode acontecer, é normal, pois não tem estrogénios... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  7. Oi Dr . Tomei antibiotico na segunda cartela , terminei o antiotico 9 dias antes de acabar o iume. Tive a pausa normal . Voltei a tomar iume normalmente apos a pausa porem Ontem tive relação sem preservativo , mais ja estou no 8 comprimido , estou protegida ou tenho qe tomar a pilula do dia seguinte ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim já está protegida, pois já repôs a eficácia de iumi ao fazer os 8 comprimidos... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  8. Olá, gostaria de saber se o anticoncepcional nactali causa candidíase? Depois que comecei a fazer uso, estou com uma candidíase recorrente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a pilula pode alterar as condições vaginais e surgirem infeções genitais recorrentes como a candidiase... fale com o seu médico para ser avaliada e tratada... pode até prevenir a sua ocorrência com alguns medicamentos... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  9. Olá, gostaria de saber se o anticoncepcional nactali causa candidíase? Depois que comecei a fazer uso, estou com uma candidíase recorrente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a pilula pode alterar as condições vaginais e surgirem infeções genitais recorrentes como a candidiase... fale com o seu médico para ser avaliada e tratada... pode até prevenir a sua ocorrência com alguns medicamentos... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  10. ola boa noite, eu tenho tido bastante comichao na vagina, noto que esta um bocado inchada, bastante vermelha,e tenho um ardor horrivel sempre que vou a casa de banho.. o meu corrimento por vezes fica meio esverdeado, e ja ando assim a uma semana... o que devo fazer ou tomar?como estou sem medico de familia. o meu namorado precisará de tomar algo tambem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      parece ser uma vaginite e deve recorrer ao médico para ser avaliada e medicada... recorra aos serviço de urgências ou à consulta de substituição no seu centro de saúde. A título de curiosidade o dalacin creme vaginal e clotrimazol são usados neste tipo de situações. No caso do dalacin o seu namorado deve usar preservativo durante o tratamento. Se precisar ando por aqui... recorram ao médico que esteja de substituição... as melhoras...

      Eliminar
  11. Ola,
    Sempre tive candidiase, mas as crises haviam parado. Comecei a tomar Qlaira e ela voltou muito forte, nao sei se por causa do anticoncepcional ou apenas como de costume. Estou tratando a candida e ja tive uma melhora, mas queria mudar do Qlaira para o Yaz por questoes dermatologica. Sera que essa troca fara voltar com mais forca a coceira? Li que o Yaz agrava a candida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode não voltar a coceira com a yaz, para melhorar a pele pode sempre rejeitar os comprimidos brancos da cartela de qlaira, desta forma aumenta a dosagem hormonal e deve melhorar a pele... para mudar o melhor é falar com seu médico após tratar a candida... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  12. Olá, tenho uma dúvida! Tomo o Adoless ha 3 anos, porém notei um corrimento estranho transparente, que pode ser ovulação. Agora estou preocupada, será que o remédio não está fazendo efeito ou isso seria normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode notar aumento do corrimento, desde que tome a pilula sem falhas não irá ovular... não se preocupe... se o corrimento for branco e espesso, deve falar com seu médico... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  13. Olá doutor
    eu estou com coceira e ardor na região da vulva
    e as vezes arde quando vou urinar
    no momento estou sem ginecologista.
    Gostaria de saber se pode ser candidiase o que devo fazer?
    Estou passando a pomada quadribeta antifungica faz 3 dias eu notei uma melhora
    mas ainda assim da umas coceiras ardidas. Obrigada
    eu faço uso do anticoncepcional iumi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter a pomada mais dois ou três dias e se não melhorar deve falar com outro médico... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  14. Doutor, minha menstruacao esta prevista para o dia 19/12, porém estou tomando iumi ,e fiz as contas e a pausa é do dia 16 ao 19/12 então irei menstruar apartir do dia 19? Tem como adiar ? lembrando que irei ter relações sexuais nos dias 19 e 20,não gostaria de passar por esse constrangimento ! Espero a sua ajuda !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como não está menstruando na pausa pode tomar mais dois ou três comprimidos de outra cartela suplente para adiar a menstruação... ao tomar 26 ou 27 comprimidos continua protegida... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  15. Boa Tarde,

    Eu e a minha esposa temos um menino de 2 meses, ela toma a pilula de amamentação a seguida sem pausas há 1 mês e meio quase dois, tivemos relações sexuais sem proteção ou seja coito interropindo, já teve a primeira mustruação que até durou mais tempo que o normal no mês passado ou seja 23 de Setembro.
    Contundo já devia de ter tido a nova mestruação no dia 23 de Novembro e até agora nada será que elá esta gravida novamente Sr. Dr. Carlos Edgar?
    Ela amamenta o meu filho atraves do leito materno somente assim.
    Estou com receio porque não tenho condições de criar um novo filho e se ela estiver gravida podemos abortar ou corremos riscos?
    Por favor ajude-me Sr. Doutor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se tem tomado a pilula corretamente não tem risco de estar grávida, é normal não menstruar com cerazette, devido à sua composição hormonal... a cerazette pode causar sangramentos irregulares... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  16. Boa tarde obrigado pela resposta Dr. Carlos,

    A minha esposa sempre tomou a pilula correctamente todos os dias por volta das 23h00, porem ontem por causa dos nervos esqueçeu-se e só tomou a pilula hoje as 11h00 da manhã.
    De qualquer forma já a uns dias que não temos relações sexuais portanto penso que não haja perigo por ela só ter tomado a pilula hoje 12 horas depois, de qualquer forma durante uma semana por ela se ter esquecido ontem de tomar a pilula, se fizer relações sensuais faço com camisinha, para não correr riscos se necessitar de mais tempo por favor Dr. indique-me o recomendado.
    De qualquer forma eu comprei um teste da farmacia que vamos usar para a semana só para ficarmos mais descansados (depois de 7 dias sem mestruar após a data da ultima mestruação).
    Porque que a cerazette faz isto às mulheres Dr., realmente a primeira mestruação da minha esposa depois do parto do meu filho foi muito estranha durou muito tempo e os corrimentos de sague eram mais ambundantes que o normal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como teve esse atraso deve usar preservativo nos próximos 7 dias, é normal com este tipo de pilula, devido à sua composição hormonal, a mulher não menstruar ou ter sangramentos irregulares... desde que ela a tome corretamente está protegida... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  17. Obrigado Dr. Carlos Edgar a sua informação foi muito util.
    Cumprimentos
    Anonimo do menino de 2 meses :)

