5 de agosto de 2015

Sangramento de escape (spotting)

O sangramento de escape pode acontecer a qualquer mulher, embora seja mais comum surgir nas mulheres que usam anticoncepcionais hormonais.

Idealmente a mulher só deve sangrar durante sua menstruação, mas não nos podemos esquecer que para a mulher menstruar tem que ter o ciclo regular, pois qualquer variação hormonal pode alterar este padrão. Não é por isso normal que a mulher tenha escapes no meio do ciclo, mas pode acontecer, as principais causas para que a mulher tenha sangramento de escape no meio do ciclo são: os anticoncepcionais hormonais, o ciclo menstrual irregular, traumatismo nas relações, após uma citologia, após uma endovaginal, em caso de miomas, endometriose, infecções sexuais, tumores, entre outras.

A mulher deve manter suas consultas em dia, pois a maior parte das causas que falei em cima podem se prevenir.

O uso de anticoncepcionais hormonais é a causa mais frequente, mas afinal será grave ter sangramento de escape enquanto usa os anticoncepcionais hormonais? É sinal de gravidez? Perderam seu efeito?

Durante o uso dos anticoncepcionais, o nosso corpo passa a ter uma dosagem regular de hormonios no sangue, o que nos vai proteger de uma gravidez, evitando a ovulação e espessando o muco cervical, mas esta presença aumenta o risco de ter alguns alterações, a redução da menstruação e os escapes (spotting) no meio do ciclo são efeitos secundários comuns que podem acontecer à mulher.

Os sangramentos de escape ou spotting, são um efeito secundário que surge mais facilmente no inicio do uso do anticoncepcional (período de adaptação), quando temos algum esquecimento e quando tomamos pílula à mais que o recomendado (uso continue dos anticoncepcionais com estrogénios, sem fazer as pausas).

Quando surge um escape é sinal que o anticoncepcional está fazendo efeito, a mulher deve manter o seu uso e aguardar que pare, desde que o tenha usado corretamente não tem risco de gravidez.

Os anticoncepcionais sem estrogénios, não combinados, também podem causar este tipo de sangramento de escape, devido à sua composição hormonal. É um situação comum, o importante é a mulher manter o uso correto e evitar as falhas.

Quando deve recorrer ao médico?

Como disse, um sangramento de escape é considerado um efeito normal dos anticoncepcionais hormonais, mas pode precisar de ser avaliado se a mulher tiver outras alterações genitais (coceira, corrimento), aumentar de quantidade, se prolongar muitos dias, houver risco de anemia, tem risco de gravidez ou se a mulher não tem a consulta em dia ou nunca teve consulta ginecológica.

Se lembre que o uso dos anticoncepcionais hormonais combinados, pílula hormonal, anel hormonal ou adesivo hormonal sem fazer a pausa de descanso aumenta seu risco de ter sangramento de escape (spotting), por isso sugiro sempre que use os anticoncepcionais fazendo a pausa de descanso.

Fontes bibliográficas

62 comentários:

  1. Quero desejar-lhe os parabéns pelo seu blog! Não só desenvolve tópicos interessantes, como preocupa-se em tirar prontamente dúvidas a muitas pessoas que necessitam daquela palavra de um profissional. Continuação de um bom trabalho. E muito sucesso! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, muito obrigado por acompanhar os posts... se precisar ando por aqui... boa sorte.... :)

      Eliminar
  2. Olá vi uma publicação sua sobre anticoncepcional e antibiótico, e tenho uma dúvida, terminei de tomar meu antibiótico segunda feira passada, contando a partir de terça, tive 7 dias de pílula anticoncepcional, e no oitavo dia de manhã, quarta feira, (ainda não tinha tomado o anticoncepcional) tive relação. Queria saber se corro risco de gravidez? tive uma relação antes disso mas foi com método barreira. Me ajude! Sempre tomo meu anticoncepcional entre 22:00 e 23:00 .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tomou 7 dias o anticoncepcional após terminar seu antibiótico, está protegida não tem risco de gravidez... pode ficar descansada... se precisar ando por aqui, mantenha seu anticoncepcional... as melhoras... :)

      Eliminar
    2. Muito obrigada! Parabéns por seu trabalho e dedicação ao leitores!

