sexta-feira, fevereiro 22, 2013

Anel hormonal contraceptivo - anel vaginal hormonal - anel contraceptivo

Anel hormonal contraceptivo - anel vaginal hormonal - anel contraceptivo

O anel contraceptivo é um método contraceptivo que atua da mesma forma que a pílula, embora tenha que ser introduzido pela mulher na sua vagina. É uma aplicação muito simples, indolor e que não altera a vida sexual do casal. O anel contraceptivo está indicado para prevenir a gravidez indesejada.

Vantagens deste método contraceptivo
  • aplicação mensal
  • dose hormonal mais baixa
  • menos efeitos secundários (náuseas, dores de cabeça (cefaleias) e tensão mamária)
  • não tem efeito no aumento de peso
  • vómitos e diarreia não interferem com a eficácia

Anel hormonal contraceptivo - anel vaginal hormonal - anel contraceptivo

 O anel é feito de um material chamado etinil vinil acetato, que vai libertando as hormonas, não permitindo a fixação de bactérias ou maus odores. Anel ajusta-se às paredes da vagina, não se sentindo durante a relação sexual.

Resumo: O anel contraceptivo é um método em forma de anel que se coloca na vagina e que vai libertando hormonas na parede vaginal. O anel é colocado no primeiro dia do período e permanece na vagina durante três semanas. Após as três semanas é retirado, depois ocorre uma pausa de sete dias e volta a colocar-se outro anel. 

O anel não interfere na vida sexual e raramente os parceiros sentem a sua presença. A mulher não precisa de se preocupar com as tomas diárias e é um método que também não protege contra as DST. carlosedgar.com

Nomes comerciais do anel hormonal: Nuvaring® (Brasil) e Circlet® (Portugal)

Anel hormonal contraceptivo - anel vaginal hormonal - anel contraceptivo

Anel vaginal hormonal

O que é o anel vaginal?

O anel vaginal é um método contraceptivo combinado, que consiste num pequeno anel feito de um material chamado etinil vinil acetato, que vai libertando as hormonas no interior da vagina, não permitindo a fixação de bactérias ou maus odores.

Como aplico o anel vaginal?

O anel vaginal deve ser aplicado no primeiro dia da menstruação, permanecendo três semanas dentro da vagina, após as três semanas a mulher retira-o e faz uma pausa de uma semana, após a qual terá que colocar novo anel. Na semana de pausa aparecerá a menstruação.

Quando devo mudar o anel vaginal?

O anel vaginal deve ser retirado após 3 semanas, segue-se uma semana de pausa e ao 8º dia coloca-se novo anel. Este método segue o esquema contínuo, 21 dias com anel, seguidos 7 dias de pausa.
Anel hormonal contraceptivo - anel vaginal hormonal - anel contraceptivo

Mudei para o anel vaginal devo tomar alguma precaução ou estou logo protegida?

No primeiro ciclo, primeiro anel, deve usar proteção adicional durante sete dias (preservativo).

Quais as vantagens do anel contraceptivo?

As vantagens são: uma aplicação mensal, os vómitos e diarreia não interferem com a eficácia do método, é reversível, menstruações mais regulares, menor dosagem hormonal e diminuição das dores menstruais e as desvantagens são: aumento do risco de infeções vaginais, não protege das DST e o preço.

O meu companheiro vai senti-lo?

O anel não interfere na vida sexual e raramente os parceiros sentem a sua presença, pois é feito de um material maleável que se fixa à parede da vagina.

E se o anel sair, o que faço?

Não entre em pânico, lave o anel vaginal, com água tépida ou morna, e volte a colocá-lo na vagina. Como o período que esteve fora da vagina foi curto continuará a protegê-la de uma gravidez indesejada. Assim que o anel entrar em contacto com a pele interior da vagina irá logo libertar hormonas.

O anel vaginal pode desaparecer?

Não, a vagina da mulher tem cerca de 13 centímetros de comprimento encerrando no útero, o anel não irá desaparecer. Se a mulher tiver dificuldades em removê-lo deve colocar-se de cócoras e fazer força para defecar para facilitar a sua saída.

Uso anel hormonal como sei que estou protegida de uma gravidez?

O anel vaginal para dar proteção basta estar em contacto com a mucosa da vagina, a humidade leva a libertação lenta de hormonas, se seguir os esquemas contínuos de aplicação (21 dias seguidos de 7 dias de pausa), irá estar protegida. Na semana de pausa terá a menstruação.

Se tiver relações sexuais na semana que não tenho o anel posso engravidar?

Não, na semana de pausa (semana em que a mulher não tem o anel) está protegida de uma gravidez indesejada.

Posso mudar de pílula para o anel vaginal?

Sim, para mudar para o anel vaginal após acabar a pílula, faz a pausa de sete dias e ao 8º dia coloca o anel vaginal. Se a pílula combinada for de 28 comprimidos, deve colocar o anel vaginal após acabar a carteira da pílula. Nos primeiros sete dias deve usar preservativo.

Utilizo o anel vaginal posso passar a tomar a pílula?

Sim, para fazer esta mudança após retirar o anel, faz a pausa de sete dias e ao 8º dia inicia a pílula. Nos primeiros sete dias deve usar preservativo.

Anel hormonal contraceptivo - anel vaginal hormonal - anel contraceptivo

Tenho cerca de 46 anos, posso usar o anel vaginal?

O anel contraceptivo é um método anticoncepcional combinado que fornece hormonas de dois tipos a progesterona e os estrogénios (muito úteis para atenuar alguns problemas que estão ligados à menopausa), deve falar com o seu médico para avaliar se este método está indicado para si.