    ResponderEliminar
  18. Dr. Carlos vc pode tirar minha dúvidas

    ResponderEliminar
  19. Toomo a 3 meses as 10:30 da manhã eu IUMI .sempre no mesmo horário com agua ou sem água. So atrasei uma vez 25 minutos e na outra vez atrasei 3hs.. Faltando 6 pra acaba a 3 cartela meu namorado ejaculou em mim..a primeira vez desde que comecei a toma o iumi estou nervosa.. com medo de engravidar. Tomo o PDS pra acabar com essa agonia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não precisa de estar agoniada.. está protegida.. mantenha a pilula e se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  20. Oi,estou estou tomando o Selene dei a pausa a menstruação desceu no dia d volta a tomar mesmo com a presença dela continuei a tomar a menstruação ficou 7 dias e depois de uns 4 dias ocorreu um sagramento claro,e parou com 2 dias agora o sangue esta um pouca a mais parecendo q estou menstruando 2 vezes no mês, o que pode ser ? Isso e normal..observação estou na metade da segunda cartela. Aguardo respostas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      os sangramentos no meio da cartela são comuns e surgem devido à pilula, são um efeito secundário da pilula, apesar disto não é sinal que deixou de fazer efeito... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Dr, descobrir q tenho ovários microcistico ,gostaria de saber se tomando anticoncepcional cura??? Qual devo tomar ? E qnto tempo leva para fazer o tratamento ? E se em seguida posso engravidar saudavelmente sem riscos?

      Eliminar
    3. Olá, sim cura, deve falar com seu médico... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  21. Boa noite .... Tive 4 filhos em 3 gravidez na terceira veio gêmeos...com o tempo operei para não ter mais filhos agora com 46 anos descobrir q tenho cisto num ovário..gostaria de saber se com anticoncepcional consigo fazer o tratamento? Ou devo recorrer a outro procedimento .... Desde já grata!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim com o anticoncepcional consegue tratar este problema, é a forma mais usada, fale com seu médico para escolher o mais indicado... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  22. Descobri que tenho ovários microcisto ,anticoncepcional trata? Qual ? E qnto tempo leva ? Depois de tratar posso engravidar sem riscos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim trata, deve falar com seu médico para avaliar seus ovários e produção hormonal... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  23. Dr..qualquer anticoncepcional regula a menstruação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim regula, é uma das principais vantagens dos anticoncepcionais hormonais com estrogénios... ando por aqui.

      Eliminar
  24. Tbm tenho ovários micros cisto, isso faz da corrimentos? E dores pélvicas??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como pode dar alterações hormonais pode notar alterações menstruais e corrimentos marrons... deve falar com seu médico... ando por aqui.

      Eliminar
  25. Carlos Edgar fiz uma ecografia transvaginal e constatou micro cistos fui ao gineecologista e disseram q isso não constatava em laudo mas não e q era ovulação como todas jovens.. QL e a sua opinião como profissional?? Tira minha dúvida obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      isso pode acontecer, penso que ao iniciar um anticoncepcional hormonal iria tratar, deve falar com seu médico para iniciar um... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  26. Dr vendo as meninas comentar sobre micro cistos gostaria de saber tbm s isso impedi d engravida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ter maior dificuldade, pois normalmente da alterações menstruais e é mais difícil descobrir o período fertil... mas não impede a gravidez... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  27. Carlos sinto coceiras na região genital não sinto arder ao urinar e sinto ardência nas relaçõe sexuais e corrimento tipo sangue marrom o q pode ser? E coisa grave?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode estar com alterações no meio vaginal que causar este desconforto, deve procurar seu médico, me parece que um tratamento anti inflamatório e aplicação de pomada com hormonio pode ajudar, mas deve marcar consulta... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. Nitrato de miconazol como pomada serve?

      Eliminar
    3. Olá,
      sim pode, mas deve falar com seu médico... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  28. Ola boa tarde, tomo anticoncepcional Tamisa 20 a mais ou menos 7 meses ... Na pausa do anticoncepcional dos 7 dias percebi um corrimento branco e grosso parecido com o de nata de leite... No domingo da semana anterior tive relação sexual sem camisinha, porem na segunda do dia seguinte me esqueci de tomar o anticoncepcional e tomei corretamente durante uma semana quando foi no sétimo dia do esquecimento, tive relação novamente sem camisinha.. Gostaria de saber se tenho algum risco de estar gravida ou oque pode ser ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como teve o esquecimento tem risco, no entanto esse corrimento branco me parece que seja uma candidiase, deve procurar seu médico para ser avaliada e tratada, mantenha a pilula e antes de iniciar nova cartela faça um teste de gravidez... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  29. Dr carlos , Com o uso do anticoncepcional pode haver escapes,e quando o sangue é constante ? o que pode ser ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim podem haver escapes... numa fase inicial podem ser mais prolongados... se mantiver alguns dias e for em grande quantidade deve procurar seu médico... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. Nunca tomei anticoncepcional, é a primeira vez, porq a ginecologista indicou o Selene para regular a minha menstruação, portanto estou finalizando a segunda cartela de 21 .... Deve ser por isso que estou como s estivesse menstruando duas vezes ao mês?? ...só q para um dia e já no outro vem em quantidade pouca com uma cor meia marrom... Estou fora de perigo ne Dr??? Estou agoniada. :/ s puder esclarecer minha dúvida agradeço

      Eliminar
    3. Olá Carlos Edgar vc e um excelente Dr, por mais que esteja atrás da telinha vc tira dúvidas de muita gente... Vlwww :) bjuus obg.