      Eliminar
    3. Olá, eu é que agradeço a visita... boa sorte... :)

      Eliminar
  3. Boa tarde. Esses escapes são de grande quantidade ou é um simples sangramento que acontece no momento e nem precisamos de recorrer a pensos ou assim? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, são pequeno sangramentos... menores que a menstruação, menos quantidade, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Doutor, tomo depoprovera desde 2009 e nunca tive nenhum efeito colateral crítico. .. essa semana meus seios ficaram doloridos e estou com cólicas, parece que minha menstruação está vindo... é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer... deve manter seu uso e aguardar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Boa tarde tenho uma dúvida que gostava que me esclarecesse se fosse possível. ..tomo a pilula a 5 anos,sendo que a minha menstruação dura 3 a 4 dias e aparece sempre no dia em que tenho de iniciar a nova cartela...
    só que este mês apesar da ter existido um sangramento que se iniciou no suposto dia em que dece a menstruação e ter durado o número de dias normal o fluxo foi muito escasso pouco quantidade mesmo de maneira a que só notava que estava menstruada com o tampao ...tenho andado adoentada com febre e a tomar ibuprofeno. ..
    será que este sangramento correspondeu à menstruação ou poderá querer dizer que é uma gravidez?
    Obrigada e parabéns por este trabalho !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve ter sido a menstruação, pois tem tomado certinha... as melhoras... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Boa tarde tenho uma dúvida que gostava que me esclarecesse se fosse possível. ..tomo a pilula a 5 anos,sendo que a minha menstruação dura 3 a 4 dias e aparece sempre no dia em que tenho de iniciar a nova cartela...só que este mês apesar da ter existido um sangramento que se iniciou no suposto dia em que desce a menstruação e ter durado o número de dias normal o fluxo foi muito escasso, pouca quantidade mesmo, de maneira a que só notava que estava menstruada com o tampao ...tenho andado adoentada com febre e a tomar ibuprofeno. ..será que este sangramento correspondeu à menstruação ou poderá querer dizer que é uma gravidez? Obrigada e parabéns por este trabalho !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, foi sua menstruação que com o tempo pode ficar assim, é efeito do anticoncepcional, desde que o tome sem falhas não tem riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. No entanto se fizer um teste de gravidez (para esclarecer a situação anterior) o resultado será já fidedigno ou devo esperar mais tempo para o fazer?