Qual o preço do anel vaginal?

O anel vaginal custa cerca de 12 euros.

Quais os efeitos secundários do anel vaginal?

Os efeitos secundários do anel contraceptivo são idênticos aos da pílula combinada, alguns efeitos secundários: infeções vaginais ou urinárias, depressão, diminuição do desejo sexual, ansiedade, dores de cabeça, enxaqueca, tonturas, náuseas, diarreia, vómitos, corrimento, fadiga, aumento de peso, entre outros.

O anel contraceptivo aumenta o peso?

O aumento de peso é um dos efeitos secundários do anel contraceptivo. O anel contraceptivo cria maior tendência, em algumas mulheres, para aumentar de peso. Esta tendência depende de mulher para mulher, dos estilos de vida, entre outros factores Não podemos dizer que o anel vaginal aumenta o peso.

Que medicamentos interferem com o anel vaginal?

Alguns medicamentos que interferem com a eficácia do anel vaginal hormonal: hidantoínas, barbitúricos, primidona, carbamazepina, rifampicina, bosentano, oxcarbazepina, topiramato, felbamato, ritonavir, griseofulvina, modafinil, fenilbutazona e hipericão ou erva de S. João.


Fontes bibliográficas
Partilhe

20 comentários:

  1. Olá, se o anel estiver fora de mim 2 horas corro risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não corre, deve é lavá-lo com água fria e colocá-lo para continuar protegida... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  2. Boa tarde iniciei uma dieta para perder peso acompanhada por uma nutricionista. Utilizo o anel e a menstruação apareceu sem retirar o anel. Ou seja uma semana antes de o retirar. A nutricionista diz que as alteração alimentar pode alterar o ciclo menstrual. Qual é a sua opinião. Será que deixei de estar protegida corro risco de estar grávida? Devia tirar o anel amanhã posso colocar outro sem fazer pausa? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim ela tem razão, desde que continue a usar o anel corretamente está protegida, não se preocupe.. sim pode colocar outro sem fazer a pausa, se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  3. boa tarde,tenho muito medo de ficar gravida pois tenho 44 anos e gostava de experimentar o anel vaginal uma vez que me esqueço de tomar a pilula, mas também faço muitas infecçoes urinarias.será que vai piorar a situação?Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode manter as infecções, já fez exames para descobrir as causas... o que diz seu médico? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Dr. se me lavar com betadine ginecologico corta o efeito do anel? obg pela atenção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, eu não aconselho que se lave sem indicação médica, pois é muito agressivo para o interior vaginal... se precisar ando por aqui.... :)

      Eliminar
  5. bom dia dr, deveria ter retirado o anel pelas 23h e só retirei as 6h, ou seja 7h depois. corro risco de gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corre... pode ficar descansada... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Boa tarde =)
    Tomo a Yasminelle há cerca de 3 anos mas agora gostaria de experimentar o anel vaginal. Acha que do ponto de vista da má circulação pode haver alguma melhoria? E no que respeita ao aumento de peso? Com a pílula aumentei +- 4 KG. Acha que com o anel pode ocorrer mais um aumento?
    Relativamente à aplicação de pomadas na região vulvar, o fucicort, o gino canestene, o daktacort têm alguma influência na eficácia do anel?
    O xenical pode cortar o efeito ou reduzir a eficácia?
    Pontualmente, para evitar ter a hemorragia de privação em determinada altura, a forma correcta é usar o anel 3 semanas e no dia da remoção colocar um novo?
    Obrigada =) e parabéns pelo blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como o anel tem menor dosagem hormonal tem menos riscos de causar os efeitos que falou, embora seja sempre importante cuidar seu corpo com a dieta e exercício, em relação às pomadas não interferem e o xenical também não, pois mesmo que cause diarreia não há riscos... pode usar seguido para adiar sua menstruação nas férias ou outras ocasiões, confira com seu médico se esta escolha é a mais adequada para si... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Bom dia, estou a pensar deixar o contraceptivo oral e iniciar o anel vaginal por ter uma dosagem hormonal mais baixa. Acabando o blister e vindo a menstruação, posso colocar o anel no mesmo dia em que iniciaria a toma da pílula, correcto? Havendo relações sexuais sem protecção na semana anterior, não haverá risco de engravidar quando começar o uso do anel? Pergunto porque normalmente, havendo esquecimento de um comprimido da pílula, dependendo da semana em que vamos no blister, e havendo relações desprotegidas na semana anterior, há risco.
    Banhos no mar ou piscina têm alguma influência na protecção do anel? Muito obrigada =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, para mudar deve colocar no dia que iria iniciar a nova cartela, deveria falar com seu médico para ela ter conhecimento... os banhos não têm influência... como tem menor dosagem deve se proteger nos primeiros 7 dias de uso... ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Bom dia, uso o anel e quando faço exercício fisico, tipo correr o anel descai e tenho de o voltar a posicionar é normal ele descer e depois ter de o empurrar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode acontecer, embora não seja muito comum, mas como ele não sai mesmo continua fazendo efeito... pois está sempre em contacto com as paredes vaginais... pode utilizar o novo adaptador para o colocar mais profundo... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Boa tarde, uso o anel vaginal e devia o ter tirado no passado dia 2 Sabado, no entanto apenas me lembrei hoje que não o tinha retirado. Como devo proceder...ainda estou protegida?
    Obrigada, pelo seu tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim está, deve retirar e fazer a pausa.... ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Só deveria retirar o anel na terça, mas já estou com hemorragia desde sexta... Que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve aguardar e só retirar na terça... ele pode causar isso... continua protegida desta forma, mesmo sangrando... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.