      Eliminar
    4. Olá, sim et fora de perigo, pois jà tomou corretamente duas cartelas, pode ficar descansada, nesta fase inicial de adaptação a mulher pode notar alguns efeitos colaterais mais facilmente, como os sangramentos ou corrimentos marrons, desde que a tome corretamente está protegida, se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  30. Dr gostaria de saber o que pode ser a dor no pe da barriga apos relação sexual? E tbm s tem haver com a coceira e corrimento branco ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tem esses sintomas deve falar com seu médico, pois pode estar com uma candidiase... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  31. Olá, estou a tomar a pílula estinette ha dois meses e sempre a meio do ciclo noto um corrimento sem odor. Será ovulação? Estou preocupada porque já tive relações sem preservativo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se toma a pílula estinette corretamente está protegida e não tem risco de gravidez, pode ficar descansada... o corrimento pode ter varias origens... não se preocupe... ando por aqui.

      Eliminar
  32. olá
    comecei a tomar o anticoncepcional selene tem quase dois meses... estou com medo de estar ovulando, pois tenho corrimento gelatinoso e sinto os seios doloridos, quando estou no meio da cartela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se tem tomado a selene corretamente não ovula e está protegida... pode confiar... essas alterações podem ser causadas pela pilula... pode ficar descansada... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  33. Boa noite, tomo iume a dois anos, porem nesses últimos meses deixei de tomar o ultimo de uma cartela, porem a menstruação veio normalmente. No mês seguinte continuei tomando como de costume sempre com divergências nos horários mas nunca mais de 12 hs, porem já fiz minha pausa de 4 dias mas minha menstruação não veio. Iniciei no 5 dia uma mova cartela. Fiz o teste de farmácia e deu negativo, mas não menstruei posso estar gravida ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como lhe respondi noutro post apesar de ter chances, como o teste deu negativo não deverá estar, faça a carrela completa... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  34. Boa noite Dr.
    Tomo o anticoncepcional EVANOR há 4 anos, sempre tomo o anti a noite, mas não na mesma horinha. Minha menstruação no mês passado veio dia 18/01, no dia seguinte (19/01) comecei a tomar uma nova cartela. Só que no dia 24/01 (6 dias após começar a nova cartela) tive relação sexual sem camisinha, fiquei preocupada e acabei tomando a pílula do dia seguinte no dia 26/01 ao meio dia. Minha menstruação é para vir agora no próximo domingo (15/02), mas eu estou muito preocupada e com muito medo... por favor, me ajude!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não me parece que tenha riscos de gravidez, pode ficar descansada, mas pode ter alterações menstruais devido a ter tomado a pilula do dia seguinte.. deve aguardar com calma e se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  35. Boa noite Dr.
    Tomo o anticoncepcional EVANOR há 4 anos, sempre tomo o anti a noite, mas não na mesma horinha. Minha menstruação no mês passado veio dia 18/01, no dia seguinte (19/01) comecei a tomar uma nova cartela. Só que no dia 24/01 (6 dias após começar a nova cartela) tive relação sexual sem camisinha, fiquei preocupada e acabei tomando a pílula do dia seguinte no dia 26/01 ao meio dia. Minha menstruação é para vir agora no próximo domingo (15/02), mas eu estou muito preocupada e com muito medo... por favor, me ajude!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não me parece que tenha riscos de gravidez, pode ficar descansada, mas pode ter alterações menstruais devido a ter tomado a pilula do dia seguinte.. deve aguardar com calma e se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  36. Boa noite Dr.
    Estou com um corrimento branco com umas bolinhas brancas tbm, suspeito que seja candidiase mesmo e meu namorado está com umas feridinhas, mas cicatriza rápido e depois volta, isso começou depois que tomei o anticoncepcional Diane 35, eu tomava o selene e parei, depois de um tempo comecei a tomar o outro, isso tem algo haver? E quais são os remédios para a candidiase Para mulher e para homem? O medicamento oral já serve ou a pomada é obrigatório obrigatória também?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode ser do anticoncepcional, embora selene e diane sejam a mesma coisa... deve falar com seu médico e fazerem os dois o tratamento... é melhor serem avaliados, depois devem fazer o tratamento completo durante o tempo que o médico indicar... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  37. Olá Dr, aqui de Portugal.
    A minha menstruação está atrasada 9 dias e tenho coceira e ardor na vagina, noto também um corrimento esbranquiçado sem cheiro mas por vezes é amarelado. Este sintomas já tem uns 3 dias. A menstruação poderá estar atrasada por estar com alguma infeção ou tenho alguma infeção por poder estar grávida. Eu não tomo pílula há 3 meses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá como não toma a pilula pode estar grávida, mas pelo me descreve me parece que esteja com uma candidiase vaginal, deve falar com seu médico para avaliar esta situaçao, fazer tratamento ou até talvez um teste de gravidez... se precisar ando por aqui.. :) boa sorte.

      Eliminar
  38. Obrigado Dr, darei novidades assim que souber do que se trata. :)

    ResponderEliminar
  39. Olá Dr. Edgar
    Sou usuária do iume a uns 4 meses e no primeiro mês de uso minha menstruação veio praticamente um borão, no outro mês desceu pouca, mas já em maior quantidade e sempre lá pelo 3 ou 4 dia da pausa. Mas no mês passado veio bem pouco novamente e este mês estou no final do quarto dia e nada ainda, tive uma leve cólica pela manhã e só. Isso é normal??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode acontecer, com o uso a menstruação pode não surgir.. deve manter a iumi, desde que a tome corretamente está protegida... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  40. Doutor, tomo iumi, porém durante a cartela vomitei 1h30 a 2h depois de ter ingerido, mas continuei tomando normalmente, no final dessa cartela posso fazer a pausa normalmente e voltar a tomar 4 dias depois ou devo fazer uma pausa e esperar a próxima menstruação para voltar a tomar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, quando teve o vomito? Em que comprimido? Ando por aqui...