    ResponderEliminar
  8. Olá! Coloquei o Mirena em outubro de 2015 e desde lá estou tendo escape. Fui ao médico e ele me receitou hormônios para Menopausa para parar com o escape. Mas não quero tomar mais hormônio, coloquei o Mirena justamente para diminuir a quantidade de hormônios no meu corpo. O que posso fazer? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode acontecer isso, deve falar novamente com seu médico, ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Boa noite, tomo o anticoncepcional repopil ha 9 anos.
    ha 5 meses minha menstruacao esta praticamente continua, entre as pausas do anticoncepcional vem a menstruação normal (com coloração avermelhada) e quando inicio uma nova cartela fica um corrimento de cor borra de café até a próxima pausa.
    ja fiz exames e não apareceu nada de anormal.
    tenho que fazer uma viagem e gostaria de saber se posso tomar primosiston junto com o repopil?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece que deve falar com seu médico, para ele avaliar... é melhor... ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Olha tomei anticoncepcional fora da menstruação, tomei dois dias e depois parei, portanto logo depois veio um escape que durou por 3 dias quando chegou o dia da minha menstruação ela não veio, o escape pode ter mexido com o ciclo ? Tenho que contar os 28 dias começando do primeiro dia do escape ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim desregulou, ao usar dessa forma vai descontrolar seu ciclo e é difícil prever quando volta a menstruar... deve se proteger e aguardar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Boa noite Doutor
    Estou acabando de tomar o anticoncepcional allestra 20 mais não quero menstruar esse mês posso emendar a terceira cartela do alltra 20?
    Sem riscos de engravidar? Posso ter relação é poder enjacular sem riscos algum ?? Aguardo a resposta Doutor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode colar para adiar que continua protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Ola, tomava anticoncepcional PREGNOLAN a 3 anos sem intervalo e resolvi parar agora mais agora estou sangrando a vários e vários dias com intervalo de 3 dias para cada vez que Sangro e isso já ta ocorrendo a terceira menstruação em intervalos de 3 dias para cada um.. Me ajudem o que pode ser?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece ser um efeito da paragem do anticoncepcional, deve aguardar e se mantiver as perdas ou aumentar a quantidade deve falar com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Bom dia! Tomo o anticoncepcional selene a mais de 5 anos. Esse fim de ano aconteceram coisas excepcionais e, pela primeira vez, decidi juntar 3 cartelas de uma vez. Nos 2 primeiros meses foi tudo normal, mas na metade da terceira cartela comecei a sentir cólicas leves e começou a descer uma borra marrom, algumas vezes seguidas de sangue de cor bem vermelha, que está durando mais ou menos uns 5 dias.
    Como isso nunca me aconteceu estou meio preocupada. Será que é nidação ou será meu primeiro episódio de sangue de escape por ter juntado as 3 cartelas?
    A eficiência da pílula está mantida? lembro de ter esquecido apenas um comprimido nesses 3 meses, mas foi na segunda cartela.
    Espero sua resposta, estou preocupada. (PS: estou tomando a cartela normalmente, e só irei dar a pausa quando a mesma acabar)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, continuou protegida nestes meses, me parece que a casa deste efeito foi o fato de tomar seguidos foi muito tempo... ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Posso tomar o medicamento Primosiston para terminar com o sangramento de escape? Eu havia tomado a injeção Depo-provera e obtive um sangramento de escape longo, minha doutora passou um outro medicamento apenas de estrogenio para acabar com esse sangramento, mas após o uso, cerca de 2 dias depois veio uma menstruação que durou 8 dias, novamente parou, porém 15 dias depois veio um novo sangramento que já está durante 10 dias e estou muito preocupada. O efeito já injeção acaba em janeiro. Será que posso tomar o Primosiston ou espero o efeito da injeção acabar? Estou com medo de ficar com anemia por causa do sangramento. Aguardo respostas. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não aconselho o seu uso sem indicação médica, deve procurar sua médica para ela avaliar e prevenir o risco de anemia... podemos notar escapes com o uso dos anticoncepcionais... ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. Olá, estou usando o evra adesivo pelo segundo mês e só estou tendo sangramento de escape agora nesse segundo mês de uso.há algum problema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem problema, é seu corpo se adaptando... deve manter seu uso e não se assustar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  16. Boa noite, tomo anticoncepcional Level a 4 meses, menstruei no dia 15 e tive relação (protegida) dia 23, ou seja, fora do meu período fértil (meu ciclo é de 28dias), mas no dia 26 tive um pequeno sangramento, notado apenas no papel higiênico, e este durou até hj de manhã. Mesmo com todas as possibilidades contrárias fiquei com medo de ser nidação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se toma level sem falhas está protegida, quem usa a pílula não tem período fertil... ando por aqui... :)

      Eliminar
  17. Olá, tomo o anticoncepcional gracial a mais de um ano. Esse mes estou com escape, porém no dia que o escape iniciou tomei uma dose de fluconazol. Esse escape pode ser devido ao remédio ou por algum estresse que passei? Desde já, obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode estar ligada Às duas situações, mas o mais provável é a causa ser o tratamento... mantenha sua pílula e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  18. Doutor me ajude por favor.
    Tomo Previane há uns 6 anos, e minha ultima menstruação foi no dia 18/12 (na pausa da cartela). Tive relação dia 30/12 e 02/01. No dia 31/12 a noite logo após tomar o anticoncepcional, fui ao banheiro porém não foi bem diarréia, mas estava mole. No dia 08/01 (faltando 3 comprimidos para acabar a cartela) comecei a sentir cólica e apresentei um leve sangramento até hoje dia 12/01. Minha menstruação está prevista para o dia 15/01. Será que pode ter sido nidação? Ou escape? Pois nunca tive antes. Fiz exame beta de sangue no dia 10/01 e deu negativo. O que você acha? muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como não falhou a pílula me parece ser escape... deve manter o anticoncepcional certinho, ando por aqui... :)

