Perguntas sobre o anel vaginal

O que é o anel vaginal?

O anel vaginal é um método contracetivo hormonal combinado que se coloca no interior do canal vaginal durante 3 semanas, é um anticoncecional de média duração - saiba mais sobre anticoncecionais de média e longa duração.

Como se usa o anel vaginal?

O anel deve ser colocado no interior do canal vaginal no primeiro dia da menstruação (apenas na primeira colocação), reverá permanecer dentro 3 semanas, após as quais a mulher retira e descansa uma semana, ao 8º dia coloca novo anel, seguindo o esquema de 21+7+21+7...

O anel vai cair?

Não, a vagina tem uma posição horizontal e como as paredes musculares dão muita flexibilidade o anel permanece bem adaptado e dificilmente cairá.

E se o anel sair, o que devo fazer?

Se o anel sair deve passar o anel por água morna e voltar a colocá-lo, se o anel permanecer mais de 4 horas fora da vagina, terá que se proteger com método barreira nos 7 dias seguintes.

O anel vaginal é eficaz?

Sim é tão eficaz como a pilula hormonal ou outro método contracetivo hormonal.

É fácil colocar o anel?

Sim é muito fácil de introduzir, basta apertá-lo com o polegar e indicador e introduzir no canal vaginal.

O meu parceiro irá sentir o anel?

Sim pode sentir, especialmente se estiver mal colocado. Como é feito de uma material muito flexível não trará desconforto durante a relação.

Posso perder o anel dentro do corpo?

Não, o canal vaginal é curto e termina junto do útero, não tem esse risco.

Quais os efeitos secundários mais frequentes?

Os efeitos secundários mais frequentes e que acabam por passar são as náuseas, tensão mamária e escapes ou sangrento irregulares - escapes.

Existe algum serviço de alerta com lembretes?

Sim, existe, envie seu pedido para +Carlos Edgar.

Fontes bibliográficas