      Eliminar
  41. Doutor, tomo o iumi, porém vomitei depois de 1h30 a 2h de ingerido, não tomei outro comprimido em seguida e nos dias seguintes continuei tomando normalmente, posso seguir normalmente ou devo fazer uma pausa e esperar a próxima menstruação para voltar a tomar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, quando teve o vomito? Em que comprimido? Ando por aqui...

      Eliminar
  42. -Olá tenho um corrimento tipo leite condensado,não coça nem dói,queria saber o que é? É grave ou é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece ser candidase, deve falar com seu médico, trata-se de uma infecção vaginal que facilmente passa se fizer o tratamento corretamente... se precisar ando por aqui.... :)

      Eliminar
  43. Olha tô com corrimento branco, prurido, ardência durante o sexo e durante todo os dias, isso já tem uns 2 meses, na minha opinião é candidíase ( digo isso pq sou estudante de enfermagem), mas o problema é que no dia 10/04/15 faltando 2 dias para minha menstruação ( que sempre veio atrasada), durante a noite apareceu um pequeno corrimento tipo avermelhado ( até pensei q fosse minha menstruação) pequeno msm nem passou a calcinha para roupa, mas usei um absorvente e passei a noite com o mesmo, porém o mesmo "estava limpo" (com o corrimento de sempre e uma parte bem pouquíssimo marrom, quase nada) e durante o dia apresentou o corrimento normal, hoje 12/04/15 o dia de vir a menstruação a msm não veio, e novamente apareceu o corrimento avermelhado ( pouquíssimo) durante a hora q fui fazer xixi e até agora não apareceu nada, só o corrimento como citado assim (acho que pode ser candidíase). Agora estou preocupada será que a infecção " candidíase" se agravou? Será q estou gravida? ( li em alguns sites q dizia q era um sintoma) ou pode ser minha menstruação diferenciada, e a msm ainda vai descer normalmente?
    Lembrando minha menstruação ainda não está atrasada, o dia de vir é hoje, porém ela sempre atrasou 3 até 6 dias.

    Obs: relação sexual mais próxima dias 02/04 e 09/04..
    Obs: sempre tive dores de cólicas fortes e intensas durante a menstruação, e só sentir uma leve dor de cólica dia 08/04, e não senti mais.
    Estou preocupada, penso que posso está grávida. ( devido outros sites)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como tem menstruado me parece que é mesmo candidiase, deve procurar seu médico... para tratar... me desculpe a demora na resposta... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  44. Olá Dr bom dia! Ganhei neném faz 5 meses e comecei a tomar cerazette a 15 dias! Até começar a tomar esse novo anticoncepcional ainda não tinha mestruado.. Desde o primeiro dia que comecei a tomar cerazette sinto muita ardência ao urinar, como se eu estivesse com infecção de urina, passado uma semana veio uma menstruação que dias vem outros não.. Ontem senti muita coceira! Acho que pode ser do anticoncepcional pois tomo ele todo dia no mesmo horário, um dia dexei pra tomar mais tarde e senti que tive uma melhora! Devo parar de tomar esse remédio ou isso acontece até o corpo acostumar com esse novo remédio? Pode ser tbm infeção de urina? O que posso tomar ou passar pra ajudar? Aguardo resposta..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se mantiver o ardor e outras alterações urinarias deve falar com seu médico, deve manter a pilula pois seu corpo se está adaptando e podemos, nesta fase, notar mais facilmente efeitos adversos... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  45. Dr. Boa noite!

    Ja estou com uma coceira ba vulva a alguns meses ja fiz o papa, vulvoscopia e nada foi detectado, ja fiz uso de varias pomadas como berlison, outra a base de cetoconazol e nada foi resolvido....
    não aguebto mais essa coceira chata, uso o iumi.
    aguardo resposta, grata desde ja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, usa absorvente? E a roupa é de algodão? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  46. Olá por quanto tempo o diclin ainda faz efeito após parar de tomar ele?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, 7 dias, após isso tem risco de gravidez... ando por aqui.. :)

      Eliminar
    2. Obrigado DR, esse risco é mto grande?

      Eliminar
    3. Oi, sim tem algum, após os 7 dias... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    4. Dr eu parei de tomar o diclin e iniciei o tamine 20, qual é os riscos de gravidez nesse primeiro mês q foi feita a troca dos remédios?

      Eliminar
    5. Oi, como fez a troca, fez a pausa e depois iniciou? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  47. Ola, tomei o último remedio da cartela do Iumi no domingo, teria que voltar a toma-lo na sexta, porem ainda não desceu. Eu continuo tomando normalmente ou espero descer para voltar a tomar?? Obrigada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim deve continuar... se a tomou corretamente não tem chances de gravidez e pode seguir tomando... com a iumi há mulheres que não menstruam... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  48. Bom dia pode me ajudar?
    Ando com um corrimento que nunca tive,me casei a 4meses virgem e estou com um corrimento branco leite e saindo tipo leite dos seios e barriga alta,fiz teste de gravidez de farmácia ai ficou uma linha forte e a 2apareceu uma sombra só da pra ver na luz ai repeti e deu negativo,me ajude?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece que possa estar com infecção vaginal e por isso tem esses sintomas... deve procurar seu médico para ser avaliada, fazer tratamento e fazer teste de gravidez de sangue só para excluir essa chance.... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  49. Olá, eu estou na minha primeira cartela do anticoncepcional iumi, atrasei dois dias, um vez 40 min e na outra 3 hrs, logo na primeira semana, me organizei e não atrasei mais, sendo que no sétimo dia eu tomei apenas um comprimido antibiótico para infecção urinária, tive relação no dia 4 de maio, e houve a ejaculação dentro, corro risco de estar grávida? Faltam 6 comprimidos para acabar a minha cartela !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não me parece que tenha chances de gravidez... deve manter sua pilula beber muita água para não correr riscos... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. É que saiu hoje cedo uma gosminha transparente, bem pouca, mas me preocupou!