      Eliminar
  19. Olá. Tomei uma carteira de pílula normal sem esquecimento. Comecei a tomar a segunda carteira logo seguida sem parar entre as duas. Ao tomar o segundo comprimido reparei que a segunda carteira está fora da validade, já tinha passado um ano. Nesse dia tive relações. Comprei nova carteira e tomei o 3 comprimido continuando a pílula. Corro o risco de engravidar? Já tomo a pilula há muitos anos. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, em principio não terá riscos, mas o melhor é se proteger nos 7 dias seguintes para prevenir, pois é muito tempo... ando por aqui... :)

      Eliminar
  20. Olá,
    Estou tomando Qlaira há uns 4 anos. Faz uns 6 meses que estou tendo escapes, geralmente na metade da cartela. Tive relações sem camisinha, mas sem a ******* final no interior da *******. Venho tomando todos os dias a pílula, e um dia antes da relação atrasei 4 horas, mas nos dias seguintes voltei a tomar normalmente. Isso pode ser causa dos escapes? tem algum risco de gravidez? Notei meus escapes com um aspecto diferente dos outros, mais vermelho claro... Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como toma sem falhas e segue a ordem inscrita na cartela, está protegida, os escapes podem ter relação com a variação na dosagem hormonal ao longo do ciclo... ando por aqui... :)

      Eliminar
  21. Olá doutor , tomo elani 28 a muitos anos, porém a 6 meses ou mais não faço pausa, agora estou com cólica e escape. Quero saber se posso fazer a pausa mesmo sem ter acabado a cartela? Por qntos dias sem risco de gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ao não fazer pausa tem mais riscos de notar esses efeitos, podemos fazer uma pausa até 7 dias, deve seguir as indicações de seu médico, ando por aqui... :)

      Eliminar
  22. Obrigada doutor! Mais uma dúvida , durante a pausa continuo protegida ou preciso usar algum outro método contraceptivo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não precisa, também está protegida, ando por aqui... :)

      Eliminar
  23. Olá doutor! Tomo depo-provera há quase 2 anos, sem pausa. Sempre tive escapes, mas eles duravam pouco tempo. Há cerca de 10 dias estou tendo escape vermelho vivo, bem pouquinho, com cólicas. Estou bem preocupada, marquei consulta com o médico. Dizem q o escape "normal" é vermelho escuro, sem cólicas...o que o senhor me diz?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, é um efeito bem comum dos anticoncepcionais, apesar do escape continua protegida, desde que mantenha o anticoncepcional certinho, hoje vou publicar um post sobre este tema, ando por aqui... :)

      Eliminar
  24. Boa noite, Doutor. Meu nome é Camilla, acompanho o blog desde de 2013, sou usuária do Gracial desde então. Fará 4 anos que utilizo este anticoncepcional e desde sempre sem qualquer tipo de problema. Acontece que pela primeira vez tive um sangramento fora da pausa. Foi uma gota de sangue no papel para torná-lo rosinha, exatamente no 14º comprimido. Por mais dois dias saiu um restinho marrom bem claro e uma cólica leve no primeiro dia que notei o sangue no papel. Eu tomo sempre o anticoncepcional no período da noite, apesar de não ser sempre na mesma hora eu nunca ultrapassei as 12 horas limite, é sempre algo entre 8 da noite e 12. Não tive vômitos, diarreia e nem fiz uso de outro tipo de medicamento. Tive r***** uma semana antes desse escape. Como eu disse sem atraso superior a 12 horas, sem vômitos, diarreia e outros medicamentos. Eu posso ficar tranquila? Isso está me matando, é a primeira vez que ocorre e como a menstruação está prevista só para dia 15 isso está me torturando muito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, antes demais queria agradecer muito estar seguindo o blog à tanto tempo... fantástico... como temos falado os escapes podem surgir, são um efeito adverso comum que podem surgir mesmo em quem usa à tanto tempo, o importante é manter certinho para não ter riscos de gravidez... pode ficar tranquila, ando por aqui... :)