      Eliminar
    3. Ok, eu percebo seu medo... mantenha a pilula... as melhoras... :)

      Eliminar
  50. Olá Doutor! Comecei a tomar Selene, e após 13 dias tive relação desprotegida. Como é a primeira cartela, tomei a pilula do dia seguinte e continuei a cartela. Hj, 2 dias após a tomada da pilula do dia seguinte, noto um corrimento um pouco fino e sinto cólica, como se fosse menstruar, sendo que finalizo a primeira cartela no sábado. Tem algum risco de gravidez? Fiz correto em manter o anticoncepcional? Esses efeitos podem ser da pilula? Por favor me ajude!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não tem risco de gravidez, fez bem em manter o anticoncepcional... deve continuar, ao tomar a pilula do dia seguinte pode menstruar ou ter escape, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  51. Comecei a ter relações sexuais a pouco tempo, desde de então, comecei a apresentar ardência ao urinar e coceira também, observei também que aparecem tipo umas massinhas na minha vagina e um corrimento branco, sem odor. E pra melhorar a situação, minha menstruação está algumas semanas atrasada. Gostaria de saber se estou com uma infecção e como posso trata-la sem ir ao ginecologista .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pois eu percebo que quer tratar e deve tratar, mas é melhor recorrer à médica... se proteja com anticoncepcional.... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Recorrerei à ajuda médica, porém gostaria de saber primeiramente, se trata-se de candidíase? Ou algo assim? Obrigada por responder ��

      Eliminar
    3. Ok eu percebo, mas acho mesmo que deve ser observada primeiro... as melhoras.. se precisar ando por aqui....

      Eliminar
  52. Boa noite, eu parei de tomar yumi, tomo anticoncepcional a 8 meses, yumi somente a 4 meses, será que vou demorar para engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode não demorar, assim que pare pode logo engravidar, embora somente 25% dos casais consigam engravidar logo... o importante é ter calma e manter as relações... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  53. Boa tarde, li seu artigo e achei muito interessante, eu tomo anticoncepcional a 8 meses ou menos, meu anticoncepcional e o iumi, somente a 3 meses eu tomo ele, tem uma semana que parei de tomar, assim que parei eu comecei a tomar ácido folico, hoje minha menstruação começou a vim novamente, quero engravidar, quando minha menstruação acabar posso contar 14 dias para o dia fértil? Quando será meu tempo fértil, será que vou demorar a engravida? Como devo seguir os procedimentos para engravidar rapidamente?

    Fixo no aguardo
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode contar, mas como parou a pilula pode não ter o ciclo normal e ovular após os 14 dias, pois seu corpo tem que repor os valores hormonais para que ocorra a ovulação... deve manter a ácido folico e as relações... tenha calma, se precisar ando por aqui.. :)

      Eliminar
  54. Boa noite!
    Eu comecei a tomar o Iumi dia 03/06/15, numa quarta feira sempre umas 20:00, e entre quinta ou sexta eu esqueci de tomar no horário e acabei tomando na manhã seguinte (não me recordo se atrasei mais de 12hr).. Os dias seguintes, eu continuei tomando normalmente... Quando houveram atrasos, foram pequenos, de três horas no max..
    No dia 13/06 eu tive relação desprotegida, e por estar tomando o Iumi, não tomei contraceptivo de emergência, e mantive o iumi regularmente.
    Corro o risco de engravidar?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se passaram 7 ou mais dias entre os atrasos (maiores de 12 horas) não tem chances de gravidez, deve manter a iumi... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  55. Dr. Gostaria de saber. Tenho SOP, por isso não sou regular, não tomo anticoncepcional, e desde janeiro p cá, minha menstruação, tem vindo de 2 em 2 meses e devido a minha imunidade estar baixa tenho tido candidíase 3 a 5 dias antes da menstruação, e dia 17/06 veio a candidíase seguido a menstruação, ficou até dia 27/06, só que 05/07 percebi o início da candidíase, e ontem e hj dias 08/09 do 07 está vindo somente água marrom(caramelo) nada de sangue e nem borra... E ainda não deu 30 dias que a menstruação. Desceu...o que pode ser???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve falar com seu médico para avaliar essas alterações e fazer o preventivo... é melhor... ando por aqui... :)

      Eliminar
  56. Dr. Gostaria de saber. Tenho SOP, por isso não sou regular, não tomo anticoncepcional, e desde janeiro p cá, minha menstruação, tem vindo de 2 em 2 meses e devido a minha imunidade estar baixa tenho tido candidíase 3 a 5 dias antes da menstruação, e dia 17/06 veio a candidíase seguido a menstruação, ficou até dia 27/06, só que 05/07 percebi o início da candidíase, e ontem e hj dias 08/09 do 07 está vindo somente água marrom(caramelo) nada de sangue e nem borra... E ainda não deu 30 dias que a menstruação. Desceu...o que pode ser???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve falar com seu médico para avaliar essas alterações e fazer o preventivo... é melhor... ando por aqui... :)

      Eliminar
  57. Boa tarde estou com desconforto no pe da barriga ha alguns dias e com corrimento branco sem cheiro!'Posso estar gravida.ja mentruei no inicio desse mes..'ou pode ser so candida¹?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece ser candida, deve procurar seu médico... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  58. Olá doutor comecei a tomar o Iumi pois a minha Ginecologista me recomendou pois tenho micropolicistico e estou com muita acne, nunca tinha tomado nenhum tipo de anticoncepcional comecei a tomar ele no meu primeiro dia de menstruação e desceu normal para mim até terça quando foi na quarta já começou a descer uma borra é hoje é sábado e ainda está descendo borra é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode acontecer, deve manter, nota algum odor no corrimento? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Não mais ainda está descendo uma borra

      Eliminar
    3. Doutor não notei odor mais ainda está descendo uma borra.

      Eliminar
    4. Ok deve ser causado pelo anticoncepcional, mantenha a iumi, o chamado spotting... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  59. Boa tarde, fiz um intervalo mensal na toma do harmonet como faço tds anos, ontem ao lavar-me apercebi-me que tinha uma bolinha pequena dentro do lábio vaginal, hoje ao lavar-me novamente já tenho 2 uma de cada lado, será algo que desapareça ou tenho de ir ao médico, não doi ou causa ardor algum, Obrigado, se me puder esclarecer ou não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem cor diferente? Mantenha sua vigilância se notar dor, inchaço ou saída de líquido é mais preocupante.... é melhor marcar consulta de rotina.... se precisar ando por aqui. :)

      Eliminar
  60. Olá, eu tomo minigeste a 8 dias e no oitavo dia fui a um jantar e bebi sangria (apenas um copo), por norma eu não bebo alcool, gostava de saber se o álcool pode cortar o efeito da pílula
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não corta, pode manter sua pílula... evite beber para não ter riscos de vomitos... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  61. Olá Dr. Eu tomava o anticoncepcional Cerazette por 1ano e pouco, troquei pelo Iumi, assim que acabou a cartela do Cerazette ja comecei a do iumi, nao tive relaçao nos primeiros 7dias mais depois eu tive, e uma vez sem camisinha, e nao houve a ejaculaçao dentro, ja acabei a primeira cartela de iumi, estou na pausa dos 4dias e to no 4°dia e ainda nao desceu, posso começar a tomar a segunda cartela normalmente amanha? posso estar gravida?, é normal nao descer?, na proxima cartela vai descer com certeza? #meajudaporfavor, #Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode continuar, após esta mudança é comum não menstruar, se tomou sem falhas continuou protegida e não tem riscos de gravidez... deve manter e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  62. Olá doutor gostava de saber se a pilula minigeste protege da gravidez logo desde o primeiro dia de toma. Eu tomei tudo certinho e comecei no dia certo, No 5 dia da toma tive relações desprotegidas... E tenho andado muito preocupada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se iniciou no primeiro dia da menstruação está protegida... mantenha a pílula e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  63. Olá boa tarde
    Eu estou com um corrimento com mau cheiro já há algum tempo, já tive com tratamentos e não passa, então disseram me para tomar GYNOFLOR.
    Nunca ouvi falar deste medicamento, sera que vai fazer bem doutor ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o gynoflor serve para fortalecer as defesas do meio vaginal, sugiro que fale com seu médico para fazer novo tratamento... o gynoflor não é um medicamento para tratar.. fale com seu médico para ele avaliar e descobrir as causas... se precisar ando por aqui.. :)

      Eliminar
  64. Dr estou com sintomas que acredito seja candidiase , acordei com coceira e me preocupei quando vi corrimento branco e consitencia de qualhado em grande quantidade. Parei de tomar anticoncepcional a 1mes e meio , e recentemente tive relação sem proteção, andei lendo q a candidiase ocorre em gestantes . Corro risco de estar gravida , pode ser um sinal? Fiquei confusa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode estar senão se protege... mas a candidiase não acontece somente às grávidas... deve procurar seu médico para fazer tratamento... se precisar ando por aqui.. :)

      Eliminar
  65. Boa tarde,
    Penso que estou com uma candidíase, tenho imensa comichão e corrimento branco. Como estou a tentar engravidar, e a data prevista da próxima menstruação é só no dia 9, não sei se devo utilizar creme sem ter a certeza que não estou grávida. Há cerca de um ano tive candidíase e o meu médico de família receitou-me Tedol, noutras alturas também já utilizei Gynocanesten, mas segundo li no folheto informativo estes dois cremes não são recomendados para grávidas. Só tenho consulta na próxima semana, até lá o que devo fazer para aliviar os sintomas?
    Obrigada.
    Sónia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      é melhor antecipar sua consulta para fazer tratamento... afinal numa semana pode melhorar... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  66. Olá dr.... Pesso desculpa o meu problema não tem haver com corrimento, mas perciso de ajuda.....
    Eh o seguinte a uns dias atrás eu tava a dormir e logo por azar de barriga para cima e o meu gato de mais ou menos de 6/7 kilos, saltou de cima do guarda-fatos para cima do meu seio esquerdo(não ganhou inchaço nem negras). e já passaram uns dias e kuando toco na parte de cima ao pé do mamilo dói...
    Depois notei e no meu outro seio quando toco na parte de lado junto ao mamilo tambem me dói.
    tenho 15 anos e os meus seios são pequenos e tomo a pílula minigeste (eh o primeiro mês ke tomo).
    Eu gostava de saber se eh normal e passa ou se deveria procurar um médico...
    Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como está a tomar a pílula à pouco tempo me parece que é causado pela pílula... a mulher quando inicia a pílula pode notar alguns efeitos adversos a dor e aumento dos seios são alguns desses efeitos... deve manter e aguardar... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  67. Olaa boa tarde doutor, perciso da sua ajuda, eu ando preocupada porque acho que posso ter lombrigas, ainda não é certo, mas é uma probabilidade. E gostava de saber se as lombrigas intereferem com a pilula.... Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interferem deve falar com seu médico para todos em casa fazerem o tratamento, inclusive os animais de estimação... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  68. Olá dr... Perciso da sua ajuda... E o seguinte o meu namorado à uns 2 dias tem se queichado que tá com a glânde vermelha e com dor ele diz que não mas eu já o ouvi a dizer tamem que tem comichão no pénis...
    Eu já tentei falar com ele, para ele ir a um médico mas ele não quer é ainda me falou mal...
    Por favpr doutor gostava de saber oque pode ser e como pode ser tratado.... Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve ir ao médico para avaliar, se nota também alterações em si deve também ir com ele... é provável que precisem de tratamento, deve tentar descobrir como aconteceu e quando foi pode ajudar... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  69. Olaa boa tarde peço desculpa :)
    Eu gostava de saber se posso tomar broncho vaxom exatamente ao mesmo tempo que a pilula minigeste ou só ao fim de algumas horas
    Obrigadaa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode... não interfere, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  70. Olá doutor gostaria que o senhor me esclarecesse uma dúvida. Mais ou menos um mês fiz uma ultrassom transvaginal solicitada pelo meu médico, após feito o exame foi constatado ovário polimicrocistico, então o médico me repassou o uso de um anticoncepcional para eliminar os cistos, então passei a tomar o diane 35,mas após alguns dias de ter iniciado o uso da pirula , começou a surgir um corrimento que antes não tinha, um liquido meio amarronzado, em pouquíssima quantidade com um cheiro forte e também meus seios estão um pouco doidos. É normal esse corrimento por ser também a primeira vez que utilizo a pirula?Pode ser por consequência do remédio? Preciso me preocupar ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, são efeitos da pilula... se mantém o corrimento marrom com odor deve procurar seu médico, pois pode estar com uma infecção genital... se precisar ando por aqui.... :)