      Eliminar
  25. Oi , no mês 2 dia 26 tomei uma PDS porém atrasou minha menstruação nove dias era pra mim dia 18/03 e só veio dia 26/03 e quando estava parando de descer no dia 02/04 eu comecei a tomar Anticoncepcional Selene nunca tinha tomado ND e nunca tive problema ,porém meu remédio acabou dei a pausa e não desceu nada , no oitavo dia voltei a tomar e no primeiro comprimido dá segunda cartela comecei ter um corrimento marrom só qnd eu ia ao banheiro fico indo e voltando esse mês TD e hj dia 17/05 fui ao banheiro e saiu um poko de sangue , tou sentindo cólicas desde ontem porém só falta 3 comprimido pra acabar a cartela.. oq. Pode ser? Acredito q gravidez não seja se não eu já teria sintomas e n tou cm nenhum sintoma estranho ? Me responda pfrv tou muito Aguniada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parecem efeitos do Selene, que deve manter certinho, como seu médico recomendou, ando por aqui... :)

      Eliminar
  26. Olá doutor. Tive um episódio de candidiase há cerca de 1 mês e meio, tomei fluconazol, em seguida tive uma espécie de secreção como se o corrimento que estava tendo pela infecção estivesse saindo de uma vez e um pouco de sangramento. Semana passada tive uma gripe muito forte e com o sistema imunológico fraco a candidiase se manifestou novamente. Tomei o fluconazol por conta própria e a mesma reação da primeira vez se repetiu, mas desta vez, o que parece com um sangramento de escape muito fraquinho já está durando uns 4 dias. É normal, ou o que pode ser?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode causar isso, sugiro sempre que só use após conselho médico, ando por aqui... :)

      Eliminar
  27. olá doutor, tomo a pilula há já 3 meses e sigo o seu blog visto que quando comecem a tomar encontrei um dos seus posts. nunca lhe fiz uma pergunta mas preciso que me esclareça agora uma duvida. menstruei sempre enquanto estava tomando os comprimidos branquinhos, isto significa que está mesmo a fazer efeito correto? senão nem menstruava... agora minha menstruação acabou esta sexta passada, tive relações sabado e hoje, terça, notei o que calculo ser um pequeno escape, castanho mt clarinho, apenas visivel no papel higiénico. será normal por causa da pilula, ou devo-me preocupar e fazer já um teste de gravidez? estarei a me precipitar visto q tomo os comprimidos sensivelmente à mesma hora tds os dias, porem as vezes com atraso de 1h/2h? bem haja

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ser causado pela pílula, o importante é tomar certinho para estar protegida, desde que tome certinho e siga a posologia correcta, a pílula vai proteger, ando por aqui, fique tranquila... :)

      Eliminar
  28. muito obrigado por responder À minha mensagem! o senhor é realmente uma grande ajuda para todas nós! então, visto que tomo tudo certinho não tenho que me preocupar e recorrer a um teste de gravidez certo? um abraço muito forte para si, continue com o seu otimo trabalho!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim para tirar suas dúvidas, obrigado por ler e seguir os posts... fico muito mito contente por ajudar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  29. Oi eh normal ter tipo um corrimento vaginal seguidos com dores de colicas apos o periodo mestrual? Pois eh a primeira vez q estou tomando um anticoncepcional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, deve manter o anticoncepcional como sua me´dica indicou e dar tempo ao seu corpo para se adaptar, ando por aqui... :)

      Eliminar
  30. quando ocorre o escape, é de cor marrom clarinho? tomo pilula á 2 meses e nunca me ocorreu escape e agora, depois de já ter terminado o periodo menstrual, vou ao banheiro e ao limpar reparo no papel uma cor marrom bastante claro. o que é? me ajudeeee

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ser marrom, deve manter sua pílula, pode causar isso, se notar mau odor deve procurar seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.