      Eliminar
  71. olá sou eu novamente a maria é que no comentário anterior referente a minha dúvida acabei escrevendo o nome do remédio errado, não é diane 35, mas sim ferane 35.A dúvida continua a mesma,gostaria muito que me ajudasse com essa questão.Obrigada pela atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, são efeitos da pilula... se mantém o corrimento marrom com odor deve procurar seu médico, pois pode estar com uma infecção genital... se precisar ando por aqui.... :)

      Eliminar
  72. Olaa bom dia... E o seguinte,Eu ando um bocado preocupada e não sei se me poderá responder...
    Bom, eu quando comecei a minha vida sexual, uns mêses depois comecei a ter muitas saídas de ar pela vagina. E eu já procurei na Internet e lá falam dos flatos vaginais durante o ato sexual e que isso pode acontecer devido a entrada de ar durante o ato.
    O problema Eque a mim acontece-me tanto no ato sexual como no dia a dia, pricipalmente mais à noite...
    Isto não acontece durante todo o mês, à semanas em que me deixa de acontecer e depois volta....
    Se me conseguisse responder gostaria de saber se isto é normal... Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode resultar de acumulação durante a relação... não me parece que seja outra a causa... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  73. olá, doutor gostaria de saber se pode ser algum problema com infecção ou se é simplesmente por outra coisa, que eu estou sentindo uma coceira na vagina, a mesma é bem intensa.Doutor preciso me preocupar?Estou com medo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode resultar de acumulação durante a relação... não me parece que seja outra a causa... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  74. Olá Doutor...Boa Noite!
    Fazia uso da perlutan e na minha ultima consulta perguntei a minha médica se eu podia trocar pelo Selene pois eu já usava antes de engravidar...Ela solicitou primeiro uma transvaginal...Só que no dia que seria para eu tomar a perlutan eu iniciei o selene msm sem o consentimento dela,2 dias depois fiz a transvaginal e o médico acabou machucando meu útero,sai do consultorio com uma dor tipo uma cólica leve,no dia seguinte ao exame comecei a notar um incomodo na vagina,sinto ressecada e vemelhada e de leve um corrimento sem cheiro..Gostaria de saber se pode ser do uso do Selene ou por causa da transvaginal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      me parece ser por causa da transvaginal... se continuar assim deve falar com sua médica para observar e tratar... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  75. Olá, comecei a tomar selene há menos de um mês. Há dois dias tem saído um corrimento tipo pedacinhos brancos, tenho sentido coceiras e, eventuais dores na área pélvica, essas dores passam muito rapidamente, o bico dos meus seios tbm estão doloridos qdo os toco. meu marido tá sentindo ardência e pequenos caroços na glande. pode ser candidiase? tem relação com o uso do anticoncepcional? grata!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim me parece ser pela sua descrição... deve falar com seu médico, pode estar relacionado com o anticoncepcional... se precisar ando por aqui, me parece que devem os dois ir ao médico... :)

      Eliminar
  76. Olá boa tarde :), bom eh o seguite,eu tenho enchaquecas com áurea mas só me tinha acontecido uma uma vez por mês ou as vzs não aparecia, entretanto eu comecei a tomar a pilula minigeste, e apartir da segunda cartela eu tive enchaquecas com áurea ( tive 4 vezes nesse mes). Então eu fui ao centro de saúde e eles receitaram me a pilula carezete. E como eu já tava a tomar a terceira cartela de minigeste,disseram para eu acabar essa, e só depois tomar a carezete.... Agr já só me faltam 4 dias para a cartela minigeste acabar e durante este mês eu não tive nenhum caso de enchaquecas.
    E gostava de saber se eh mesmo necessário trocar para carezete pk eu ando muito preocupada e com muitas dúvidas, pk diz ke pode se formar quistos nos ovários e maior ipotece de cancro na mama... Éa pilula minigeste não tem assim tantas contraindicaçoes más, além disso na bula de carezete diz ke nem sempre consegue inibir a ovulaçao e eu tenho medo de ke não seija eficaz e minigeste mantia a minha mestruaçao regular e tenho receio que com esta, a minha mestruaçao nao fique regular...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim deve mesmo assim mudar, pois tem riscos de acontecer novamente... deve iniciar logo que termine a cartela e se tomar todos os dias e não fizer pausas entre as cartelas está protegida... não tem riscos... pode é não menstruar, é normal por causa da composição hormonal de cerazette... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  77. Olá doutor pesso desculpa pelo incomodo, mas gostaria de tirar uma duvida acerca da pilula cerazette.
    Antes de tomar qualquer concepcional a minha mestruaçao era bastante regular e sei ke esta pilula desregula muito a mestruaçao, e a minha duvida é :
    Se eu quiser parar de tomar a pílula, os meus hormonios vão voltar logo todos ao normal e a minha mestruaçao voltará a ser regular?
    Se sim, gostaria de saber quanto tempo leva a ficar tudo direito como antes...
    Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim vão voltar, pode demorar uns meses mas acabará por ter a menstruação como tinha... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  78. Doutor bom dia, tenho 37 anos tomei a injeçao de contracept por uns 3 anos consecutivos. Parei de tomar já a 1 ano e 8 meses e mestruo regularmente. Desde então tento engravidar e não consigo. Ainda pode ser efeito dessa injeção ? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não deve ser efeito, pois já passou muito tempo, deve falar com seu médico, pois é muito tempo tentando... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  79. boa tarde, eu tomo a pilula a 7 anos, entretanto eu fiz uma pausa de maio ate outubro...começei a tomar agora...antes de começas esta caixa eu tive relações sexuais, sem preservativo, depois apareceu me a menstruação, começei a tomar a pílula, vou no 10* comprimido, e tem saido um muco marrom e comichão mas nao tem um odor forte, é um odor normal, mas a comichão não é sempre so de vez em quando, que podera ser? Aguardo uma resposta obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ser efeito da pílula, pois seu corpo está novamente a se adaptar... deve manter, mas como teve relações antes de iniciar e não se protegeu deve fazer um teste de gravidez.. se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  80. Olá! Meu nome é Gessiane,faz menos de um mês que troquei o meu anticoncepcional e agora estou com candidíase, gostaria de saber se essa troca pode estar relacionado a essa proliferação.
    E o calor, Realmente altera o pH vaginal podendo causar candidíase? Pois moro em Cuiabá e aqui é muito quente.
    Grata!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim me parece que possa ser por causa da mudança, ao mudar pode ter alterado a flora vaginal e ter diminuição das defesas, dai ter surgido a candidiase... deve falar com seu médico para tratar... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  81. Olá!
    Minha última relação foi 08/08 tomo anticoncepcional só que meu namorado ejaculou dentro, minha mestrucao sempre vem dia 26 ela veio o mês de outubro só que veio diferente também, sinto dores abdominais do lado direito e a barriga está inchada posso está grávida? Obrigada : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se toma o anticoncepcional sem falhas não tem risco de gravidez... deve manter seu anticoncepcional... ando por aqui... :)

      Eliminar
  82. Boa noite,
    Tomo a pílula combinada cerca de 5 meses, e agora parece que tenho corrimento.
    Não é em grande quantidade, é branco não muito pastoso nem tem odor desagradável. Não sinto ardência nem comichão, será candidiase ou apenas um efeito colateral da pilula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim me parece ser candidiase, é melhor falar com seu médico, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  83. Olaa bom tenho umas duvidas acerca da pilula cerazette, vou na segunda cartela e passando 34 dias da toma mestruei normalmente eu gostaria de saber se esta mestruaçao significa que eu ovulei ou se posso ficar descansada quanto à sua eficácia.
    Tamem gostaria de saber outra coisa: como sei ke as vzs com esta pilula a mestruaçao pode não vir como eque se sabe que se está grávida ou não?
    Obrigada ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se a toma sem pausas e todos os dias não tem riscos, está protegida.. pode confiar, esta pílula pode causar menstruação ou sangramento no meio do ciclo e depois estar meses sem sangramento... mantenha e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  84. Dr. Gostaria de saber se tenho que trocar a pílula quando não estou mais amamentando? eu tomo nactali agora mas já tem uma semana e pouco que não tenho mais leite meu bebê está com 73 dias! ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não precisa de mudar pois a nactali continua sendo eficaz.... deve manter e mudar se seu médico sugerir... se precisar ando por aqui... ☺

      Eliminar
  85. Olá doutor, em outubro quando minha menstruação chegou, no mesmo dia começou uma coceira incessavel. Tomei fluconazol e melhorou. No mês seguinte minha menstruação veio e junto veio a coceira, e agora ela voltou de novo. O que eu faço? Tomo Level a 4 anos. Quais seriam as causas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, deve falar com sua médica, me parece que possa ser a menstruação e os absorventes... tem grande fluxo? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  86. Olá doutor, em outubro quando minha menstruação chegou, no mesmo dia começou uma coceira incessavel. Tomei fluconazol e melhorou. No mês seguinte minha menstruação veio e junto veio a coceira, e agora ela voltou de novo. O que eu faço? Tomo Level a 4 anos. Quais seriam as causas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, deve falar com sua médica, me parece que possa ser a menstruação e os absorventes... tem grande fluxo? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  87. Olá,estou em dúvida sobre o uso do zelix,fiquei mestruada por isso não vou poder usar a pomada será que posso tomar o comprimido e quando a mestruação for embora usar a pomada? Ou esperar pra usar os dois juntos ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode... mas é importante cumprir os dias de tratamento que seu médico sugeriu... ando por aqui... :)

      Eliminar
  88. Olá posso usar zeliz e daqui pra próxima semana usar a pomada ? Pois fiquei mestruada hoje.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode... mas é importante cumprir os dias de tratamento que seu médico sugeriu... ando por aqui... :)

      Eliminar
  89. Olá,Boa tarde! No final de outubro tive infecção urinária e fiz tratamento com antibiótico. No inicio de novembro fiz tratamento com CLORIDRATO DE TETRACICLINA+ANFOTERICINA B, e a 5 dias venho sentindo coceira na vagina e a liberar um muco esverdeado. Não sinto dor ao urinar, é alguma reação do medicamento via vaginal? O que seria mais aconselhável fazer? Desde já, obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve falar com sua médica, pois está com uma infecção genital, provavelmente uma tricomoniase... devido ao corrimento verde... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  90. Boa tarde Dr Carlos;
    Estou com uma duvida. Durante 15 anos tomei o anticoncepcional Femiane ( Estrogenio + progesterona) agora, não desejando mais menstruar minha médica indicou o cerazette ( progesterona). Nas ultimas relações que tive venho sentindo ardencia ( mesmo com o uso de lubrificante), gostaria de saber se tem relação com a troca do anticoncepcional. Minha médica so retorna em janeiro, Muito obrigada desde já!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode estar indirectamente relacionado, deve manter, continuar usando lubrificante e falar com sua médica... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.